Investigadores da NOVA criam projecto para apoiar renovação de edifícios históricos
Plataforma online junta especialistas em reabilitação de edifícios e eficiência energética de Portugal, Eslovénia e Holanda, financiado pelo EIT Climate-KIC

CONSTRUIR
Cinco novas centrais fotovoltaicas flutuantes vão nascer no Alqueva
Imo4build promove Vila Nova Parque
Aliaxis adquire startup portuguesa Zypho
Benavente Logistic Park será uma realidade em 2024
Alteração do Plano de Urbanização do Vale de Santo António torna possível mais 2400 fogos
Savills adquire Predibisa e consolida posição no Porto
Cisão da Smartwatt Intelligence coloca Enlitia no mercado
Cosentino anuncia plano de expansão para a América do Norte
Inovação e sustentabilidade marcam 5ª edição do ‘Dia do Betão’
Exportações da fileira da madeira e mobiliário crescem 14% no 1º trimestre de 2023
‘Green Menu’ é o nome do projecto pan-europeu que que tem como principal objectivo tornar o processo de renovação de edifícios históricos em algo mais simples, atraente e escalável. A plataforma online junta investigadores especialistas em reabilitação de edifícios e eficiência energética de Portugal, Eslovénia e Holanda, financiado pelo EIT Climate-KIC.
Nesta extensa caixa de ferramentas online, os proprietários de casas históricas em Portugal, na Eslovénia e na Holanda podem encontrar informações relevantes sobre como tornar as habitações mais sustentáveis, incluindo soluções técnicas, oportunidades financeiras e regulamentação sobre património local. Na plataforma é também possível aceder a ferramentas de cálculo de fácil utilização, e encontrar informações relevantes sobre oportunidades de retrofitting.
“Sabemos que a melhoria da eficiência energética nos edifícios é fundamental para os esforços globais de mitigação das alterações climáticas e a manutenção do aumento de temperatura abaixo de 1,5 °C. A actual crise pandémica veio também reforçar a importância de se investir na resiliência dos sistemas socioeconómicos e em estilos de vida saudáveis. A renovação de edifícios é uma medida essencial identificada pela Comissão Europeia no Pacto Ecológico Europeu, sendo uma iniciativa essencial para atingir as metas de energia e clima europeias e globais”, explica João Pedro Gouveia, investigador da FCT NOVA.
O ‘Green Menu’ (na versão portuguesa intitulado de ‘Menu de Renovação Verde’) traduz-se numa ferramenta útil sobretudo para proprietários de habitações mais vulneráveis e edifícios mais antigos. Os edifícios construídos antes de 1945 representam entre 10% a 30% do parque edificado, dependendo do país em questão. Com uma reabilitação particularmente complexa, torna-se difícil para o cidadão comum encontrar informações específicas e detalhadas que se encontram dispersas por várias entidades. Esta plataforma gratuita reúne num único local toda a informação sobre medidas sustentáveis, instrumentos financeiros e regulamentação.
O projecto resulta de uma colaboração entre o CENSE – Centro de Investigação em Ambiente e Sustentabilidade, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, do E-Zavod, Institute for Comprehensive Development Solutions, na Eslovénia, e do De Groene Grachten, Holanda, e financiamento do EIT Climate-KIC, tendo sido seleccionado num concurso europeu extraordinário para Projectos de Regeneração pós-Covid-19.