Metropolitano de Lisboa recebeu três propostas para concurso do lote 2
As propostas entregues encontram-se em análise e avaliação pelo Júri do procedimento

CONSTRUIR
BdP adquire nova sede por 191,99M€
Conhecidos os candidatos aos European Responsible Housing Awards; Portugueses entre os finalistas
Carteira de encomendas da Reabilitação Urbana com crescimento “expressivo”
Obra do Edifício da Escola Superior de Saúde em Setúbal entregue ao Grupo NOV
Grândola emite parecer desfavorável ao projecto Mina da Lagoa Salgada
Asiática Midea conclui aquisição do Grupo Teka
Open House mostra os espaços e infraestruturas que fazem “A Invenção de Lisboa”
Nova edição do Prémio Secil Engenharia abre candidaturas
Arquitectos lançam apelo aos partidos candidatos às eleições legislativas
Alcácer do Sal tem a vantagem de “conseguir disponibilizar oferta para diferentes segmentos”
O Metropolitano de Lisboa (ML) informa que foram entregues três propostas referentes ao concurso público internacional, com vista à celebração do contrato relativo à execução da empreitada de projecto e construção dos toscos respeitante à construção entre a Estação Santos e o término da Estação Cais do Sodré (lote 2). As propostas entregues encontram-se em análise e avaliação pelo Júri do procedimento.
O concurso lançado pelo ML tem um preço base de 90 milhões de euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor, devendo os trabalhos a realizar prever as funcionalidades e as condicionantes próprias de uma construção em ambiente urbano, mantendo a rede do metropolitano em exploração, sem suspensão da circulação rodoviária e pedonal na zona envolvente.
Este concurso enquadra-se no âmbito da concretização do plano de expansão da rede do ML para o prolongamento das linhas Amarela e Verde Rato/Cais do Sodré, viabilizando a criação de um anel envolvente na zona central da cidade de Lisboa, tendo por base vários estudos realizados entre 2009 e 2017 que apontaram como prioritário este prolongamento.
O contrato para a construção do lote 1, referente à execução dos toscos entre o término da Estação Rato e a Estação Santos, foi assinado a 6 de maio com a ZAGOPE – Construção e Engenharia, com o valor de 48.624.000 euros, acrescido de IVA à taxa legal em vigor e aguarda emissão de visto prévio pelo Tribunal de Contas.
O contrato para o lote 3, respeitante à construção de dois novos viadutos sobre a Rua Cipriano Dourado e sobre a Av. Padre Cruz, na zona do Campo Grande, prevendo a ampliação da estação do Campo Grande para Nascente, aguarda entrega de propostas até 21 de Agosto.
O investimento total previsto para esta fase de expansão do Metropolitano de Lisboa é de 210,2 milhões de euros, cofinanciado em 127,2 milhões de euros pelo Fundo Ambiental e em 83 milhões pelo Fundo de Coesão, através do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.