Investimento em 2019 ronda os 2,8 MM€
De acordo com a JLL, os 2,8 MM€ representam 21% de todo o capital transaccionado em investimento comercial ao longo desta última década
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De acordo com a consultora imobiliária JLL, 2019 termina com um total de 2,8 mil milhões de euros transaccionados e revela que o ano sustentou os elevados níveis de actividade atingidos no ano passado em todos os segmentos do imobiliário.
Pedro Lancastre, director geral da JLL Portugal, começa por notar que “o balanço de 2019 não pode ser mais positivo, pois foi um ano que não só sustentou os patamares históricos alcançados em 2018 como o fez num contexto de constrangimento da oferta. Além disso, o ano dá já sinais da tendência de diversificação para os sectores mais alternativos e para os novos modelos de imobiliário. Esta diversificação, a par de uma forte retoma da promoção imobiliária que deu já passos bem significativos em 2019, vão ser duas das principais vias para a expansão do mercado nos próximos anos”.
Os 2,8 mil milhões de euros representam 21% de todo o capital transaccionado em investimento comercial ao longo desta última década, contabilizado em 13,6 mil milhões de euros. Tal peso é apenas superado pelos 25% registados em 2018, equivalentes a 3,3 mil milhões de euros investidos.
O mesmo se verifica na ocupação de escritórios, onde se deverão atingir este ano 187.500 m2 de absorção, ou seja, 14% dos 1,35 milhões de m2 ocupados entre 2010 e 2019. Em 2018, a actividade neste mercado ascendeu a 206.428 m2, 15% da década.
Na habitação, a JLL antecipa cerca de 178.000 casas transaccionadas no país e aproximadamente €24 mil milhões em vendas, representando sensivelmente 15% dos 1,21 milhões de casas vendidas na década e 16% dos €147,4 mil milhões transaccionados. Tais resultados nivelam com as 178.691 casas vendidas em 2018 no valor de €24 mil milhões, ou seja, 15% e 16%, respectivamente, do valor contabilizado entre 2010 e 2019. No balanço de 2019, a JLL sublinha também a consolidação da actividade ocupacional no comércio de rua, além da emergência dos sectores alternativos, bem como o incremento da promoção imobiliária com foco nos projectos de grande dimensão e na construção de raiz.