Terminal de Cruzeiros do Mindelo com luz verde para avançar

Por a 29 de Janeiro de 2020


O Governo de Cabo Verde lançou esta semana o concurso público internacional de pré selecção para a concepção e construção do Terminal de Cruzeiros do Mindelo. Avaliada em cerca de 30 milhões de euros, a obra era há muito aguardada pelo impacto esperado na economia das ilhas de São Vicente e Santo Antão e pelo seu efeito indutor na economia do país.
O terminal de cruzeiros projectado para o Porto Grande de São Vicente terá dois berços de 400 e 450 metros, com uma profundidade máxima de 11 metros e será servido por uma gare marítima para passageiros, uma vila turística junto à marginal, uma zona de imobiliária e um parque de estacionamento.
A obra, que irá colocar o arquipélago na rota de cruzeiros mundial é co-financiada pelo Governo de Cabo Verde, pelo Fundo ORIO (Governo Holandês) e pelo Fundo OPEC para o Desenvolvimento Internacional.
A administração da Empresa Nacional de Administração dos Portos (Enapor) acredita que a construção do Terminal de Cruzeiros no Porto do Mindelo poderá fazer crescer em mais de 80% o número de escalas de navio de cruzeiros e passageiros em São Vicente.
O concurso terá duas fases, a primeira termina a 11 de Março e irá seleccionar oito candidatos. A segunda fase será lançada a 18 de Março. Em Julho deste ano será anunciado o vencedor do concurso público internacional.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *