Câmara de Lisboa apresenta plano de transformação do espaço público
O plano, assente nos programas “A Rua é Sua” e “Lisboa Ciclável” pretende evitar a escolha do automóvel, em detrimento da bicicleta e dos transportes colectivos
CONSTRUIR
Prospectiva fiscaliza empreitadas no hospital de Vila Nova e Gaia e Espinho
Grupo IPG coloca no mercado 51 mil m2 de activos logísticos e industriais
Ordem dos Arquitectos debate cinco décadas de habitação em democracia
Pestana Hotel Group com resultado líquido superior a 100M€
‘The Nine’ em Vilamoura comercializado a 50%
‘Rethinking Organizations: as diferentes visões sobre o Futuro das Organizações no QSP SUMMIT 2024
Sindicato dos Arquitectos reúne com objectivo de aprovar “primeiras tabelas salariais”
FEP traz a Portugal economista David D. Friedman
António Fragateiro assume direcção de Real Estate para Portugal do Numa Group
Habitação: Mais de 200 ideias integram nova versão da Carta Municipal
papa
Transformação do espaço pedonal e aumento da rede ciclável, são algumas das medidas do município para evitar o aumento do transporte individual e a poluição. Em conferência de imprensa, Fernando Medina apresentou ainda a linha de apoio de três milhões de euros para apoio à compra de bicicletas.
O plano, assente nos programas “A Rua é Sua” e “Lisboa Ciclável”, salientou Fernando Medina, pretende evitar a escolha do automóvel. “Lisboa corre o risco de parar e o ar ficará irrespirável”, alertou o presidente da autarquia.
Para evitar o reforço do transporte individual, afirmou, a Câmara vai avançar rapidamente com medidas no âmbito da rede ciclável, aumento do espaço nos passeios, e redução da velocidade em ruas residenciais.
O apoio da autarquia na compra de bicicletas, será organizado em parceria com as lojas de bicicletas de Lisboa, que aderirem ao projecto.
A rede ciclável, actualmente com 105 km, deverá crescer mais 26 km até Julho, em locais como: Alameda dos Oceanos, Av. de Pádua, Av. Cidade Luanda, Av. Almirante Reis, Av. da Índia, Av. 24 de Julho, Av. da Liberdade, Av. do Uruguai. Nesta fase, estão já incluídas as pistas já contruídas, na Av. Berlim, Av. Cidade Bissau, Rua Castilho, e Av. Marquês da Fronteira.
Até Setembro, serão construídos mais 30 km, nas avenidas: Roma, Marechal Gomes da Costa, Ceuta, Lusíada, Berna, Conde Almoster, José Malhoa e Descobertas. Já em 2021, a cidade terá mais 20 km de ciclovias, na Av. Gago Coutinho, Av. Restelo, Av. Torre de Belém, Av. Álvaro Pais, Av. Carlos Paredes e Av. Helena Vieira da Silva.
Nos parques subterrâneos da EMEL, e concessionados pela CML, o estacionamento fechado para bicicletas vai chegar aos 1 050 lugares. A este aumento, acrescem ainda 1 700 lugares junto aos principais interfaces de transporte público, e 5 000 para estacionamento em todas as entidades de interesse público que o solicitem, como escolas, clubes desportivos e outras instituições.
Para ajudar a manter o distanciamento social recomendado pela Direcção-Geral da Saúde, a Câmara vai também intervir no espaço público, dando prioridade a zonas de espera associadas a actividades básicas: retalho alimentar, restauração, equipamentos de saúde, farmácias, paragens de transportes públicos.
As soluções passam, ainda, pela mitigação das ilhas de calor, criando espaços de sombra, apoio ao comércio local através do aumento da área para esplanadas, se necessário, através da supressão de lugares de estacionamento e/ou de uma via de trânsito.