Confinamento faz aumentar procura por novos modelos de cozinhas

Por a 23 de Junho de 2020

Covid-19 e a procura por novas cozinhas por medida

Devido à pandemia da Covid-19, as famílias passaram a estar em casa mais tempo do que nunca. O período da quarentena, marcado pela declaração do Estado de Emergência no nosso país, confinou milhões de pessoas nas suas casas durante os meses de Março e Abril. Foi um período que marcou e marcará as nossas vidas coletivas para sempre. Foi, também, um tempo de mudança, em vários níveis: nas formas de viver, trabalhar e comunicar. Casa – e o ato de ficar em casa – passou a assumir um papel ainda mais importante e central nas nossas vidas. É por isso natural que durante este período muitos portugueses tenham aproveitado para olhar para a sua casa – e pensar a sua casa – de forma diferente, de modo a criar novos espaços nesta que se adequassem à nova realidade e à nova normalidade. A cozinha não foi exceção – pelo contrário. Muitas pessoas dedicaram-se a fazer um projeto de cozinha para melhorar este que sempre foi um espaço de refeições e convívio absolutamente central na vida dos países da Europa do Sul. Há várias razões para isso.

Cozinhas por medida

A cozinha é um espaço nuclear numa casa. Não é apenas o lugar onde se fazem refeições. Tem também uma carga cultural que a torna num palco importantíssimo nas vivências de uma família e dos seus amigos próximos. É um ponto de encontro entre sabores e pessoas, ingredientes e tradições, comida e cultura. Com as vidas cada vez mais agitadas e recentradas para serem vividas fora de casa – em torno de escritórios, das 9 às 17 – a cozinha foi-se tornando num espaço menos vivido do que o habitual. No entanto, com a pandemia da Covid-19 e o tempo de confinamento a que esta obrigou, a importância da cozinha foi recuperada, fazendo com que as pessoas passassem mais tempo neste espaço e, assim, começassem a pensar em renová-lo, idealizando o seu projeto de cozinha. Modelos de cozinhas de todos os tipos e feitios foram vivenciados durante este período de forma intensa e especial. Outros tantos foram sonhados e imaginados. É o resultado de muito tempo passado neste espaço, a preparar refeições e a conviver, que levaram ao passo seguinte: pensar em cozinhas por medida, cozinhas de luxo, modelos de cozinhas e projeto de cozinha. Todo este ânimo em torno da cozinha tem aderência nos números do Google Trends em Portugal. Estes indicam que os portugueses aproveitaram o confinamento para procurar por modelos de cozinhas. Por exemplo, na semana de 12 a 18 de Abril, e na de 10 a 16 de Maio a procurar por “cozinhas” no Google Trends revelou uma tendência de crescimento que se mantém até hoje. Depois de Fevereiro, também a semana de 3 a 9 de Maio revelou crescimento no que toca à pesquisa por “modelos de cozinhas”.

Projeto de cozinha

Cozinhas de luxo? Cozinhas por medida? Cozinhas modernas com ilhas? As possibilidades para modelos de cozinhas multiplicam-se. E onde podem estas afinal ser encontradas? A Leiken é geralmente apontada como uma referência no mercado e representa marcas de cozinhas como a Arrital, ModulNova e Valcucine, entre outras, como a ADL, Dall Agnese e Altamarea, para outros espaços da casa. A verdade é que uma procura num motor de pesquisa por projeto de cozinha ou modelos de cozinhas poderá ajudar a definir e elencar as melhores opções e decidir de forma mais informada. Quer esteja à procura de cozinhas de luxo ou cozinhas por medida, uma busca criteriosa por estes termos poderá trazer várias soluções. Se procurar algo mais específico, como cozinhas modernas com ilhas, sugerimos também uma procura em motores de busca como o Google, Yahoo ou Bing, para assim preparar e realizar o seu projecto de cozinha.

Cozinhas de luxo

Quando pensamos em cozinhas de luxo, convocamos vários elementos: cozinhas modernas com ilhas, espaços amplos, muita luz, acabamentos de alta qualidade e eletrodomésticos de última geração. Depois do tempo que passámos confinados é normal acrescentarmos ainda uma janela com vista e os melhores ingredientes para que o sonho seja mais completo. A verdade é que este tempo de confinamento em casa, acabou por ser também um tempo de pausa e reflexão. A cozinha acabou por voltar a desempenhar o papel de grande importância que sempre teve. Lugar de reunião, espaço de família, tempo de conversa à volta dos cozinhados e das refeições. E só isso já é um luxo.

* conteúdo da exclusiva responsabilidade da Unik SEO


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *