Covid-19 pode provocar perdas nas PME de 47 MM€

Por a 20 de Março de 2020

A Fixando (www.fixando.pt), a plataforma online de origem portuguesa que facilita a contratação de serviços locais, estima que as perdas das PME portuguesas para os próximos três meses possa rondar os 47 mil milhões de euros, o correspondente a uma perda de vendas superior a 80%, revela o seu inquérito “Estarão os Negócios dos Portugueses Preparados para o Covid-19?”, realizado esta semana junto de 20.000 empresas.

“Segundo os últimos dados disponibilizados pela Pordata, o volume de negócios das PME em 2018 foi de 238,5 mil milhões de euros, aproximadamente 19,8 mil milhões de euros por mês. Se o País parar durante três meses e perda de negócios for superior a 80% como revela o inquérito, podemos apontar para uma perda total a rondar os 47,7 mil milhões para as PME”, explica Miguel Mascarenhas, CEO da Fixando.

As conclusões do inquérito da maior plataforma nacional para a contratação de serviços locais, adiantam ainda que as perdas diárias podem ser superiores a 500 euros para 9% das empresas, embora a grande maioria indique perdas entre os 50 e os 100 euros por dia.

Quanto ao valor que se estima perder só no mês de Março, 27% das empresas adianta que esse valor poderá situar-se entre os 500 e os 1.000 euros, enquanto apenas 1% se situa em perdas entre os 4.500 e os 5.000 euros.

É percebido ainda no estudo que apenas o negócio de 41% dos inquiridos será capaz de se adaptar ao teletrabalho.

De forma a inverter esta quebra a Fixando dá, ainda indicações às PME’s do que podem fazer, nomeadamente recorrer a linhas de crédito para cobrir custos fixos,  Instalar medidas de segurança/desinfecção, adquirir APP online para leccionar à distância, reforçar o marketing online e as ferramentas de social media para aumentar rede de clientes.

A Fixando opera desde 2017 em Portugal através da sua plataforma web e mobile, bem como da sua APP e ajuda os utilizadores a simplificar o processo de contratação de um determinado serviço, quer se trate da contratação de um electricista, um profissional de remodelações, um serviço de catering, um fotógrafo ou um contabilista. Existem mais de 1.200 categorias de serviços disponíveis.

Em 2018, a Fixando foi distinguida com o prémio Portugal 5 estrelas 2018, tendo vencido na categoria “Plataforma online de contratação de serviços” e também com o prémio ACEPI Navegantes XXI, onde venceu na categoria de Melhor Inovação Digital do ano.  Já em 2019 a Fixando voltou a receber o prémio Portugal 5 Estrelas na mesma categoria.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *