FAUP lança Guia sobre arquitectura habitacional entre 1910-1974

Por a 2 de Dezembro de 2019

A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, no âmbito do projecto de investigação “Mapa da Habitação: Reflexão crítica sobre a arquitectura habitacional apoiada pelo Estado em Portugal (1910-1974)”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e desenvolvido pelo Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP (CEAU), entre 2016 e 2019, vai lançar um Guia centrado no tema específico da habitação , que propõe analisar os programas habitacionais implementados em Portugal entre 1910 e 1974, os seus modelos de financiamento, tipos de promoção, arquitectura e inserção urbana.

A sessão de lançamento vai decorrer esta quarta-feira, dia 4 de Dezembro, na Sala Plana, e vai contar com intervenções de João Pedro Xavier (director da FAUP), Rui Jorge Garcia Ramos (investigador responsável pelo projecto Mapa da Habitação – MdH), Gisela Lameira e Luciana Rocha (Coordenadoras do livro) e apresentação do livro por Gonçalo Canto Moniz (Professor DARQ-FCTUC, Investigador CES) e Luís Soares Carneiro (Professor FAUP, investigador CEAU). A sessão será seguida pela apresentação da palestra ‘Habitação Social: do bairro à cidade’ por Gonçalo Canto Moniz.

O “Guia para uma terminologia específica em arquitectura habitacional apoiada pelo Estado em Portugal [1910-1974]”, com coordenação das arquitectas e investigadoras Gisela Lameira e Luciana Rocha, apresenta de forma sistematizada e estruturada a terminologia e conceitos arquitectónicos da habitação apoiada pelo Estado em Portugal de 1910 a 1974, enquadrando-os no contexto local, político e legislativo.


Este Guia conta com prefácio de Monique Eleb (Consultora MdH) e textos de Eliseu Gonçalves, Gisela Lameira, Luciana Rocha, Luísa Sousa Ribeiro, Raquel Geada Paulino, Rui Jorge Garcia Ramos, Sara Ribeiro Martins, Sérgio Dias Silva, e desenho gráfico de Cristina Amil.

O livro estabelece-se, assim, como uma importante ferramenta teórica e pedagógica que se pretende aberta e capaz de dinamizar diferentes e novas leituras sobre a produção de habitação em Portugal.

Numa altura em que os temas da habitação estão na ordem do dia, o livro constitui-se como um valioso instrumento de apoio a intervenções em curso, como o processo de adaptação da eficiência energética aos edifícios de habitação, ou, ainda, as políticas de valorização dos contextos de vizinhança e de comunidade.

O Guia encontra-se organizado em duas secções distintas: “Habitação Programada [1910-1974]” e “Habitação”. A secção “Habitação Programada” tem como objectivo esclarecer os termos directamente associados aos Programas de Habitação subsidiada pelo Estado, focando o contexto legislativo e um quadro de referências bibliográficas e listagem exemplificativa de conjuntos edificados. A secção “Habitação” abarca um conjunto de termos frequentemente utilizados na investigação ligada à Habitação Urbana e inclui alguns termos que estabelecem um paralelo entre Portugal e outros países.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *