Preferência dos investidores internacionais mantém níveis de confiança elevado no Imobiliário

Por a 29 de Janeiro de 2020


O investimento em imobiliário comercial continua a atingir níveis recordes em Portugal. A segurança e a rentabilidade que apresenta bem como a elevada liquidez por parte dos investidores são os principais drivers do crescimento neste segmento imobiliário. De acordo com o estudo de mercado da Worx – Wmarket – 2019 foi um ano muito positivo a nível de investimento, tendo sido transaccionados no mercado imobiliário português cerca de 3.200 milhões de euros, através de cerca de 74 operações de investimento, com uma média de 43 milhões de euros transaccionados por negócio. Um cenário, aliás, não muito diferente ao vivido em 2018. A origem do volume de capital transaccionado é essencialmente proveniente de fundos de investimento, representando cerca de 66% do volume total de investimento comercial no ano em análise.

Em 2019, o segmento de escritórios registou o volume de transacções comerciais mais elevado, com cerca de 1.000M€ investidos no sector.

Para 2020 a perspectiva é positiva, uma vez que “os alicerces do mercado imobiliário em Portugal continuam sólidos, a procura mantém-se activa e persiste a escassez de investimentos disponíveis, o que tem provocado uma forte valorização dos activos imobiliários”.

O forte interesse internacional (em 2019, 82% das transacções foi realizada por investidores estrangeiros) deverá ser uma constante em 2020, com o factor liquidez a ser direccionado para oportunidades em todos os segmentos, em particular para o segmento de escritórios e de retalho.

“Lisboa continua a ser o principal destino de grande parte do volume de investimento. No entanto, a procura tem vindo a alargar-se a outras zonas do país, como o Porto ou o Algarve. Estes zonas têm vindo a demonstrar potencial de crescimento e serão uma aposta para o futuro”, sublinha Pedro Valente, do departamento de Capital Markets da Worx.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *