Vencedor dos Emirados Árabes Unidos ganha Master Design Challenge da Roca

Por a 27 de Janeiro de 2020

Ahmad Alkattan, da Universidade Heriott-Watt no Dubai, Emirados Árabes Unidos, foi o vencedor do Master Design Challenge, escolhido entre um grupo de 22 participantes de 12 países, vencedores do Roca One Day Design Challenge que decorreu em 2019 e do qual fez parte também a dupla Rita Soares e Raquel Medeiros, vencedoras da edição portuguesa. O Master Design Challenge decorreu entre 20 e 22 de Janeiro em Barcelona, com o apoio do Barcelona Centre de Disseny (BCD) e a colaboração da Fundação We Are Water.

Ahmad Alkattan apresentou um lavatório móvel que facilita o acesso a higiene básica sem necessidade de deslocação. Com rodas e dois reservatórios de água (limpa e “cinzenta”), este lavatório pode ser operado com um telemóvel. Isabel Pintado, Regional Managing Director da Wilson Associates, afirmou que “este projecto muda a natureza estática dos produtos de banho, incorporando uma peça móvel que pode ser utilizada até fora deste espaço”.

Além do prémio global, durante a cerimónia foram entregues prémios resultantes das diferentes actividades e workshops frequentados pelos participantes ao longo dos três dias do Master Design Challenge, nomeadamente o Prémio para o melhor render (Desislava Petrova e Liliya Ivanova, Bulgária), o Prémio para o melhor projecto de materiais (Wioleta Pertyinia, Polónia, Aleksei Lukianov, Rússia, Rita Yang, Austrália e Funi Di, China), o Prémio para melhor fotografia de arquitectura (Miguel Ángel Fernández, Espanha) e o Prémio para melhor projecto de IOT (Fellicia Amanda, Indonésia, Aresha Suraya, Malásia, Alicia Simón, Espanha e Miguel Ángel Fernández, Espanha).


A cerimónia contou também com a presença do júri internacional: João Bessa, designer português e fundador da marca BESSA; Josep Congost, Design and Innovation Director da Roca; Kenneth Koh, fundador da Quarters Architects; Isabel Pintado, Regional Managing Director da Wilson Associates; Vladimir Pirozhkov, presidente do centro de design industrial e inovação Astra Rossa; Isabel Roig, diretora geral do Barcelona Centre de Disseny (BCD); e Xavier Torras, Brand Communication Director da Roca. Estiveram ainda presentes os peritos que orientaram os workshops do Master Design Challenge: Nicanor Garcia, arquiteto e fotógrafo especializado em arquitetura e viagem; Robert D. Thompson, engenheiro, designer industrial e diretor científico da MaterFad; e Guillem Camprodon, diretor de investigação do Fab Lab Barcelona.

Em 2020, o Roca One Day Design Challenge regressa a Portugal para a sua quarta edição no país, marcada para dia 7 de Março na LxFactory, em Lisboa. Os interessados podem inscrever-se no website do concurso, em http://www.onedaydesignchallenge.net/en/portugal-2020_102266.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *