IFRRU 2020 com 200 contratos e 576 milhões de investimento

Por a 30 de Janeiro de 2020


Foi assinado em Janeiro, o 200º contrato ao abrigo do IFRRU 2020. No total, no âmbito deste programa foram já canalizados um total de 576 milhões de euros de investimento para a reabilitação integral de edifícios e para a melhoria do seu desempenho energético.

O IFRRU 2020 é o maior programa de incentivo à reabilitação urbana lançado em Portugal, sob a alçada do Ministério das Infraestruturas e Habitação, no âmbito do Programa Portugal 2020, tem uma capacidade de financiamento de 1400 milhões de euros, gerando um investimento de cerca de 2000 milhões de euros.

Através das entidades bancárias seleccionadas, o Santander Totta, o BPI e o Millennium BCP, o programa disponibiliza empréstimos ou garantias, em condições mais favoráveis face às do mercado para a reabilitação integral de edifícios, destinados à habitação e não só, incluindo soluções integradas de eficiência energética mais adequadas.

Dos 200 contratos de reabilitação assinados, 83 destes edifícios destinam-se à habitação, 107 estão destinados a actividades económicas várias e 10 a equipamentos de utilização colectiva e na área social. A grande maioria, 149, estão a ser promovidos por empresas e apenas 51 são promovidos por particulares, IPSS e Câmaras Municipais.


Os projectos em execução localizam-se nas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) delineadas pelos respectivos municípios, sendo já 65 os municípios das várias regiões do país com financiamentos IFRRU 2020, de um total das 308 câmaras municipais de Portugal Continental e Ilhas.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *