Modernização do Troço Santa Comba Dão – Mangualde com investimento de 112 M€

Por a 24 de Março de 2020

Está a decorrer o concurso público para a empreitada no troço da Linha da Beira Alta, com 40 quilómetros de extensão, entre Santa Comba Dão e Mangualde. Esta obra tem um investimento de 112,2 milhões de euros e está integrada no projecto de modernização do Corredor Internacional Norte, no âmbito do Programa Ferrovia2020.

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Os trabalhos previstos incluem a substituição integral da super estrutura de via com utilização de travessas monobloco polivalentes em betão e carril 60 E1, a alteração do layout das estações de Santa Comba Dão, Oliveirinha e Nelas, por forma a assegurar o cruzamento de comboios com 750 metros de comprimento e a optimização das condições de exploração.

Estão igualmente previstos trabalhos de reabilitação dos sistemas drenagem, construção de obras de arte correntes – passagens superiores e passagens inferiores – e as devidas adaptações nas instalações fixas de tração elétrica e a construção de infraestruturas de base para sinalização e telecomunicações, RCT+TP.

Ainda na presente empreitada está prevista a supressão da passagem de nível de Moimenta Alcafache e a construção do respectivo desnivelamento e restabelecimentos associados ao mesmo.

Ferrovia2020 – Modernização da Linha da Beira Alta

Com esta, são actualmente quatro as empreitadas em concurso para a Modernização da Linha da Beira Alta, que estão em fase de recepção de propostas, totalizando, no seu conjunto, um valor global de investimento estimado de 332,6 milhões de euros.O troço Pampilhosa – Santa Comba Dão, numa extensão de 34 quilómetros, incluindo a construção da ligação, entre a linha Norte e a linha da Beira Alta, num investimento orçado em 80 milhões de euros. Os 25 quilómetros do troço Cerdeira – Vilar Formoso, com um valor de 50 milhões de euros.
O troço Celorico da Beira – Guarda, com 46 quilómetros de intervenção e um investimento de 90,4 milhões de euros completa a lista.

No terreno, e também no âmbito da modernização do Corredor Internacional Norte, já está a ser desenvolvida a intervenção no troço com entre a Guarda e Cerdeira, com 14 quilómetros e um investimento de 8,7 milhões de euros.
Este é um conjunto de intervenções de “elevada importância na requalificação do caminho-de-ferro em Portugal e cuja concretização potenciará a dinamização do transporte ferroviário nas ligações inter-regionais e na ligação a Espanha”, sublinha a empresa Infrastruturas de Portugal.

A Linha da Beira Alta é a principal ligação ferroviária com a Europa, faz parte da rede core da Rede Transeuropeia de Transportes (RTE-T) e integra o Corredor Ferroviário de Mercadorias nº 4.

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