AEP promove missões virtuais para negócios reais

Por a 21 de Maio de 2020

Apoiar a internacionalização sempre foi um apanágio da actividade da AEP – Associação Empresarial de Portugal. A pandemia adiou viagens e obrigou a mudar o apoio às empresas exportadoras mas agora é altura de voltar aos negócios. Nesse sentido, a AEP vai promover, durante os meses de Junho e Julho, um conjunto de missões empresariais virtuais ao Perú, Colômbia, Chile e Brasil. O objectivo desta associação empresarial é contrariar a estagnação da economia nacional, criando oportunidades de exportação de bens e serviços para as PME portugueses.

Os mercados externos estavam já sinalizados no âmbito do projecto BOW – Business on the Way, desenvolvido pela área internacional da AEP, com o apoio do Portugal 2020 e Compete 2020 e do Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização. Para 2020, o calendário de acções previa a passagem por 31 mercados, num total de 37 acções (20 feiras, 15 missões e 2 missões inversas), mas com a pandemia muitas destas acções acabaram por ser suspensas.

Agora, através de um novo contexto de trabalho, “as missões empresariais virtuais da AEP vão permitir desenvolver e criar fluidez nos contactos com empresas internacionais, ajudando as PME nacionais a diversificar mercados”, explica a associação empresarial em comunicado. Com este modelo e a partir do seu escritório em Portugal, as empresas vão poder reunir com importadores e distribuidores de toda a América Latina com o objectivo de encontrar potenciais clientes e novos parceiros, melhorar o reconhecimento da marca, reunir informações sobre o sector e expandir o seu canal de negócios.

Em 2019, o programa para a internacionalização das empresas portuguesas contou com 34 acções, que levaram mais de 250 empresas a 30 distintos mercados.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *