4530 projectos da região Centro financiados pela UE

Por a 24 de Março de 2020

Os Fundos da União Europeia têm sido decisivos para o desenvolvimento da dinâmica empresarial da região Centro, que até ao final de 2019, contou com um total de 4 530 projectos empresariais financiados no âmbito dos Programas Operacionais CENTRO 2020 e COMPETE 2020. O investimento ronda os 4100 milhões de euros, mobilizando incentivos de 1 773 milhões de euros.

Estes projectos empresariais procuram sobretudo promover a alteração de processos produtivos e organizacionais, de forma a aumentar a produtividade e a competitividade. A aposta na inovação e a capacitação para a economia digital no âmbito da Indústria 4.0 têm também mobilizado as empresas a procurar novas fontes de investimento e a aumentar a procura de fundos da UE.

Grande parte dos fundos aprovados no Sistema de Incentivos às Empresas foram dirigidos a PME (96%) e à Indústria Transformadora (59%). Relativamente à sua distribuição territorial, as regiões de Aveiro e de Leiria lideram em número de candidaturas e níveis de execução, sendo as regiões que absorveram maior volume de apoios.

Estes dados são reveladores da dinâmica empresarial que caracteriza a região e da importância que as empresas reconhecem nos sistemas de incentivos no apoio às suas estratégias de investimento e, consequentemente, o papel que desempenham na modernização e internacionalização das empresas, sendo um instrumento de política pública fundamental para o crescimento económico.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *