
CONSTRUIR
Fogos licenciados para construções novas cresce 28,3%
Lisboa aprova delimitação da Unidade de Execução Marvila-Beato
Politécnico de Leiria consigna empreitada para residência nas Caldas da Rainha
Empresas portuguesas marcam presença na BATIMATEC Expo 2025
BdP adquire nova sede por 191,99 M€
Conhecidos os candidatos aos European Responsible Housing Awards; Portugueses entre os finalistas
Carteira de encomendas da Reabilitação Urbana com crescimento “expressivo”
Obra do Edifício da Escola Superior de Saúde em Setúbal entregue ao Grupo NOV
Grândola emite parecer desfavorável ao projecto Mina da Lagoa Salgada
Asiática Midea conclui aquisição do Grupo Teka
A sociedade mercantil “Mármores Cosentino”, entidade que esteve na origem da Cosentino, e mais tarde do Grupo Cosentino celebrou no dia 14 de Abril quatro décadas de existência. Ao longo deste 40 anos, o grupo, nascido em Almeria, conseguiu uma facturação superior a 1.100 milhões de euros em 2019, uma implantação em 40 países e quase 5000 colaboradores em todo o mundo.
Para comemorar o seu 40º aniversário, a Cosentino pretende levar a cabo diversas iniciativas e acções internas, com o objectivo de “agradecer e reconhecer o apoio de todos os que fizeram da empresa, aquilo que ela é hoje”.
“Eu e os meus irmãos queríamos criar um projecto duradouro, sustentável e que gerasse riqueza para a nossa comunidade. Estes sonhos foram cumpridos. Foi um caminho difícil, com períodos muito duros. Tal como o que atravessamos neste momento. Esta inesperada e profunda crise global de saúde, económica e social, seguramente transformará cada um de nós. 2020 não tem sido um ano favorável para comemorarmos 40 anos de vida”, afirma Francisco Martínez-Cosentino Justo, presidente do Grupo Cosentino.
Sucessora de um pequeno marmorista em Macael, a segunda geração da família transformou uma pequena empresa de 1980 com 17 trabalhadores, numa multinacional líder na produção e distribuição de superfícies inovadoras para o mundo da arquitectura e do design. “Uma viagem de metas cumpridas e de ideias transformadoras e pioneiras, como a criação das marcas Silestone e Dekton, a conquista do mercado dos Estados Unidos, ou ter sido a primeira empresa espanhola a ter publicidade no maior evento televisivo do mundo – a final do Superbowl (2005)”
Num longo e intenso trajecto de 40 anos, o primeiro grande momento foi o nascimento de Silestone® em 1990, a marca líder mundial de superfícies de quartzo. Em 2004, a prestigiada revista TIME considerou Silestone® uma das inovações mais importantes do século XX. Graças à criação deste produto único e diferenciador, a empresa iniciou o seu processo de internacionalização, não só em território europeu, como também com a filial Cosentino Northwest Europe e com sedes na Holanda, e nos Estados Unidos (1997). Passo a passo, e já nos anos 2000, nasceu Cosentino Latina, na cidade brasileira de Vitória, a primeira instalação fabril fora de Espanha, totalmente especializada em granito. Em 2009, outro marco de inovação: o nascimento de Sensa by Cosentino, uma avançada gama de pedra natural, com uma protecção anti manchas exclusiva.
Depois de vários anos de crescimento e consolidação em território internacional, graças a uma crescente presença na Europa, Austrália, Ásia e Estados Unidos, A Cosentino chegou aos cinco continentes em 2014, com a estreia na África do Sul. Este crescimento internacional ficou marcado pela abertura de Cosentino Centers, inovadoras instalações para fins comerciais e de distribuição, e dos Cosentino Cities, um inovador conceito expositivo, localizado no coração de algumas das principais cidades do mundo.
A Cosentino voltou a marcar um antes e um depois na indústria, quando em 2013 revolucionou o sector com o lançamento da superfície ultra compacta Dekton. Durante todos estes anos, a Cosentino baseou o seu desenvolvimento na expansão internacional, na aposta constante pela inovação e I+D, na segurança e na honestidade.