CONSTRUIR
Habitação: Mais de 200 ideias integram nova versão da Carta Municipal
Bison Bank lança solução de crédito à habitação para não residentes
Projecto “Baterias 2030” concluído
Escritórios em Lisboa e Porto aceleram face a 2023
O Wolf Group e a Penosil estarão presentes na TEKTÓNICA 2024
CBRE Portugal lança programa para “jovens talentos”
APT IIN prevê crescer 13% face a 2023
Exposição “Objetos por Arquitetos” regressa à Casa da Arquitectura
Associação Empresarial da Feira organiza HabitaFeira
AM|48 lança investimento de 25M€ em Oeiras
papa
A MAN anunciou a introdução no mercado do seu primeiro camião totalmente electrico para o transporte de mercadorias, uma solução encarada pela fabricante alemã como resposta à cada vez maior exigência do mercado por soluções ecológicas.
O veículo de distribuição totalmente elétrico é um MAN eTGM com um quadro de três eixos 6×2-4 com eixo móvel direcional e elevável para um peso bruto de 26 toneladas. O veículo está equipado com uma caixa de carga para o transporte adequado contra a humidade das caixas de cartão. O veículo de distribuição elétrica é acionado por um motor elétrico de 264 kW (360 PS), que fornece um binário máximo de 3.100 Nm. As unidades auxiliares como a direção assistida, o compressor de ar, bem como o sistema de ar condicionado são acionadas e controladas eletricamente através do sistema de gestão de energia de acordo com a procura, poupando assim energia.
A recuperação da energia de travagem (denominada recuperação) converte a energia cinética do veículo em energia elétrica durante as fases de impulso e travagem e repõe a energia na bateria. Isto pode aumentar significativamente a autonomia. Um ecrã no painel de instrumentos informa o condutor sobre a capacidade das baterias. As potentes baterias de iões de lítio do Grupo Volkswagen fornecem a energia para o camião. Estas estão localiza das debaixo da cabine, acima do eixo dianteiro, onde o depósito de combustível está localizado nos veículos convencionais. Outras baterias estão localizadas na estrutura do veículo. A autonomia do MAN eTGM é de até 200 quilómetros, dependendo da área de operação e das condições climáticas e topográficas. As baterias podem ser carregadas com uma potência de carga de 22 ou 44 kW com corrente alternada ou como a chamada “carga de alta potência” com 150 kW de corrente contínua.~~
Para que seja o mais fácil possível entrar no mundo da mobilidade elétrica, a MAN oferece aos seus clientes um aconselhamento individual, abrangente e orientado para soluções, quando adquirem um eTGM com a MAN Transport Solutions Além disso, os condutores do MAN eTGM recebem formação de condução da MAN ProfiDrive, especialmente concebida para satisfazer os requisitos de condução de um veículo totalmente elétrico. O camião elétrico entregue à Friedrich Wenner GmbH faz parte de uma das primeiras séries de veículos que a MAN irá entregar a vários clientes em toda a Europa em 2020. Desde Setembro de 2018, nove camiões elétricos já foram utilizados diariamente com sucesso em nove empresas do Conselho Austríaco para a Logística Sustentável (CNL). O LGI Logistics Group também tem vindo a utilizar um MAN eTGM na logística de peças para a Porsche nas suas instalações de produção em Stuttgart-Zuffenhausen desde Dezembro de 2018.