Savills desenvolve novo serviço tecnológico de monitorização dos espaços de trabalho
Serviço, já a ser testado no MB4 Office, permitirá recolher dados a nível energético e de conforto ambiental, além de possibilitar a gestão da ocupação de espaços

CONSTRUIR
França, Brasil e Suíça lideram procura estrangeira por imóveis no 1º trimestre de 2025
Quatro cenários para o BRT da A5
‘Sousa Martins 17’ reforça aposta no residencial da JM Investimentos Imobiliários
Cegid debate futuro da construção e da logística em evento sobre digitalização e IA
Schneider Electric e Start Campus estabelecem alicerces para a infraestrutura de IA e Cloud em Portugal
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
A aposta na inovação e tecnologia, tendo como base a maior eficiência energética dos edifícios, é uma tendência que se torna cada vez mais uma realidade no sector imobiliário. A Savills, consultora imobiliária internacional, está a avançar neste sentido, ao desenvolver um novo serviço tecnológico de consultoria em monitorização nos seus projectos.
“O projecto de reabilitação MB4 Office é um dos espaços onde estamos a desenvolver este novo serviço de consultoria e monitorização desenvolvido pela Savills. Localizado na Av. Miguel Bombarda 4, este é um projecto que envolve vários departamentos da consultora desde a comercialização à gestão do imóvel”, explica o arquitecto Pedro Gomes, associate architect e project manager deste processo.
Este novo serviço permite orientar e acompanhar os ocupantes e proprietários a recolher e analisar os dados das suas instalações, quer a nível energético, quer a nível de conforto ambiental. Desta forma, após análise destes dados, poderá estudar-se o desempenho sustentável dos imóveis, controlando parâmetros de conforto ambiental e consumo energético dos mesmos.
Os proprietários dos edifícios poderão comunicar em tempo real quais os consumos que estejam a ser produzidos, permitindo desta forma gerir qual a eficiência energética ao minuto, e de que forma esta pode ser melhorada.
Este tipo de serviço poderá estimular inquilinos e ocupantes a abraçar uma vida mais sustentável, a ajudar na poupança de energia, destacando o contributo individual de cada um no caminho para um estilo de vida mais sustentável, resultando num esforço global para reduzir a pegada ecológica dos espaços e das empresas ao mesmo tempo que se reduzem custos de consumo e de operacionalidade.
Os sensores climáticos poderão recolher dados como: qualidade do ar; quantidade de CO2 na frcação; temperatura; humidade; presença de partículas no ar (PM); presença de gases nocivos no ar (VOC), entre outros, garantindo assim uma melhor percepção do ambiente que se vive no escritório e, de igual forma, perceber quais as melhores soluções que se podem aplicar para melhorar a qualidade de vida e de trabalho.
Além de sensores climáticos, o serviço desenvolvido pela Savills poderá permitir também uma melhor gestão de ocupação de espaços e de fluxos de ocupantes dos edifícios. Através da tecnologia, é possível reservar antecipadamente um local de trabalho ou uma sala de reuniões, através de uma aplicação no smartphone. Também é possível perceber a ocupação total do escritório em tempo real, permitindo às empresas gerir quantas pessoas se encontram a trabalhar naquele momento, visto que a pandemia trouxe novas limitações à ocupação dos espaços de trabalho. Ao mesmo tempo, permitirá aos gestores terem uma percepção clara da estrutura ocupada nos escritórios e de que forma podem rentabilizar ao máximo o espaço que têm disponível.