Certif com 160 novos clientes e actividade em 20 mercados externos

Por a 7 de Fevereiro de 2020

Em 2019 a Certif registou um aumento da sua carteira de clientes, com 160 novos clientes, com especial incidência na área da construção (certificação de produtos e Marcação CE) e em empresas que trabalham com gases fluoretados (certificação de Serviços).

Com actividade em 20 países, a área internacional continuou a ocupar um espaço relevante na actividade da Certif, representando em 2019  36% da facturação da entidade. O core business da empresa é a certificação de produtos que, em conjugação com a Marcação CE, teve um peso de 76,7% do volume de negócios total da entidade certificadora. De salientar que 74% da certificação de produtos referiu-se a produtos de construção e, destes, uma grande maioria está associada a produtos que se destinam à exportação. Uma tendência que levou a Certif a desenvolver, em parceria com organismos estrangeiros, processos que se destinam à obtenção de certificações indispensáveis ao acesso a esses mercados. A Certif é o único Organismo Notificado nacional no âmbito do Regulamento dos Produtos de Construção que pode oferecer esse serviço às empresas e que, se isso não acontecesse, teriam de recorrer a organismos noutros países europeus.

Embora em várias normas o número de fabricantes seja muito reduzido face à dimensão do setor, naquelas em que há mais fabricantes a Certif tem sempre uma quota de mercado significativa. Durante o ano transacto, foram emitidos 55 novos certificados, com várias reemissões para enquadrar novos produtos de clientes já existentes destinando-se muitos dos certificados emitidos a processos de exportação.


Para dar resposta às solicitações, a Certif estendeu a actividade a novas normas para cabos de energia monocondutores e multicondutores com bainha, pré-lajes, betume de pavimentação e produtos laminados a quente de aços de construção (fabricante do Brasil).  Na Marcação CE existem clientes na Alemanha, Angola, Brasil, Chipre, Dinamarca, Espanha, Grécia, Itália, Irão, Reino Unido, República Checa, Suíça e Turquia.

Esta é, também, a única entidade reconhecida pela Plataforma para a Construção Sustentável como organismo de certificação que, com a sua bolsa de verificadores, actua no âmbito do Sistema DAP Habitat.

Em 2019 foram concluídos seis processos de verificação de DAP’s relativos a lã de rocha, agregado leve de argila expandida, agregado siderúrgico, revestimento cerâmico e dois tipos de pavimentos cerâmicos.

A área internacional teve em 2019 um peso de 36% na facturação desta entidade.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *