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Cushman & Wakefield ganha gestão da torre oriente em Lisboa

A Cushman & Wakefield foi mandatada em exclusivo para a gestão da Torre Oriente. Propriedade da Union Investment, o edifício totaliza uma área bruta locável de cerca de 30 mil m2.

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A Cushman & Wakefield foi mandatada em exclusivo para a gestão da Torre Oriente, parte do complexo Torres Colombo, em Lisboa. Propriedade da Union Investment, o edifício totaliza uma área bruta locável (ABL) de 27.596,96 m2 distribuída por 13 pisos.

Entre as características que tornam esta torre única, destacam-se as acessibilidades, uma vasta oferta de transportes públicos, uma área de cerca de 2.000 m2 por piso praticamente sem limitações estruturais e os serviços oferecidos pelo Centro Comercial Colombo.

A Cushman & Wakefield assegurará a gestão do edifício a nível operacional e locativo, incluindo faturação e cobrança de rendas, gestão de contas bancárias, verificação de contas correntes e elaboração de relatórios do ativo, entre outros serviços.

“Este mandato traduz a confiança depositada na nossa capacidade de gestão de activos imobiliários importantes e premeia o bom trabalho desenvolvido pela nossa equipa nos últimos anos em várias geografias”, afirma Bruno Silva, partner e diretor do departamento de gestão imobiliária da Cushman & Wakefield em Portugal.

A equipa de gestão imobiliária da Cushman & Wakefield tem atualmente 40 edifícios de escritórios, 4 centros comerciais, 12 unidades de retalho e 4 unidades logisticas sob gestão, totalizando mais de 410.000 m2 de área e um volume anual de rendas de 50 milhões de euros.

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Pur Oporto Boutique Hotel: Portas da Vicaima “enriquecem estilo colonial e retro-chic” da unidade hoteleira

Neste projecto foram integrados nas entradas dos quartos diversas unidades de Portaro EI30 Ac42dB, no lado interior das portas o revestimento Naturdor Carvalho e no lado exterior um padrão customizado ao projecto

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O Pur Oporto Boutique Hotel, a nova aposta da cadeia Actahotels, localizada na icónica Rua de Santa Catarina, junto ao centro histórico da cidade do Porto, escolheu as soluções da Vicaima, de forma a “enriquecer o estilo colonial e retro-chic da unidade hoteleira, mas principalmente para disponibilizar soluções diferenciadoras que aliam a componente estética à alta performance”.

Neste projecto foram integrados nas entradas dos quartos diversas unidades de Portaro EI30 Ac42dB, conjunto composto por porta, aro e acessórios numa peça única. Esta solução aplicada no Pur Oporto Boutique Hotel, é certificada por entidades internacionais acreditadas, garantindo uma protecção de resistência ao fogo até 30 minutos e isolamento acústico até 42dB, cumprindo com os requisitos de protecção corta-fogo, e simultaneamente, conferindo aos espaços níveis acústicos ideais para uma estadia sem perturbações.

Os revestimentos escolhidos “reflectem a contemporaneidade e escolha de decoração de interiores do Pur Oporto Boutique Hotel”. Foram aplicados no lado interior das portas o revestimento Naturdor Carvalho e no lado exterior um padrão customizado ao projecto, “que revela o carácter exclusivo e diferenciador do design e acrescenta uma forte personalidade às entradas dos quartos do hotel”.

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Roca apresenta nova colecção num evento global

O lançamento terá lugar no dia 30 de Novembro, em Barcelona, e vai ser emitido em directo, em streaming, oferecendo um primeiro olhar sobre a nova colecção da marca para o espaço de banho

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Na próxima terça feira, dia 30 de Novembro, a Roca vai apresentar a nova colecção completa para espaços de banho. O encontro Roca decorrerá na Fundação Joan Miró, em Barcelona, e vai ser transmitido em streaming, podendo ser visto no mundo inteiro.

A apresentação, terá a duração de, aproximadamente, 40 minutos, oferecendo um primeiro olhar sobre a nova colecção da Roca, que reúne todos os elementos necessários ao espaço de banho: lavatórios, móveis, torneiras, banheiras, acessórios, santitas, bidés e muito mais.

O evento da Roca vai contar ainda com uma análise e explicação do processo de projecção da colecção e as suas principais características. O evento irá contar com a presença de Marc Viardot, corporate Marketing e Design Director do Grupo Roca, Carolina Velasquez, chief designer no NOA Intelligent Design, Gae Benedito, senior product designer no Benedito Design, Gabriel Esteve, fundador do Cobalto Studio, estúdio de design de interiores e Daniel Ayuso, director criativo da agência de branding Clase Bcn. Especialistas em diversas áreas fundamentais na concepção da nova linha.

Durante o evento, serão estabelecidas ligações em directo com as fábricas da Roca, responsáveis pela produção das principais peças da nova colecção. O evento contará ainda com a apresentação do conceito criativo por trás da campanha global de lançamento do produto.

Para assistir ao lançamento da nova coleção em primeira mão, basta inscrever-se aqui

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Quinta de Santo António recebe prémio internacional no WAF [c/ galeria de imagens]

O projecto de hotel e adega Quinta de Santo António, do ateliê Sérgio Rebelo, venceu o primeiro prémio, na categoria Future Projects, Leisure Led Development, no World Architecture Festival

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O projecto de hotel e adega Quinta de Santo António, do ateliê Sérgio Rebelo, venceu o primeiro prémio, na categoria Future Projects, Leisure Led Development, no World Architecture Festival, cuja edição de 2021 arranca dia 1 de Dezembro, em versão online. Ao entrar na lista das cerca de três dezenas premiados desta edição, este projecto, o único português em competição, concorre agora a “edifício do ano”.

A Quinta de Santo António Hotel and Winery, está localizado em Adorigo, concelho de Tabuaço, em plena paisagem natural do Douro. “O projecto Quinta de Santo António é uma rara oportunidade de escrever uma página sobre a extraordinária história centenária do rio Douro em Portugal. Tanto a paisagem monumental, que faz parte do Património Mundial da UNESCO, como a ancestral produção do Vinho do Porto exigem soluções arquitectónicas elegantes, responsáveis e subtis”, avança o ateliê.

Dessa forma, o Hotel e Adega, fundem-se então de forma harmoniosa com as características naturais da paisagem e os materiais “materiais homenageiam o artesanato tradicional, ao mesmo tempo que são aplicados em soluções e contextos inovadores”, a proposta de arquitectura “proporciona espaços de imersão e contemplação, mas também convida ao movimento à descoberta e à proximidade”.

O design do hotel e da adega é o resultado “de uma leitura atenta de todos os elementos naturais e construídos” que caracterizam esta paisagem, o que se torna evidente “na escala da intervenção e na paleta de cores e materiais. O resultado é “um edifício contemporâneo e harmonioso, capaz de fazer justiça ao seu património ambiental, cultural e humano”.

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Sitio lança conceito de hybrid office

Novo produto ajustado às necessidades das empresas que optam por um modelo permanente de escritório híbrido, com redução de custos, maior flexibilidade e capacidade de resposta à mobilidade dos colaboradores

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O sitio, empresa do Grupo Himo especializada na gestão de espaços partilhados, desenvolveu um novo produto, hybrid office. Trata-se de um novo produto que, de acordo com a empresa, “responde à procura de soluções de utilização de um escritório próprio, mas que oferecem condições competitivas quer ao nível dos custos associados ao aluguer de espaço, quer à flexibilização do número de dias a contratar”.

Assim, o novo produto da rede sitio – hybrid office permite que as empresas escolham o escritório que querem utilizar, dentro da rede sitio disponível, que compreende 13 localizações em Lisboa e 3 no Porto, bem como a quantidade de dias por semana que pretendem ocupá-lo e quais os dias da semana nos quais pretendem fazê-lo, em regime de exclusividade.

Com contratos de um período mínimo de um mês, os valores desta solução variam conforme o número de pessoas e o número de dias de utilização por semana, começando nos 500€/mês.

“Os novos produtos como o hybrid office têm como objectivo responder à procura, por parte das empresas, por soluções que permitam criar novos espaços de trabalho, nos quais a flexibilidade, a mobilidade dos colaboradores e a redução de custos, assumem posições estratégicas”, justifica Miguel Ricardo, general manager da rede.

Os serviços abrangidos por este novo produto incluem mobiliário, morada fiscal, Wifi, sala de reunião (4h), CCTV, electricidade, água, impressora (pack 50 impressões/mês), ar condicionado/climatizado, copa, limpeza, chá, bolos, fruta, descontos/parcerias na rede de parceiros sitio, acesso à APP sitio network, 30% desconto em salas de reunião, recepção e notificação de correspondência.

Actualmente, a empresa disponibiliza esta solução em escritório privado até 14 pessoas, no sitio Bairro Azul, localizado na Rua Marquês da Fronteira, em Lisboa.

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Antologia: Nova colecção da CIN “é uma ode ao património cromático da marca”

“Antologia” apresenta 126 novas cores numa paleta de nove colecções, que “eternizam elementos singulares do passado”. Este novo lançamento está disponível em seis lojas, no Porto, Lisboa e Algarve, e na loja online

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O novo projecto de cor da CIN “é uma ode ao património cromático da marca” e à herança das várias disciplinas artísticas da história da arte e das artes decorativas. Os tons da colecção Antologia “eternizam elementos singulares do passado, com uma densidade inspiradora e contemporânea que perdurará pelo presente e pelo futuro da cor”.

“Antologia” apresenta 126 novas e exclusivas cores numa paleta de nove colecções que variam entre cores luminosas, neutras e apagadas, intensas e mais escuras e profundas e que permitem criar ambientes icónicos nas casas de hoje e de amanhã.

Céline de Azevedo, colour designer da CIN, explica que “cada uma das cores da colecção Antologia estabelece uma ligação com um determinado imaginário, seja a mitologia grega, a pintura impressionista, a arquitectura renascentista, a ourivesaria modernista, decoração barroca ou a poesia romântica”.

Nesta colecção existem, ainda, “referências com sotaque português, numa homenagem evidente às origens da CIN, que se materializam numa selecção de cores resgatadas de arquivos históricos da marca”, acrescenta Céline de Azevedo.

Também Liliana Leis Soares, directora-adjunta de Marketing da CIN, ressalva que “A colecção Antologia é uma colectânea que se quer intemporal e que marca não só uma posição única no mercado, mas um legado de uma marca centenária”.

Resultado de anos de pesquisa e de desenvolvimento, este é um projecto “icónico” para a marca, já que “mais do que cor”, a nova colecção “oferece inspiração, requinte e história a cada lugar”.

Além do catálogo, a nova colecção apresenta-se, também,  com uma box especialmente dedicada à prescrição, em edição limitada, com 126 amostras de cor. Este novo lançamento está disponível em seis lojas, no Porto, Lisboa e Algarve, e na loja online, com um móvel expositor exclusivamente desenvolvido para esta colecção, assim como um novo formato de tester de 50ml. As cores Antologia estão disponíveis na tinta CIN Premium.

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Remax recruta 4350 consultores entre Janeiro e Outubro

“Formação, reconhecimento, premiação, partilha entre consultores, compensação justa e elevada dos rendimentos”, são alguns factores impulsionadores do crescimento, afirma Beatriz Rubio

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tagsRE/MAX

De Janeiro a Outubro a imobiliária Remax recrutou 4.350 consultores, o que se traduz numa média de 435 pessoas por mês. Depois de apurar o impacto do processo de recrutamento na rede e que tem ajudado alavancar um crescimento sustentado dos seus resultados, foi possível verificar que o mês de Março foi que registou o maior número de consultores recrutados, com 564 a juntarem-se à imobiliária no mercado. Abril somou

516 novos consultores e Fevereiro 484, sendo estes períodos intensos ao nível do recrutamento, em contraste com os meses de Verão em que o ritmo foi menor, em função do período de férias. Com uma subida notada em Setembro (451 novos consultores), o número de recrutados do mês de Outubro (465) antecipa já os últimos meses do ano para níveis de recrutamento muito similares aos verificados no seu início.

Quanto às regiões com maior peso no recrutamento, sobressaem a zona central de Lisboa (concelho) com quase 19% do total de consultores recrutados, seguida da região do Grande Porto com uma percentagem de 17,5% e depois o Norte do país, que fecha o top 3, com 12,6% de taxa de recrutamento. Já as regiões autónomas da Madeira e dos Açores, a par da região alentejana, são as que possuem menor representatividade, com um total acumulado de 3,1% de consultores recrutados.

Para Beatriz Rubio, CEO da Remax Portugal, “o recrutamento na rede RE/MAX tem-se mostrado muito forte e dinâmico, como resultado da enorme atractividade que a rede cada vez mais representa e do esforço conjunto de dezenas e dezenas de profissionais que analisam, entrevistam e seleccionam centenas de candidatos todos os meses”.

“Formação, reconhecimento, premiação, partilha de negócios entre consultores, assim como a compensação justa e elevada dos rendimentos”, são outros factores impulsionadores do crescimento da rede, acrescenta a responsável

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Baixa e centro histórico do porto recuperam investimento

As Áreas de Reabilitação Urbana da Baixa e do Centro Histórico do Porto registaram 286 transacções de aquisição de imóveis nos primeiros seis meses deste ano, o que representa um crescimento 40% em número de operações

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As Áreas de Reabilitação Urbana (ARUs) da Baixa e do Centro Histórico do Porto registaram 286 transacções de aquisição de imóveis nos primeiros seis meses deste ano, actividade que se traduziu num investimento de €86 milhões. Em número de imóveis verifica-se um aumento de 40% face às 204 operações registadas no semestre anterior, ao passo que em montante, a evolução semestral é de 14%. Em termos homólogos, o investimento cresceu também 40% em número de imóveis e 20% em montante.

Esta recuperação do investimento imobiliário na Baixa e do Centro Histórico acontece num contexto de quebra de actividade no agregado das nove ARUs, o que resultou num reforço da quota deste território central no mapa de investimento da cidade. As duas ARUs registavam no 2º semestre de 2020 uma quota de 38% do montante de investimento contabilizado nas nove ARUs, peso que evolui agora para 49%, semelhante ao observado no final de 2019.

O montante investido em imobiliário nas nove Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) do Porto ascendeu a €175,3 milhões nos primeiros seis meses de 2021, contabilizando-se 680 operações. Esta actividade apresenta uma quebra de 12% em volume de investimento face ao semestre anterior, enquanto em número de transacções apresenta um aumento de 6%. Relativamente ao 1º semestre de 2020, o investimento aumentou 5% em montante e 15% em número de operações.

Os dados são apurados no âmbito do SIR-Reabilitação Urbana, sistema estatístico gerido pela Confidencial Imobiliário que cobre o território delimitado pelas nove ARUs em vigor na cidade do Porto.

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Residências Sénior: Mais de 185 M€ investidos desde 2018

Segundo a JLL, só nos primeiros seis meses de 2021 foram alocados 65,5 milhões de euros a este segmento. Procura em crescimento e escassez de oferta adequada motivam interesse

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A JLL acaba de lançar o mais completo estudo sobre residências sénior em Portugal, destacando que este tipo de imobiliário irá crescer bastante enquanto alvo de investimento nos próximos anos, beneficiando do desequilíbrio entre uma procura em forte expansão e uma escassez estrutural de oferta.

Em termos de investimento, só nos primeiros seis meses de 2021 foram alocados 65,5 milhões de euros a este segmento, entre aquisições de produto já concluído e investimento em novos projectos. Este montante equivale a 36% de todo o investimento no segmento desde 2018 e sucede a um ano recorde em que foram transaccionados pouco mais de 73 milhões de euros. Nos últimos três anos e meio, a JLL contabiliza 185 milhões de euros investidos neste tipo de activo, dos quais 63% em aquisição de imóveis já em operação e outros 37% em projectos de desenvolvimento. O distrito de Lisboa recebe 67% deste investimento, seguido pelo distrito de Faro, com outros 24% e o Distrito do Porto, com 9%.

“No âmbito dos segmentos alternativos, o subsegmento do Senior Living está com uma dinâmica muito forte e que tende a crescer bastante nos próximos anos”, diz Gonçalo Santos, Head of Capital Markets da JLL. “É um tipo de activo que permite actualmente diversificar bastante o investimento, pois devido à escassez de stock adequado, as operações de promoção são uma parte importante da alocação de capital. O desenvolvimento de novos projectos, seja através de investimento em renovações ou em construção de raiz, recorre muito ao modelo de forward funding, o que comprova o elevado apetite dos investidores por estes activos. Quer dizer que os investidores estão dispostos a assumir mais risco, entrando logo na fase de promoção. Em termos futuros, este investimento à cabeça vai ter também um impacto muito positivo no mercado, pois a linha de investimento institucional vai crescer bastante à medida que o stock de novo produto vá sendo concluído”, acrescenta.

O intervalo estimado do investimento comercial por cama em projectos concluídos é de cerca de €100.000-€110.000, sendo as yields geradas neste tipo de activos bastante atractivas, ao estarem associadas a contratos de arrendamento de longo-prazo e ao situarem-se em patamares mais elevados do que os observados noutras classes de activos tradicionais.  De acordo com a JLL, a prime yield de imobiliário de Senior Living em Portugal foi de 5,5% no 3º trimestre de 2021, que já sofreu uma contracção de 25 pontos percentuais desde o início do ano o que reforça o apetite por este tipo de activo.

A consultora estima que até 2025 sejam necessárias mais 17.000 camas para atingir a taxa de cobertura de 5% definida pela Organização Mundial de Saúde. Este número resulta das previsões de crescimento da população idosa que se estima que chegue a 2.5 milhões de habitantes neste ano. Tendo em consideração o stock actual de camas e o número de camas em pipeline neste horizonte temporal – 8.000 – em 2025 a taxa de cobertura estaria nos 4.3% abaixo do target definido pela OMS. Neste sentido, existe um défice de 17.000 camas para serem desenvolvidas no mercado no curto prazo para Portugal responder ao rácio apontado pela OMS.

“Além da diversificação dos investimentos e do risco, bem como os retornos face a outros classes de activos, a conjugação de uma procura com elevado potencial de crescimento e de uma oferta escassa é um dos grandes motivadores do interesse crescente neste tipo de imobiliário. A procura tenderá a crescer devido ao envelhecimento da população, entre outros factores demográficos e sociais, mas existe uma escassez estrutural de oferta no nosso país, que apresenta uma oferta muito pulverizada e ainda abaixo das metas propostas pela Organização Mundial de Saúde”, nota Gonçalo Santos.

Actualmente a oferta deste tipo de equipamentos, considerando-se apenas os estabelecimentos com registo de ERPIs – Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, ascende a cerca de 100.000 camas para um total de 2.700 estabelecimentos, posicionando o rácio de cobertura de camas em 4,3%. Esta oferta é dominada por equipamentos de pequena dimensão (71% tem menos de 50 camas) e muito granular, com o distrito de Lisboa a receber 18% das camas e o Porto outros 9%. Estes dois territórios acolhem as maiores fatias do stock actual, mas continuam a ter a maior escassez de respostas face à população sénior, com rácios de 3,2% e 2,4%, respectivamente. Apenas 10% das camas são geridas por operadores privados internacionais.

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Isover lança ferramentas de comunicação para os profissionais do sector

O Manual Técnico de Isolamento Isover e o Guia de Isolamento Isover são os dois documentos disponibilizados

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Tendo em que conta que as lãs minerais de rocha são as que têm maior procura, a Saint-Gobain Portugal pretende não só mostrar as soluções alternativas no que diz respeito ao isolamento de origem mineral, como também demonstrar a diferenciação dos seus produtos. Neste sentido, e com o objectivo de “reforçar a posição de especialista no sector, realçando o know-how e a diversidade de soluções de isolamento”, a Isover, especialista no campo da climatização, e pertencente ao grupo Saint-Gobain, lançou no mercado duas novas ferramentas para profissionais do sector: o Manual Técnico de Isolamento Isover e o Guia de Isolamento Isover.

Dirigido a prescritores e instaladores o Manual Técnico de Isolamento disponibiliza informação não só de produto, como pretende também ser um documento didáctico que proporcione conhecimento mais aprofundado sobre cada uma das áreas de Edificação, Indústria e Climatização. O Manual Técnico de Isolamento apresenta a história e contextualização da marca Isover, a definição e o processo produtivo das lãs minerais, focando, seguidamente, em cada um dos campos de aplicação, onde está também presente informação mais específica e dicas de utilização dos produtos.

Paralelamente, a empresa divulga agora o Guia de Isolamento Isover, composto por soluções de isolamento para a edificação, com informação simplificada de apoio à venda. Este meio de consulta permite ao distribuidor conhecer e aconselhar a melhor solução para um projecto, tendo em conta os locais de utilização, características gerais de cada produto, dados técnicos e informação relativa às lãs minerais Isover, tanto de rocha como de vidro.

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KW Portugal abre novo market center e reforça posicionamento a Norte

Trata-se do 31º Market Center da KW Portugal, localizado em Matosinhos, liderado pelo operating partner Daniel Teixeira. O objectivo da KW é alcançar os 50 Market Centers no País

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A Keller Williams Portugal acaba de inaugurar um novo Market Center, o KW Mar, localizado em Matosinhos. Trata-se do 31º Market Center da KW Portugal, o que reforça o objectivo de incrementar a rede de actuação da KW e alavancar novas oportunidades de negócio a nível nacional.

Para Eduardo Garcia e Costa, regional owner da Keller Williams Portugal, “a abertura da KW Mar personifica o que a Keller Williams pode oferecer a um empreendedor que encontra na área da mediação e consultoria imobiliária uma oportunidade para construir um negócio de sucesso”.

A KW Mar é liderada pelo operating partner Daniel Teixeira que entra agora no sector da mediação e consultoria imobiliária após uma carreira consolidada na área da música.  Daniel completou os seus estudos de Violoncelo entre a Universidade de Aveiro e o Conservatório de L’Haÿ-les-Roses em Paris, estudou, também, Direcção de Orquestra e fundou o Colégio de Música do Porto. Nos últimos anos o Daniel tem vindo a apostar e a desenvolver negócios em diferentes áreas, nomeadamente no âmbito do alojamento turístico e reabilitação.

Neste momento, a Keller Williams conta com mais de 30 anos no sector imobiliário. Em Portugal conta com mais de 31 representações e mais de 2.400 associados, e tem como objectivo alcançar 50 Market Centers, com cerca de 200 consultores em cada um deles.

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