Michael Sorkin (1948-2020): Coronavírus volta a deixar a arquitectura de luto

Por a 27 de Março de 2020

Depois de ter vitimado, no passado dia 15, Vittorio Gregotti, co-autor do projecto do Centro Cultural de Belém, a pandemia de Coronavírus volta a deixar marcas fortes no Mundo da Arquitectura. O norte-americano Michael Sorkin não resistiu às complicações provocadas pelo Covid-19. Tinha 71 anos.

Baseado em Nova Iorque, Sorkin era considerada uma das mais brilhantes vozes da justiça social e da sustentabilidade no desenho do ambiente urbano, sendo igualmente presidente da organização sem fins lucrativos Terreform.

Publicações como Architectural Record, Village Voice ou The Nation recordam a importância do trabalho de Michael Sorkin não só enquanto arquitecto como também enquanto docente e ensaísta. Membro do Comité Internacional de Críticos de Arquitectura, Sorkin editou cerca de vinte livros. Laureado com o prémio Design Mind oferecido pelo National Design Award em 2013 e membro do comité de planeamento e projecto de arquitectura da Fundação John Simon Guggenheim em 2015, Sorkin fundou em 2005 a Terreform, onde também actuou como editor-chefe da publicação UR (Urban Research), lançada em 2015.

Imagem: ©Harriet Harriss

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *