12 concursos e 507 milhões de euros no novo pacote de apoio para as empresas

Por a 6 de Fevereiro de 2020


O Governo lançou ontem um novo conjunto de avisos do Portugal 2020, destinados a apoiar o investimento empresarial. Do novo pacote fazem parte 12 concursos, que somam mais 507 milhões de euros aos apoios já disponibilizados às empresas portuguesas.

A maior verba deste novo pacote, no valor de 310 milhões de euros, tem como destino o apoio à Inovação Produtiva. Outros 110 milhões de euros serão disponibilizados, exclusivamente, neste âmbito aos territórios do interior.

Os apoios ao Clube de Fornecedores com uma dotação da de 56 milhões de euros. Serão cinco os avisos destinados a iniciativas de copromoção, investigação e desenvolvimento, inovação produtiva e qualificação de PME.

Para a internacionalização das ME serão canalizados 55 milhões, 30 milhões de euros têm como destino o apoio à Formação Profissional das Empresas e 14 milhões servirão para apoiar o empreendedorismo qualificado.


Os avisos agora lançados enquadram-se no âmbito do reforço de verbas anunciado ainda em 2019, no valor de 600 milhões de euros.

Até Dezembro tinham sido aprovados no âmbito do Portugal 2020, 15253 projectos, o que representa 5,5 mil milhões de euros de incentivos e 11 mil milhões de investimento apoiado. O programa de incentivos lançado em 2014, tinha em Dezembro de 2019 uma taxa de execução de 45% representando mais de 11 mil milhões de euros de incentivos já disponibilizados aos beneficiários. Recorde-se que a dotação total do Portugal 2020 é de 26 mil milhões de euros. Cerca 15 mil milhões de euros permanecem, assim, por utilizar.

A iniciativa “Mais Investimento Empresarial” foi apresentada ontem, 5 de Fevereiro, na Exponor pelo ministro de Estado, Economia e Transição Digital, pelo ministro do Planeamento e pela ministra da Coesão Territorial.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *