Portugal e Países Baixos reforçam cooperação via hidrogénio verde
Portugal e os Países Baixos reforçam a cooperação bilateral no domínio da energia através da colaboração relacionada com o projeto âncora de Sines e as atividades no Porto de Roterdão.

CONSTRUIR
Ordem propõe ao Governo revisão para aceleração de resolução de conflitos na Contratação Pública
Hipoges com crescimento de 35% em 2021
Trienal de Arquitectura Lisboa: “Como desenhar o diálogo?”
Saint-Gobain Portugal participa em projecto de impressão 3D
Velux apresenta gama de janelas zenitais na Casa Decor de Madrid
Porto avança com plano de investimentos no projecto Porto Solar até 2034
Soluções Vicaima Wardrobe disponíveis em bibliotecas Archicad e Revit
Jungheinrich inicia 2022 em linha com as expectativas
Câmara Municipal e Startup Lisboa desafiam jovens a encontrarem soluções para a habitação em Lisboa
Vortal lança nova plataforma de compras dedicada ao sector da construção
Portugal e os Países Baixos assinaram um Memorando de Entendimento para afirmar a sua intenção de ligar os planos de hidrogénio de Portugal e dos Países Baixos até 2030. O memorando prevê o desenvolvimento de uma cadeia de valor estratégica de exportação-importação, garantindo a produção e o transporte de hidrogénio verde de Portugal para os Países Baixos e o seu hinterland, através dos portos de Sines e de Roterdão.
Portugal e os Países Baixos reforçam, assim, a cooperação bilateral no domínio da energia. Os dois países comprometem-se em dar mais um passo na sua ambição de contribuir para o desenvolvimento do hidrogénio verde na Europa, isto é, de hidrogénio obtido a partir de fontes renováveis.
Esta cooperação reforçada visa contribuir para os objetivos climáticos da UE, combinando competitividade e sustentabilidade com um forte compromisso político na criação de um verdadeiro mercado internacional do hidrogénio, com regras de mercado que tornem a exportação de hidrogénio uma realidade.
Os dois países reconhecem a importância crescente que os gases renováveis, em particular o hidrogénio verde, irão desempenhar na descarbonização da Europa e comprometem-se a promover e incentivar a cooperação institucional, para ajudar a desenvolver cadeias de abastecimento para a exportação de hidrogénio verde. Um primeiro passo será dado unindo esforços para um Important Project of Common European Interest (IPCEI) para o hidrogénio, para o qual os projetos relativos à exportação de hidrogénio verde têm um sério potencial, o que inclui a colaboração relacionada com o projeto âncora de Sines e as atividades no Porto de Roterdão.
Esta parceria com os Países Baixos reforça os compromissos existentes na Estratégia Nacional do Hidrogénio e a vontade de promover uma política industrial baseada em políticas e estratégias públicas que possam ajudar a mobilizar e orientar o investimento público e privado em projetos de hidrogénio, criando assim oportunidades para as empresas e para a indústria.