“Tecnologias” na arquitectura escolar discutido na Casa da Arquitectura

Por a 24 de Janeiro de 2020

A terceira e última conversa do Ciclo Plural, inserido no projecto de investigação ESCOLAS, será dedicado ao tema “Tecnologias”, convocando a dimensão tecnológica no contexto da arquitectura escolar, e acontece na próxima quarta-feira, 29 de Janeiro, às 18h, na Casa da Arquitectura, que organiza a iniciativa em conjunto com a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP). Com estas iniciativas “pretende-se promover um diálogo sobre o papel determinativo da inovação tecnológica, com consequências tanto no espaço escolar, como nos utilizadores”.

Além disso, “a significativa carga infraestrutural, a que os mais recentes diplomas legais induziram, veio a exigir da arquitectura um conjunto diversificado de soluções que, oscilando entre a exposição e a ocultação daqueles sistemas, se confrontaram com a especificidade da intervenção em edifícios preexistentes”, onde se destacam questões como “a garantia de acessibilidade à globalidade do espaço escolar” reforçando o “papel social da arquitectura e o valor pedagógico das escolas”.

A introdução à sessão será feita por Nuno Sampaio, director executivo da Casa da Arquitectura, e Francisca Mendonça que apresentará o projecto ESCOLAS: Complexidade e Interpretação e, em particular, os objectivos do Ciclo de Conversas e o sentido do debate Tecnologias.


Esta sessão tem, ainda, como convidados Artur Mexia (director da SAPA Building Systems), Nuno Brandão Costa (arquitecto), Rui Furtado (engenheiro), Vasco Freitas (docente FEUP) e Raul Bessa. A moderação está a cargo de Susana Marvão, jornalista especializada em Tecnologias da Informação e Comunicação (revista Business.IT).


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *