Revive: Assinado contrato de concessão do Castelo de Vila Nova de Cerveira
O projecto de requalificação prevê um hotel de 41 quartos, restaurante e ginásio, e implica um investimento de cerca de 3 M€

CONSTRUIR
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
O contrato de concessão do Castelo de Vila Nova de Cerveira, no âmbito do Programa Revive, foi assinado esta sexta-feira, dia 6 de Dezembro, com o promotor Eurico da Fonseca. O imóvel deverá reabrir como hotel de 4 estrelas em 2021.
O projecto de requalificação, do mesmo promotor que desenvolveu o Palácio de São Bento da Vitória, no Porto, prevê um hotel de 41 quartos, restaurante e ginásio, e implica um investimento de cerca de 3 milhões de euros.
Localizado no centro de Vila Nova de Cerveira, junto à estação ferroviária, o Castelo dispõe de uma vista privilegiada para o rio Minho, que faz fronteira natural com Espanha.
Trata-se de um exemplar medieval da arquitectura gótica, mandado construir em 1320 pelo rei D. Dinis e que alberga a antiga Igreja da Misericórdia, a antiga Casa dos Governadores, a Cadeia e outros anexos. O complexo foi adaptado a Pousada entre 1982 e 2008, encontrando-se fechado e sem qualquer utilização desde essa data.
Esta foi a 11.ª concessão adjudicada no âmbito do Programa Revive, que, assim, atinge o total de 103 milhões de euros de investimento privado na recuperação de imóveis públicos e mais de 2 milhões de euros em rendas anuais.
Está actualmente aberto o concurso para a concessão do Mosteiro de Lorvão (Penacova) prevendo-se para breve o lançamento dos concursos de concessão do palacete do Conde Dias Garcia, em São João da Madeira e do Forte da Barra de Aveiro, em Ílhavo.
O Revive é um programa conjunto dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças com a colaboração das autarquias locais.