Covid-19: FAUP associa-se a estudo internacional sobre cidades e habitação

Por a 13 de Abril de 2020

Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) está a apoiar um estudo internacional – www.ciudadesemergentes.com – que pretende aferir o impacto do isolamento social, no contexto da pandemia do novo coronavírus, no nosso modo de olhar para as cidades e para a habitação.

O estudo incide em aspectos como as características da habitação, o espaço para o tele-trabalho, a relação da habitação com o exterior, a relação com vizinhos, as qualidades do espaço público, o funcionamento da cidade e o controlo social.

A participação pode, ainda, ser feita através do envio de fotografias que retratem o dia a dia do confinamento (para o e-mail [email protected]) e com a partilha de experiências sobre a vivência dentro das casas – textos, desenhos, vídeos ou qualquer outro tipo de suporte (para o e-mail [email protected]).

Para os coordenadores, o estudo vai permitir uma melhor compreensão da situação de excepção que se vive devido à Covid-19 e espera contribuir com informação útil para apoiar o desenvolvimento de políticas públicas relacionadas com as cidades e a habitação.

O estudo parte da realização de um inquérito online dirigido a todos os cidadãos que vivem em Portugal – A cidade emergente – PT – com o objectivo de sistematizar informação que possa contribuir para a discussão sobre o futuro das cidades e da habitação.

Além de Portugal, o estudo está já a decorrer em Espanha, México, Peru e Equador, sendo em breve lançado também no Brasil e Canadá.

Este estudo internacional é liderado pelo professor Luciano Alfaya e coordenado por uma equipa de docentes da Escuela de Arquitectura Cesuga-USJ da Corunha, em Espanha, e reúne vários parceiros em diferentes países, entre os quais a Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. Conta ainda com a colaboração da Facultad de Arquitectura y Urbanismo de Lima e da Pontificia Universidad Católica de Perú (Peru), da Escuela de Arquitectura – Pontificia Universidad Católica de Ecuador -Campus Ibarra (Equador), da Escuela de Arquitectura, Arte y Diseño del Campus Querétaro del Tecnológico de Monterrey (México)

O preenchimento do inquérito, disponível até 30 de Abril, é confidencial e anónimo e pode ser feito através do link: https://pt.surveymonkey.com/r/ACidadeEmergente_PT?fbclid=IwAR1r72Fg2AQG8AU4f2-5R6SrZQlEsbd6I7dMzbnb0oKDZux1IulrHSt1778

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *