Exposição ‘Francisco Barata . Continuar Inovando” na FAUP

Por a 14 de Janeiro de 2020

A Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) inaugura no dia 16 de Janeiro, quinta-feira, pelas 18h, no Auditório Fernando Távora, a Exposição | Homenagem ‘Francisco Barata . Continuar Inovando’, com uma sessão evocativa da vida e obra do arquitecto Francisco Barata (1950-2018), antigo director e professor da FAUP.

Com esta exposição, que abre as comemorações dos 40 anos da FAUP, pretende-se homenagear aquele que é um nome incontornável da arquitectura portuguesa e da denominada “Escola do Porto”. Autor de projectos como o da Cooperativa de Habitação de Massarelos, do Castelo de Santa Maria da Feira ou da praça da Cadeia da Relação, Francisco Barata desenvolveu grande parte da sua carreira académica na FAUP, tendo presidido ao Conselho Directivo (2006-2010) e ao Conselho Científico (2014-2018). Distinguiu-se igualmente pela investigação sobre intervenção no património arquitectónico no âmbito do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo e dos cursos de Doutoramento, Mestrado e Estudos Avançados da FAUP. 

 A inauguração da exposição vai contar com intervenções de Fátima Vieira (vice-reitora da Universidade do Porto), João Pedro Xavier (director da FAUP), António Esposito, Andrea Ugolini e Francesco Saverio Fera (Universidade de Bolonha), Manuel Fernandes de Sá e Sérgio Fernandez (FAUP).


Ampliada com documentos originais, a mostra é composta por desenhos, maquetas, fotografias de maquetas, fotografias das obras e publicações de textos de arquitetura, e abrange três décadas de atividade profissional envolvendo intervenções em espaço público, em monumentos nacionais, em equipamentos escolares, em habitação plurifamiliar e unifamiliar.

A exposição  ‘Francisco Barata . Continuar Inovando’ ficará patente ao público até 19 de Fevereiro, na Galeria de Exposições da FAUP, onde pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h (encerra aos feriados). A entrada é livre.

 Será também realizado um conjunto de visitas guiadas a obras do arquitecto Francisco Barata, representadas na exposição, conduzidas pelos arquitectos Helder Casal Ribeiro e Manuel Barata. As inscrições para estas sessões estão disponíveis no site da FAUP. 

 


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *