OTIS leva soluções de mobilidade vertical a bairros de Lisboa

Por a 31 de Janeiro de 2020


“Conversas de Elevador” é a mais recente campanha da OTIS direccionada  aos moradores no âmbito da reabilitação nos grandes centros urbanos. O objectivo passa por dar a conhecer as novas soluções de mobilidade para edifícios novos e antigos existentes.

Os bairros de Alvalade, Areeiro, Campo de Ourique e São Sebastião, em Lisboa, foram os escolhidos para iniciar as primeiras “Conversas de Elevador”. Zonas da cidade onde muitos edifícios precisam de obras de reabilitação e onde residem muitas famílias com filhos, mas também pessoas com uma idade mais avançada. São por isso zonas onde a substituição dos elevadores por modelos mais sustentáveis ou até mesmo a colocação de novos onde ainda não existem são uma oportunidade para a empresa.

De acordo com Filipe Oliveira, director de Novos Equipamentos da OTIS, “as construções portuguesas mais antigas, na sua maioria, não foram pensadas nem concebidas tendo em consideração a realidade que vivemos hoje. Ainda nos tempos que correm não se constrói sempre pensando nas necessidades futuras ou nos riscos específicos a cada situação”. E dá como exemplo o facto  de, ainda hoje, ser recorrente existirem “lacunas no cumprimento de medidas anti sísmicas ou na garantia de acesso ao elevador a pessoas com mobilidade reduzida”.

Com base nas necessidades identificadas, a OTIS desenvolveu dois produtos: o GEN2Swtich Solar e o GEN2Flex+. “Com uma tecnologia regenerativa de energia, estes elevadores maximizam a eficiência energética quando instalados e associados a painéis solares fotovoltaicos, que permitem utilizar o elevador recorrendo a energia solar”. No âmbito da reabilitação em edifícios mais pequenos “oferece a possibilidade de instalar um elevador onde antes era impossível através de uma maior flexibilidade na adaptação ao espaço já existente e economiza os custos de construção”. Desde que a tecnologia Switch começou a ser desenvolvida a OTIS conta já com 500 unidades comercializadas em Portugal, incluindo Açores e Madeira.


“Relativamente a exemplos práticos, temos alguns estudos, sobretudo desenvolvidos pelo sector hoteleiro, que colocaram em vigor projectos de construção sustentável alicerçados em eficiência energética. Assim sendo, é possível exemplificar que um dos nossos clientes deste ramo substituiu os elevadores que serviam o edifício por produtos OTIS com a nova tecnologia gen2, o que fez com que passasse a consumir apenas 36% do que consumia no passado em termos homólogos, comparando os novos equipamentos com os antigos. A este facto acresce que foi verificada que a taxa de ocupação para o mesmo período cresceu quase 15 p.p., tendo o elevador, por conseguinte, tido mais solicitações que no período homólogo anterior”, esclarece Filipe Oliveira.

Esta é uma primeira fase de uma campanha “que pode vir a ser alargada a outros bairros e zonas de Lisboa”, assim como a “outras zonas do País”, reforça ainda o director de Novos Equipamentos da OTIS.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *