Serviço de apoio criado pela AEP já informou mais de 500 empresas

Por a 22 de Abril de 2020

Luís Miguel Ribeiro

O serviço de apoio às empresas da AEP – Associação Empresarial de Portugal, criado no dia 11 de Março para informar sobre a implementação das medidas anunciadas pelo Governo para minorar o impacto do novo Coronavírus na actividade empresarial, já informou mais de 500 empresas. O elevado número de solicitações – que chegam maioritariamente de micro e PME – já fez com que a associação reforçasse a equipa de técnicos, especialistas nas áreas jurídica e financeira, que diariamente prestam esclarecimentos a dezenas de empresas.

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Os pedidos de esclarecimento chegam de todo o país, apesar de serem provenientes em maior número de empresas localizadas nos distritos do Porto, Lisboa e Aveiro. Já os sectores de actividade que mais recorrem ao serviço são o Turismo, o Comércio e a Indústria e as áreas que mais dúvidas suscitam são no âmbito do Direito Laboral e da Segurança Social, seguidas da Fiscalidade e apoios Financeiros.

Luís Miguel Ribeiro, presidente da AEP, lembra que, desde a primeira hora, a AEP tem estado em contacto directo com as emrpesas, inquirindo e monitorizando o evoluir da situação, intervindo junto de diversas autoridades, tendo hoje canais directos junto dos ministérios da Economia, do Trabalho, do Planeamento e da Saúde, bem como de diversas instituições no plano confederativo e associativo, sectorial e territorial.

Nesta sequência, a AEP lançou um terceiro inquérito, a decorrer durante o mês de abril junto das empresas suas associadas, para voltar a avaliar o impacto do novo Coronavírus na atividade empresarial.

O presente contexto obriga a enfrentar novos desafios e a criar novas soluções. Nesse sentido as áreas de Formação e Internacionalização foram reforçadas. Na Formação, desde sempre uma área com um forte impacto no apoio às empresas, a AEP Formação programou um conjunto de acções online sobre Medidas de Apoio e Impacto COVID-19.
No serviço de apoio à internacionalização, que se viu obrigado a adiar um vasto número de missões empresariais e participações em feiras um pouco por todo o mundo, a equipa de gestores de mercados desta área continua a preparar o caminho para a internacionalização das empresas portuguesas. No âmbito do projeto BOW – Business on the Way, o calendário de acções de 2020 previa a passagem por 30 mercados, num total de 36 acções.

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