UNIWC: A nova casa de banho da Arch Valadares

Por a 6 de Dezembro de 2019

DR: OASRN

A ARCH Valadares marcou presença na feira Concreta 2019 onde apresentou a sua mais recente inovação para espaços de banho – o UNIWC. Apresentada em conjunto com o arquitecto Pedro Devesas, através da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Norte (OASRN), o projecto foi o vencedor da 1ª Edição do Prémio Arquétipo.

O UNIWC é uma peça de higiene pessoal que agrega tudo aquilo que costumamos desenhar na instalação sanitária: a sanita, o lavatório e o duche. “Adapta-se às casas de forma acessória, libertando o espaço de várias premissas e obrigações técnicas. Trata-se de uma proposta disruptiva, que traz novos ângulos e novas respostas”, considera a empresa.

“Maior higiene na limpeza da peça e do espaço, aquecimento do assento e abertura e descarga automáticas, possível aproveitamento das águas saponáceas e instalação simplificada estilo “maquina de lavar” são algumas das características salientadas pela ARCH Valadares em relação ao UNIWC.

Para o desenvolvimento deste projecto, a ARCH contou também com o apoio da MCT, empresa que desenvolveu as torneiras para o UNIWC e a Alcima, que executou as tampas metálicas.

A casa de banho, tal como a conhecemos hoje, em formato de espaço único de higiene pessoal, tem muito pouco tempo de História. Só perto da Idade Moderna, com as revoluções industriais, o aumento da população e a produção em grande escala, é que a sanita em porcelana com descargas hídricas começou a ser usada habitualmente. Por questões técnicas e espaciais, actualmente, cada função da higiene pessoal tem dedicada uma peça independente (sanita, banheira, lavatório, bidé), o que resulta num conjunto heterogéneo e, segundo o arquitecto Pedro Devesas, “difícil de organizar”. Em resposta, o projecto UNIWC, desenvolvido pela ARCH, tem “a capacidade de juntar todas as funções e acessórios necessários à nossa casa de banho numa peça única, capaz de libertar os arquitetos para desenharem espaço”.

A ARCH (Advanced Research Ceramic Heritage) é uma empresa portuguesa nascida na quase centenária Valadares, dedicada à produção de louças sanitárias de alta qualidade. “A produção da ARCH é 100% feita em Portugal e fortemente orientada para o cliente”, destaca a empresa que salienta ainda a sua versatilidade através da capacidade de produzirem “artigos feitos sob medida para design personalizado ou para fins técnicos específicos”.

Além disso, a ARCH procura inovar, também, ao nível dos materiais no sector de louças sanitárias, como o Gresanit e HighCer, bem como soluções técnicas orientadas para a sustentabilidade e a eficiência ambiental.

 

PUB

Um comentário

  1. Fatima

    9 de Dezembro de 2019 at 20:26

    Excelente. Gosto muito.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *