Brookfield forma joint venture com a Temprano e entra na Península Ibérica
A joint venture permitiu assumir o controlo da Temprano e celebrar contratos de locação para as 19 residências de estudantes em Espanha e Portugal

CONSTRUIR
França, Brasil e Suíça lideram procura estrangeira por imóveis no 1º trimestre de 2025
Quatro cenários para o BRT da A5
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
A Brookfield Asset Management, através do seu fundo Strategic Real Estate Partners III (“BSREP III”), em conjunto com Neil Jones e James Preston, os fundadores da Temprano Capital Partners (“Temprano”), formaram uma joint venture para entrar no mercado ibérico de residências de estudantes (“Joint Venture”).
A Joint Venture assumiu o controlo da Temprano e acordou celebrar contratos de locação triple net de 25 anos para 19 residências de estudantes (PBSA), em Espanha e Portugal, com a CESH, CPA®: 18 – Global, afiliadas de uma empresa imobiliária de capital aberto (REIT) sediada nos EUA, e seus parceiros. Simultaneamente, a joint venture garantiu opções de compra para adquirir os activos numa data posterior. O exercício de todas estas opções de compra nos termos acordados será o equivalente a deter a propriedade de mais de 8.000 camas em Espanha e Portugal.
Como parte da transacção, as afiliadas da Joint Venture assumiram o controlo operacional, através de contratos de locação, de três activos. Estes ativos incluem: Collegiate Madrid Aravaca; Collegiate Marina Real, Valência; Livensa Living Barcelona Diagonal Alto. Em conjunto, estes activos incluem cerca de 1.000 camas que irão continuar a ser geridas pelo Collegiate e CRM.
Em transacções separadas, foram garantidas 1.000 camas adicionais pelo BSREP III e Temprano através de outros projectos, aumentando a capacidade total para mais de 9.000 camas. Os parceiros procederam ainda à alocação de capital adicional por forma a permitir o crescimento do portfólio.
A marca Livensa Living, que presta serviços de comercialização e marketing ao Livensa Living Barcelona Diagonal Alto e Livensa Living Porto Campus, irá manter-se como a Marca Livensa Living sob o controlo da Joint Venture.
“A Brookfield é um dos maiores investidores no sector de Living na Europa, tendo adquirido e construído plataformas com um total de 60.000 quartos, a operar ou em desenvolvimento por toda a Europa”, comentou Alberto Nin, vice-presidente da equipa imobiliária da Brookfield. “Estamos entusiasmados com a expansão para o mercado ibérico que, acreditamos, irá continuar a beneficiar de um aumento de procura, ao lado de um forte parceiro local com provas dadas no sector “.
Um porta-voz da Temprano referiu: “Estamos muito satisfeitos com a parceria com um investidor como a Brookfield, que permitirá à Temprano consolidar e aumentar a sua posição enquanto um dos principais proprietários e promotores de residências para estudantes em Espanha e Portugal. Trata-se de um portfólio de activos de propriedade plena de elevada qualidade, área em que a Temprano possui um conhecimento profundo, localizado nas principais cidades universitárias da Península Ibérica. Acreditamos que a combinação da experiência da Temprano e da Brookfield em alojamento para estudantes nos permitirá oferecer as melhores soluções neste segmento de mercado. As nossas actividades noutros sectores como o retalho irão continuar.”
A divisão imobiliária da Brookfield é a maior plataforma de investimento da Brookfield Asset Management, administrando globalmente cerca de 193 mil milhões de dólares em activos imobiliários e 41 milhões de metros quadrados (m2) de superfície. É um dos maiores proprietários de imóveis do mundo, contando com aproximadamente 17.000 funcionários nas suas diferentes plataformas. O portfólio imobiliário da Brookfield inclui escritórios, retalho, activos residenciais, logísticos, hoteleiros, armazenamento temporário, contratos triple net, casas pré-fabricadas e residências de estudantes, em cinco continentes. O portfólio global da Brookfield está disponível para investidores através do seu veículo de capital aberto, Brookfield Property Partners (NASDAQ: BPY, TSX: BPY.UN) e através dos seus fundos privados.