Câmara de Ourém aprova projecto de ecovia entre Fátima e Ortiga

Por a 20 de Dezembro de 2019

A Câmara de Ourem aprovou já, em reunião municipal, o projecto de execução para a construção de uma ecovia entre Fátima e Ortiga, incluindo a construção de uma rotunda no cruzamento da E.M. 559 com a E.M. 559-2 e C.M. 1058 (cruzamento da Ortiga).

O projecto que incide numa extensão de cerca de 2500 metros tem um custo estimado na ordem dos 875 mil euros, dos quais cerca de 481 mil euros correspondem à reabilitação de pavimentos, com comparticipação de 150 mil euros ao abrigo do protocolo de cooperação assinado com a American Society of Ephesus (George B. Quatman Foundation), em 2018.

O projecto de execução define a construção da ecovia com três metros de largura, desenvolvida paralelamente à faixa de rodagem com um espaço verde de largura variável a dividir as duas estruturas. Está também contemplada a remodelação do cruzamento da estrada de Nª. Sr.ª da Ortiga com a Rua do Rossio e a estrada de Fátima, através da construção de uma rotunda e reabilitação parcial do pavimento existente.


A construção da ecovia e a beneficiação da rede viária entre Fátima e Ortiga pretendem, segundo a autarquia, garantir um corredor ambientalmente sustentável com condições adequadas à mobilidade pedonal e ciclável entre Fátima e o Santuário da Ortiga, proporcionar condições de mobilidade e segurança aos peregrinos e melhorar as condições de circulação automóvel no local, além do redimensionamento do cruzamento da estrada do Alveijar – Moimento com a construção de uma rotunda num local que regista inúmeros acidentes graves. Estes pressupostos constituem um passo importante na afirmação de Fátima como cidade inclusiva, possibilitando a extensão do corredor pedonal e ciclável existente na Avenida D. José Alves Correia da Silva até ao Santuário da Ortiga. Com a aprovação do projecto de execução de requalificação da Estrada da Ortiga, segue-se o lançamento do concurso de adjudicação que será lançado na próxima reunião da Câmara Municipal de Ourém.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *