StoneCITI está em marcha!

Por a 10 de Fevereiro de 2020


O “kick off” para a futura Cidade da Pedra, foi oficialmente dado no final da semana passada com a cedência da antigas instalações da Fábrica Pardal Monteiro à Associação para a Inovação e Tecnologia em Pedra Natural – AITPN. Aqui irá nascer um centro tecnológico que reunirá todas as competências necessárias ao desenvolvimento do sector industrial associado ao fabrico de materiais e produtos de pedra natural.

A AITPN foi fundada pela Assimagra e pelo Instituto Superior Técnico, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra, do Cluster Portugal Mineral Resources e de um conjunto de empresários do sector. A criação do hub de inteligência e tecnologia da indústria da Pedra Natural representa um investimento de 11 milhões de euros e tem por missão triplicar, num prazo de 10 anos a competitividade desta indústria, através da implementação do desenvolvimento de novas soluções, processos e sistemas de fabrico e, simultaneamente, incrementar os níveis de qualificação profissional existentes na fileira.

As áreas com especial enfoque no StoneCITI serão a tecnologia, o marketing e a valorização das matérias-primas, desenvolvendo projectos inovadores de implementação rápida, através de acções de transferência tecnológica e qualificação avançada.

A criação deste centro tecnológico vai introduzir um maior valor acrescentado à indústria e produção nacionais, num cluster que tem hoje um peso importante no comércio externo português, para além de ser uma peça importante no plano de desenvolvimento do sector que deverá valer 5% da riqueza nacional até 2030.


As exportações de pedra natural valem cerca de 390 milhões de euros, num total de 1,9 milhões de toneladas. Portugal detém uma quota mundial de cerca de 2,6%.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *