Prémio Nacional de Arquitectura da Espanha 2019 atribuído a Siza Vieira

Por a 11 de Novembro de 2019


O arquitecto português acaba de ser distinguido com o Prémio Nacional de Arquitectura da Espanha 2019, decisão tomada durante o II Congresso Internacional “Arte, Cidade e Paisagem”, que decorreu até sexta-feira, dia 8 de Novembro, em Cuenca e que teve Portugal como país convidado.

O Prémio Nacional de Arquitectura é um reconhecimento atribuído anualmente, desde 1932, pelo Governo da Espanha e a sua atribuição a Siza Vieira foi confirmada por José Luís Ábalos, ministro espanhol do Fomento. “Acabo de informar Álvaro Siza que foi galardoado com o Prémio Nacional de Arquitetura 2019. Um arquitecto português reconhecido mundialmente, que tanto tem contribuído para a arquitectura e as cidades espanholas”, escreveu no Twitter.

Com extensa produção em Portugal e, mais recentemente, na Ásia, Siza construiu na Espanha, entre outros edifícios, o Centro Meteorológico da Villa Olímpica de Barcelona, as casas de habitação social de Cádis, a Faculdade de Ciências da Informação de Santiago de Compostela, a Reitoria da Universidade de Alicante ou o edifício Zaida de Granada.

Siza é um dos arquitectos mais prestigiados da arquitectura mundial, tendo sido reconhecido com o Prémio de Arquitectura da Associação Internacional de Críticos de Arte (1982), o Prémio de Arquitectura da Associação dos Arquitectos Portugueses (1987), a Medalha de Ouro de Arquitectura do Conselho Superior dos Colégios de Arquitectos de Espanha (1988), o Prêmio Mies van der Rohe (1988) pelo projecto de renovação na zona do Chiado, em Lisboa (1992), e o Prémio Pritzker de Arquitetura. 



Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *