Câmara de Loures assina protocolo para construção do Centro de Saúde de Santo Antão do Tojal
O presidente da Câmara Municipal de Loures fez saber que o projecto de arquitectura do novo equipamento está “a ser terminado”, prevendo-se que os projectos de especialidades sejam concluídos “nas próximas semanas”

CONSTRUIR
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
Crescimento de flexspaces deve-se à “rapidez da operacionalidade” e “flexibilidade de prazos”
Habitat Invest lança lote 3 do Almar Beach
Prémio António Almeida Henriques 2025 destaca empresas e autarquias
IP consigna a última empreitada das obras do PRR
Melom e Querido Mudei a Casa Obras com volume de negócios de 6,6 M€ no 1º trimestre
Sete gabinetes portugueses finalistas nos A+Awards 2025
Accor assume gestão do Anantara Vilamoura, o primeiro da marca Fairmont em Portugal
Estão abertas as candidaturas à 21ª edição do Prémio Fernando Távora
A Câmara Municipal de Loures deu esta quarta-feira um passo decisivo para a construção da nova Unidade de Saúde de Santo Antão do Tojal, com a aprovação de um protocolo de colaboração a celebrar com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT).
Nos termos desse protocolo, o novo equipamento de saúde ficará localizado num terreno municipal, a ceder à ARSLVT, localizado entre a Rua Padre Américo e a Alameda Arquitecto António Canevari, na Quinta do Aqueduto, em Santo Antão do Tojal.
De acordo com o documento, aprovado por unanimidade na reunião camarária de hoje, o investimento necessário à construção desta unidade de saúde, a qual irá servir uma população de cerca de 10.500 utentes, foi inscrito no Plano de Recuperação e Resiliência.
Na proposta aprovada sublinha-se “a carência de infraestruturas adequadas para a prestação de cuidados de saúde na área de actuação da unidade de cuidados de saúde de Santo Antão do Tojal” e a necessidade de se promover uma “melhoria das condições em que os referidos cuidados de saúde são prestados”.
Nesta reunião camarária, o presidente da Câmara Municipal de Loures fez saber que o projecto de arquitectura do novo equipamento está “a ser terminado”, prevendo-se que os projectos de especialidades sejam concluídos “nas próximas semanas”. “Contamos a seguir a isso fazer o lançamento do concurso de empreitada, uma vez que o terreno já está disponibilizado”, acrescentou Bernardino Soares.
Recorde-se que este não é o único investimento na área da saúde que está a ser concretizado no concelho, em parceria com a Câmara Municipal de Loures. Em Santa Iria de Azóia, encontra-se em curso a construção de uma nova unidade de saúde, no Bairro Terra de Frades, cujas obras deverão estar concluídas em Novembro.
Quanto ao Catujal, foi já lançado o concurso público para a construção da nova unidade de saúde, junto ao Parque Verde do Planalto do Catujal, a qual irá servir uma população de cerca de 13 mil utentes.