Engexpor alia-se à Católica para desenvolver projecto de inovação e tecnologia

Por a 30 de Junho de 2020


Com o objectivo de promover a ligação entre a universidade e o meio empresarial e a inclusão dos jovens no mercado de trabalho, a Engexpor desafiou um grupo de estudantes finalistas do Master em Management da Católica Lisbon School of Business and Economics a encontrar uma solução que visa integrar na empresa novas metodologias de gestão de projectos, assentes em princípios de inovação e tecnologia.

A iniciativa foi desenvolvida ao abrigo do programa Católica Academic Consulting (Strategic Management Consulting Project), através do qual um grupo de alunos trabalha directamente com os dirigentes da empresa, apoiando-a na resolução de um desafio real relacionado com a sua actividade e o seu sector de actuação.

No caso concreto da Engexpor, especializada na gestão de projecto e de construção, o trabalho consistiu no estudo e apresentação de uma proposta para incorporar na empresa uma nova tecnologia aplicada à gestão de projectos e à oferta de novos serviços digitais e de inovação. O projecto incidiu mais especificamente sobre a metodologia BIM (Building Information Modeling), uma ferramenta em crescente utilização na indústria de arquitectura, engenharia e construção, especialmente nos mercados internacionais e que começa a dar os primeiros passos em Portugal.

Miguel Alegria, CEO da Engexpor, que acompanhou o desenrolar do projecto,  destaca a “experiência enriquecedora” que foi trabalhar com um grupo de jovens tão “talentosos e dedicados”. “Só posso agradecer à Católica por criar oportunidades que além de aproximarem as empresas e as universidades se focam em projectos reais desenhados à medida das organizações e dos seus alunos”.

“A transformação digital na indústria de arquitectura, engenharia e construção tem alterado a forma como desenvolvemos a nossa actividade e prestamos serviços aos nossos clientes e conviver com jovens com ideias novas e perspectivas diferentes dá ainda mais ânimo à nossa vontade de inovar e de sermos impulsionadores da mudança no nosso sector”, acrescenta Miguel Alegria.

Do lado da Católica Lisbon, o projecto, que teve a duração de 12 semanas, foi liderado pela professora Rute Xavier e teve a participação de dois estudantes portugueses e três franceses: César Levenq, Master em Management e Especialização em Corporate Finance, Clément Desmouceaux, Inês Tiago, Simon Chiffoleau e Tiago Caetano, Masters em Management e Especialização em Estratégia.

Para fomentar a sua ligação ao meio universitário e proporcionar oportunidades de carreira a jovens estudantes ou recém-licenciados, a Engexpor tem ainda uma parceria com o Instituto Superior Técnico, nomeadamente com os programas Técnico Job Bank, Técnico Summer Internships e Técnico Career Weeks, que dinamiza as Jornadas de Civil. Colabora ainda com o Pitch Bootcamp, organizado pela Spark Agency em conjunto com várias universidades.


Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *