Doutoramento na FAUP aposta nas afinidades entre projeto e investigação

Por a 21 de Junho de 2020

O Programa de Doutoramento em Arquitectura da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) apresenta, no ano lectivo 2020.2021, um Novo Plano de Estudos com 5 Opções de Estudos que pretendem responder aos temas emergentes do contexto presente.

No ‘Projecto do Espaço Habitacional e Formas do Habitar’ a leitura dos processos culturais e a abertura ao debate com outras disciplinas constitui a base de compreensão das variações conceptuais e operativas determinantes nas opções de desenho, construtivas e tecnológicas, do espaço doméstico ao espaço urbano.

Em ‘Arquitectura: Teoria Projecto História’ é proposta a construção de uma tese, na convergência de pontos de vista que se reúnem e formam o saber arquitectónico, com o tempo, para a intervenção no presente.

No contexto de globalização e de acelerada metamorfose das tecnologias e dos modos de organização social, o desafio de ‘Dinâmicas e Formas Urbanas’ é compreender os distintos modos de territorialização da sociedade e dos seus artefactos mais persistentes.

O estudo aprofundado das múltiplas questões e das diferentes escalas, que caracterizam as qualidades do ‘Património Arquitectónico’ que hoje urge identificar, é a estratégia proposta para um quadro de resposta aos seus problemas de salvaguarda e valorização.

A nova opção de estudos consubstancia uma inovadora proposta de investigação no panorama nacional e internacional. ‘Teoria e Práticas do Projecto’ procura, na reflexão sobre as formas do fazer arquitectura, os instrumentos metodológicos que analogamente constituem referências para o pensamento e investigação na área disciplinar da arquitectura.

Reflectindo e operando num presente marcado por profundas alterações sociais, ambientais, tecnológicas, financeiras e económicas, a orientação das diferentes opções de estudo beneficia da reconhecida experiência e mérito do corpo docente da ‘Escola do Porto’, mas, também, de uma rede de professores e conferencistas convidados oriundos de várias instituições nacionais e internacionais.

O Curso dirige-se a profissionais, investigadores e docentes da área da arquitectura e urbanismo e áreas afins.

A estrutura base do curso é complementada por unidades curriculares optativas que contribuem para uma abertura de perspectivas, nos domínios da arte e da cultura, da política e da sociologia, da ciência e da matemática, da filosofia, da história e do desenho, para a definição de um terreno multidisciplinar de suporte à preparação da tese de doutoramento.
O desenvolvimento das teses no âmbito do PDA tem a possibilidade de ser realizado em estreita articulação com os vários Grupos de Investigação pertencentes ao Centro de Estudos em Arquitectura e Urbanismo.

O trabalho de elaboração da tese beneficia, ainda, de um estreito contacto com docentes e investigadores da Faculdade e de outras instituições, que transportam os seus específicos interesses de investigação para os círculos de debate formados com os estudantes nas diferentes unidades curriculares. Desde logo, valorizam-se as perspectivas e interesses de investigação de cada um dos doutorandos, que são apoiadas através de enquadramento tutorial individual e particular de cada um dos estudantes.

A estrutura do primeiro ano curricular compreende um âmbito comum de ensino-aprendizagem de conhecimentos avançados de teoria e metodologia, no domínio da arquitectura e do urbanismo, e seminários de projecto tese e investigação que contemplam 5 opções de estudos. O 1.º ano curricular finaliza com a apresentação e defesa do Projecto de Tese em Painel de Aferição.

Os dois anos subsequentes são dedicados à elaboração da tese, acompanhada e monitorizada através da realização das Práticas de Investigação e da revisão da problemática da tese, com a apresentação do Relatório de Progresso, no início do 3.º ano do programa de doutoramento.

Para a edição 2020.2021, o Programa atribuirá, através de um contrato estabelecido entre o Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo da FAUP e a FCT, Bolsas de Doutoramento a 7 estudantes.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *