AEP promove missões virtuais para negócios reais
a AEP vai promover, durante os meses de Junho e Julho, um conjunto de missões empresariais virtuais ao Perú, Colômbia, Chile e Brasil

CONSTRUIR
Carteira de encomendas da Reabilitação Urbana com crescimento “expressivo”
Obra do Edifício da Escola Superior de Saúde em Setúbal entregue ao Grupo NOV
Grândola emite parecer desfavorável ao projecto Mina da Lagoa Salgada
Asiática Midea conclui aquisição do Grupo Teka
Open House mostra os espaços e infraestruturas que fazem “A Invenção de Lisboa”
Nova edição do Prémio Secil Engenharia abre candidaturas
Arquitectos lançam apelo aos partidos candidatos às eleições legislativas
Alcácer do Sal tem a vantagem de “conseguir disponibilizar oferta para diferentes segmentos”
LoxamHune dá resposta a falhas de energia durante apagão
Drones e câmaras 360º ao serviço da TPF Consultores
Apoiar a internacionalização sempre foi um apanágio da actividade da AEP – Associação Empresarial de Portugal. A pandemia adiou viagens e obrigou a mudar o apoio às empresas exportadoras mas agora é altura de voltar aos negócios. Nesse sentido, a AEP vai promover, durante os meses de Junho e Julho, um conjunto de missões empresariais virtuais ao Perú, Colômbia, Chile e Brasil. O objectivo desta associação empresarial é contrariar a estagnação da economia nacional, criando oportunidades de exportação de bens e serviços para as PME portugueses.
Os mercados externos estavam já sinalizados no âmbito do projecto BOW – Business on the Way, desenvolvido pela área internacional da AEP, com o apoio do Portugal 2020 e Compete 2020 e do Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização. Para 2020, o calendário de acções previa a passagem por 31 mercados, num total de 37 acções (20 feiras, 15 missões e 2 missões inversas), mas com a pandemia muitas destas acções acabaram por ser suspensas.
Agora, através de um novo contexto de trabalho, “as missões empresariais virtuais da AEP vão permitir desenvolver e criar fluidez nos contactos com empresas internacionais, ajudando as PME nacionais a diversificar mercados”, explica a associação empresarial em comunicado. Com este modelo e a partir do seu escritório em Portugal, as empresas vão poder reunir com importadores e distribuidores de toda a América Latina com o objectivo de encontrar potenciais clientes e novos parceiros, melhorar o reconhecimento da marca, reunir informações sobre o sector e expandir o seu canal de negócios.
Em 2019, o programa para a internacionalização das empresas portuguesas contou com 34 acções, que levaram mais de 250 empresas a 30 distintos mercados.