MBS by BERD: concluída primeira ponte, de um total de 148, no Peru

Por a 8 de Abril de 2020

Em Março ficou concluída a montagem da primeira ponde modular fornecida pela portuguesa MBS by BERD ao ministério dos Transportes do Peru. Esta foi a primeira ponte a ser concluída de um total de 148 pontes adjudicadas pelo governo do Peru à MBS by BERD. O contrato de fornecimento foi adjudicado no final de 2018, na altura era previsto o fornecimento de 125 pontes modulares, ao qual acresceu, já durante o ano de 2019, de mais 23 pontes. O tempo total de execução para o fornecimento era de 9 meses. O primeiro lote foi entregue em Junho de 2019, em Paita, no norte do Peru. Em Agosto foi entregue, em Lima, um segundo lote de 89 pontes. O último lote suplementar chegou também a Lima em Outubro último, concluindo com êxito a entrega total da encomenda 30 dias antes do prazo.

PUB

Com este projecto, a MBS by BERD lançou um novo conceito de ponte e fez a respectiva apresentação em quatro cursos de formação, abrangendo um total de 100 técnicos locais, que tiveram lugar na capital peruana, entre Outubro e Dezembro do ano passado. O curso centrou-se no carácter modular e a facilidade e simplicidade da instalação das pontes, com a montagem e o lançamento de duas pontes com vãos compreendidos entre 19,6 m e 61,6 m.

A primeira ponte ganhou, assim, vida em Março. A ponte sobre o Rio Silaco, com um vão de 61,60 metros, une os distritos de Chimbán e La Ramada, que se encontram entre os mais carenciados do país. A passagem entre as duas margens deste rio caudaloso era efectuada através de “huaros”, cestas suspensas que colocavam em risco a segurança das populações e dificultavam a circulação dos bens.

A empresa portuguesa acompanhou toda a montagem, que decorreu conforme previsto, e cujo o processo pode ser visto aqui.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *