Edição digital
Assine já
    PUB

    José Martos, CEO Saint-Gobain em Portugal

    Empresas

    Saint-Gobain a caminho das “zero emissões líquidas de carbono”

    O “Plano de Sustentabilidade” da Saint-Gobain é “ambicioso” e envolve todas as áreas do Grupo com um forte investimento em I&D. Atenta aos novos processos de urbanização e à urgência de medidas para aliviar as mudanças climáticas, o Grupo pretende, também, contribuir para “repensar os espaços de vida e os métodos de construção”

    Cidália Lopes

    José Martos, CEO Saint-Gobain em Portugal

    Empresas

    Saint-Gobain a caminho das “zero emissões líquidas de carbono”

    O “Plano de Sustentabilidade” da Saint-Gobain é “ambicioso” e envolve todas as áreas do Grupo com um forte investimento em I&D. Atenta aos novos processos de urbanização e à urgência de medidas para aliviar as mudanças climáticas, o Grupo pretende, também, contribuir para “repensar os espaços de vida e os métodos de construção”

    Cidália Lopes
    Sobre o autor
    Cidália Lopes
    Artigos relacionados
    Ordem dos Arquitectos debate cinco décadas de habitação em democracia
    Arquitectura
    Pestana Hotel Group com resultado líquido superior a 100M€
    Imobiliário
    ‘The Nine’ em Vilamoura comercializado a 50%
    Imobiliário
    ‘Rethinking Organizations: as diferentes visões sobre o Futuro das Organizações no QSP SUMMIT 2024
    Sindicato dos Arquitectos reúne com objectivo de aprovar “primeiras tabelas salariais”
    Arquitectura
    FEP traz a Portugal economista David D. Friedman
    Empresas
    António Fragateiro assume direcção de Real Estate para Portugal do Numa Group
    Imobiliário
    Habitação: Mais de 200 ideias integram nova versão da Carta Municipal
    Construção
    Bison Bank lança solução de crédito à habitação para não residentes
    Imobiliário
    Projecto “Baterias 2030” concluído
    Empresas

    Em Portugal desde 1962, o Grupo Saint-Gobain conta já com 11 empresas distribuídas pelo País. Em entrevista ao CONSTRUIR, José Martos, CEO Saint-Gobain em Portugal, revela que a ambição é “de continuar a crescer”, nomeadamente em segmentos de mercado “onde possamos desenvolver novos modelos de negócio”. Além da aposta na sustentabilidade, o Grupo está atento às áreas da mobilidade sustentável e de protecção da saúde

    Quais os objetivos da empresa para 2021?

    Temos a ambição de continuar a crescer em Portugal, tanto nos nossos mercados mais tradicionais, como em novos segmentos de mercado onde possamos desenvolver novos modelos de negócio.

    Este objectivo de crescimento deve ser alcançado pela Digitalização da experiência do cliente, pela Excelência Operacional e pela Sustentabilidade, de forma que todas as nossas acções contribuam para o nosso propósito último: “Making the World a Better Home”.

    Pretendemos continuar a investir em I&D com vista a darmos continuidade ao desenvolvimento das nossas diversas áreas de negócio, a manter uma cultura corporativa robusta e genuína e dar seguimento ao trabalho que temos vindo a implementar no âmbito da sustentabilidade.

    Que desafios impôs a pandemia, tanto em termos de equipa como de negócio?

    O principal desafio está claramente centrado no imenso impacto humano e económico que está a ter. Consequentemente, a falta de confiança dos investidores no mercado da construção também afectou alguns sectores relacionados com o turismo e o retalho principalmente.

    Actualmente, estamos já em franco processo de recuperação – e, na verdade, algumas das nossas áreas, como o caso da Construção, acabaram por não registar muitas quebras, visto que houve, claramente, vontade da parte das pessoas em remodelarem ou (re)construírem os seus espaços em caso, com a pandemia.

    A gestão dos recursos humanos foi sempre um grande desafio, que assumimos deste o início, pois quisemos sempre que todos se sentissem serenos, protegidos, informados e igualmente motivados, desde o primeiro momento.

    Presente em Portugal há tanto tempo, qual as áreas de negócio com maior crescimento?

    A Saint-Gobain está presente no mercado português desde 1962, quando adquiriu parte das acções da Companhia Vidreira Nacional (Covina). Desde então, o grupo Saint-Gobain tem investido activamente no mercado português, tanto em materiais de construção como no sector automóvel, chegando a 11 empresas distribuídas por todo o País e representadas por marcas líderes nos seus respectivos mercados como Weber, Placo, Isover, Climalit, Glassdrive, Sekurit, Norton.

    O segmento dos materiais de construção tem assistido a um forte crescimento, que tem acelerado nos últimos anos. Não só há uma forte procura de vivendas, mas também estamos a ver um desenvolvimento da construção mais responsável e sustentável, tanto pelo Governo como pelos proprietários. Acho que esta vai a ser um dos grandes motores de progresso da economia e do sector nos próximos anos, tanto desde o ponto de vista normativo como pelas exigências dos particulares, os quais são cada vez mais responsáveis e exigentes pelo respeito do meio ambiente.

    A promoção da sustentabilidade e da responsabilidade social tem sido uma das áreas de maior foco do Grupo com vista à neutralidade do carbono até 2050 e de contribuir para a meta da redução de emissões de CO2 do Grupo para 2030. Que acções tem sido desenvolvidas neste sentido?

    Com o lançamento do “Plano de Sustentabilidade”, em Setembro de 2019, a Saint-Gobain anunciou o seu compromisso de alcançar zero emissões líquidas de carbono até 2050, um objectivo alinhado com a tarefa de limitar o aquecimento global a 1,5ºC. Este compromisso requer um ambicioso plano de acção que influenciará a forma como fazemos negócios, as matérias-primas que utilizamos, os nossos processos produtivos, a forma como reutilizamos materiais para minimizar o desperdício. Ou seja, de uma forma geral, todas e cada uma das nossas acções visam contribuir positivamente para o futuro do nosso planeta.

    O conceito de conforto sustentável é aplicado desde a concepção e design do produto ou solução, à selecção de matérias-primas e recursos, processos de produção e distribuição de materiais. O mesmo reflecte-se ainda na sensibilização para o consumo responsável de recursos e na promoção de comportamentos sustentáveis.

    Respondendo aos seus interlocutores e a um mundo em mudança, a Saint-Gobain analisa os desafios que enfrentamos colectivamente e incorpora-os como uma fonte de progresso para as suas soluções e expertise. Em resposta ao crescimento da população mundial, ao aumento da esperança média de vida, aos processos de urbanização e à urgência de medidas para aliviar as mudanças climáticas, a Saint-Gobain está a repensar os espaços de vida e os métodos de construção, aplicando a sua experiência ao progresso na área de mobilidade sustentável e protecção da saúde de todos.

    Todos os esforços em termos de sustentabilidade traduzem-se, por exemplo, na economia de energia gerada pelos produtos de isolamento da Saint-Gobain.

    A Saint-Gobain investiu também no lançamento de um Fundo de Carbono interno. Implementado pela primeira vez numa região piloto – o Norte da Europa -, o fundo visa acelerar a redução das emissões não-industriais de CO2 através das ações quotidianas dos colaboradores e de investimentos direccionados para as instalações. Este Fundo de Carbono baseia-se no preço interno do carbono do Grupo para decisões de investimento, recentemente aumentado para 50€/tonelada de equivalente de CO2, e converte parte da redução das emissões de CO2 em dinheiro, com vista a financiar projectos que visem reduzir a pegada de carbono do Grupo, criando um círculo virtuoso. Esses projectos, propostos e seleccionados pelos colaboradores, incidem sobre o seu ambiente profissional.

    Os novos desafios da sustentabilidade têm, também, pautado a inovação e os novos produtos da Saint-Gobain de uma forma transversal. De que forma é que a empresa conseguiu fazer essa mudança e tornar-se numa das empresas mais sustentáveis tendo, inclusive já recebido prémios pelos seus produtos?

    Em primeiro lugar, quisemos sempre que a Sustentabilidade fosse um eixo importante no nosso ADN e, por isso, as nossas equipas de I&D mantiveram esse foco como permanente no desenvolvimento de novas soluções. Aliás, o nosso centro de competências em Aveiro para o desenvolvimento de argamassas industriais de colagem de cerâmica, desde 2006 – ano em que foi criado – é reflexo disso mesmo. Em segundo lugar, porque queremos que o nosso plano de acção para a Sustentabilidade seja efectivamente traduzido em acções concretas, nomeadamente no que toca à nossa gestão interna e à oferta que produzimos para os nossos públicos.

    Realizamos também vários investimentos neste sentido, como é o caso do investimento de 1,2 milhões de euros na linha de pastas do centro de produção da Saint-Gobain Weber, em Aveiro, assim como a construção de um novo Centro Logístico, no Centro produtivo da mesma sociedade no Carregado.

    Com o investimento na nova linha de pastas em Aveiro, pretende dar-se resposta ao crescimento de vendas notado no mercado português, assim como reforçar a posição de liderança que a empresa assume na sua experiência e satisfação do cliente, nas necessidades do mercado, na produtividade, sustentabilidade, eficiência energética e conforto integral dos edifícios. Este investimento permitirá produzir novos produtos nas gamas de colagem e pavimentos, assim como ampliar a capacidade de produção dos produtos de revestimento de fachadas, contribuindo assim para um melhor serviço no que diz respeito ao fornecimento das soluções ETICS (isolamento térmico pelo exterior), aos clientes da marca Saint-Gobain Weber – líder no sector das argamassas industriais.

    Ainda no que diz respeito à melhoria do serviço, com a integração na mesma sociedade das marcas ISOVER, Placo® e Weber foram investidos 600 mil euros na construção de um novo armazém logístico, no centro de Argamassas Industriais do Carregado, incrementando em 2000 m2 o nosso centro logístico. Desta forma, será possível optimizar cargas de diferentes gamas de produtos destas marcas num único espaço, reduzindo assim também a nossa pegada carbónica pela significativa redução de transportes, centralizando as entregas no mesmo local. Estima-se que este centro logístico esteja operativo ainda em Maio de 2021.

    Podemos antecipar algumas novidades ou inovações que venham a lançar ainda este ano?

    A Saint-Gobain sempre se distinguiu pela sua capacidade de se diferenciar dentro das várias áreas de negócio em que actua. Em 2021, foi mesmo nomeada como uma das 100 empresas mais inovadoras do mundo no ranking Clarivate Top 100 Global Innovator™ 2021, pela décima vez consecutiva. Sobre este eixo tão importante para o nosso ADN, é também interessante recordar que, desde o início da última década, a Saint-Gobain a nível mundial apresentou mais de quatro mil patentes, financiou mais de 100 teses académicas, desenvolveu significativas inovações de produto, melhorou os seus processos de produção, inovou no serviço ao cliente e na gestão da cadeia de abastecimento graças à tecnologia digital, ao uso de dados e inteligência artificial.

    O Grupo, graças aos seus 3.600 investigadores, investiu 428 milhões de euros em Investigação e Desenvolvimento em 2020.

    Já a nível nacional, também a Inovação tem sido desde sempre um pilar importante no desenvolvimento do grupo Saint-Gobain em todas as suas actividades. Como exemplo de uma das últimas inovações importantes, destaco o lançamento conseguido este ano pela marca Weber em Portugal, de um produto inovador e sustentável: o Webercol Flex Lev, vencedor do prémio 5 estrelas, escolha nº1 da marca dos profissionais e com a atribuição de menção honrosa no prémio nacional de sustentabilidade. Este produto, é um cimento-cola para colagem de cerâmica, que utiliza 30% de matérias-primas recicladas provenientes de outras indústrias, contribuindo de forma muito positiva para o objectivo de redução de emissões carbónicas. Trata- se de uma solução criada no laboratório de Investigação e Desenvolvimento em Aveiro, o centro de competências da empresa para o desenvolvimento de argamassas para colagem de cerâmica à escala internacional. Foi o primeiro produto Saint-Gobain a nível mundial a ser lançado com estas características havendo já neste momento alguns países a seguir esta tendência lançada por Portugal.

    Adicionalmente, este produto inovador apresenta uma excelente performance, possuindo propriedades que melhoram o seu desempenho e aderência. O Webercol Flex Lev permite ter sacos com 12,5 kg com o mesmo rendimento que as argamassas tradicionais em sacos de 25 kg, sendo um produto que não exige esforço no transporte. Do ponto de vista de manuseamento, também exige menor esforço do que o habitual, o que se torna vantajoso para todo o processo em armazém, loja ou obra, promovendo a saúde e bem- estar dos utilizadores. De forma semelhante, os gastos energéticos e emissões de CO2 associadas a todo o processo de transporte de materiais são também consideravelmente reduzidos.

    O produto apresenta múltiplas funções servindo para colagem de cerâmica, pedra natural e mosaico hidráulico, em pavimentos e paredes interiores, bem como em fachadas e pavimentos exteriores. Ao contrário do que usualmente acontece, a mais-valia de sustentabilidade aportada pelo Webercol Flex Lev é alcançada sem que haja um aumento do custo da solução, o que permite que o benefício de sustentabilidade não signifique um custo acrescido para os seus utilizadores.

    Sobre o autorCidália Lopes

    Cidália Lopes

    Jornalista
    Mais artigos
    Artigos relacionados
    Ordem dos Arquitectos debate cinco décadas de habitação em democracia
    Arquitectura
    Pestana Hotel Group com resultado líquido superior a 100M€
    Imobiliário
    ‘The Nine’ em Vilamoura comercializado a 50%
    Imobiliário
    ‘Rethinking Organizations: as diferentes visões sobre o Futuro das Organizações no QSP SUMMIT 2024
    Sindicato dos Arquitectos reúne com objectivo de aprovar “primeiras tabelas salariais”
    Arquitectura
    FEP traz a Portugal economista David D. Friedman
    Empresas
    António Fragateiro assume direcção de Real Estate para Portugal do Numa Group
    Imobiliário
    Habitação: Mais de 200 ideias integram nova versão da Carta Municipal
    Construção
    Bison Bank lança solução de crédito à habitação para não residentes
    Imobiliário
    Projecto “Baterias 2030” concluído
    Empresas
    PUB

    David Friedman

    Empresas

    FEP traz a Portugal economista David D. Friedman

    Um dos mais “reconhecidos” economistas do mundo, David D. Friedman, apresenta a palestra “Market Failures: An argument for or against government?” no dia 29 de Abril

    CONSTRUIR

    A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), em parceria com a FEP Economics Society e a Students for Liberty Portugal, vai realizar no próximo dia 29 de Abril, uma palestra com um dos mais “reconhecidos” economistas do mundo, David D. Friedman.

    Analisando o tema “Market Failures: An argument for or against government?”, David D. Friedman irá abordar os “argumentos comuns” sobre falhas de mercado, incluindo a teoria de “bens públicos”, aplicando a mesma lógica às acções e incentivos do Governo, vistos, geralmente, como a solução para estes desafios do mercado livre.

    Friedman é um dos “maiores nomes” da escola de economia de Chicago e é autor de inúmeros livros de economia e de direito. No seu livro mais famoso – “The Machinery of Freedom” – defende o sistema capitalista, apresentando a visão de como as funções que um Estado desempenha na sociedade conseguem ser desempenhadas voluntariamente pelo mercado livre, incluindo o sistema legal.

    A iniciativa faz parte do Programa de Seminários da FEP.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    Projecto “Baterias 2030” concluído

    O projecto que envolveu 23 entidades empresariais e do sistema científico, respondeu aos desafios da descarbonização e da implementação de CER’s com recurso a Baterias, de nova geração e de segunda vida, num investimento de 8,3 M€

    CONSTRUIR

    A Dstsolar, empresa do Dstgroup, concluiu o projecto “Baterias 2030”, que visou responder aos desafios da descarbonização e da implementação de Comunidades de Energia Renovável com recurso a Baterias, de nova geração e de segunda vida, de forma a ultrapassar o problema da inconstância das energias renováveis, promovendo assim a transição para uma matriz energética mais sustentável

    O projecto, que reuniu 23 entidades empresariais e do sistema científico, e que contribuiu para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras que irão promover a descarbonização e a criação de valor para a sociedade, focou-se no desenvolvimento do conceito de comunidades de energia, antes mesmo da criação de legislação para estas Comunidades em Portugal.

    Liderado pela Dstsolar, o projecto iniciado em meados de 2021 contou com a participação de nove entidades do sistema científico, em colaboração com mais 13 empresas (bysteel fs, innovationpoint, dst, Amnispura, Visblue, Efacec, C2C NewCap, Addvolt, Evolution, Secil, Omniflow, WattlS e 3drivers).

    O projecto contou ainda com a cooperação do município de Braga, uma vez que dado o seu carácter demonstrador culminou no desenvolvimento de um Living lab, no edifício generation, onde todas as tecnologias desenvolvidas foram implementadas em contexto real.

    O laboratório vivo está concluído, tendo ainda algumas faces visíveis para o público. Contempla a central fotovoltaica, estrutura de fachada de painéis fotovoltaicos, mupi digital com carregamento de veículos elétricos e SmartPole para iluminação autossuficiente com baterias de 2ª vida, um armazenamento de segunda vida de 54 kWh, baterias de escoamento Redox de 50 kWh, pilha de hidrogénio de 10 kWh, entre outros.

    De entre as tecnologias desenvolvidas e aplicadas no Laboratório Vivo existem novas tecnologias de armazenamento, tais como: baterias de escoamento Redox, pilhas de hidrogénio, supercondensadores assimétricos e baterias de segunda vida provenientes da indústria automóvel. Há, ainda, pisos termo eléctricos, capazes de produzir energia através do diferencial térmico e também na criação de plataformas de gestão de energia que permitam uma distribuição inteligente da mesma no âmbito das comunidades de energia.

    Este projecto contou com um investimento total de 8,3 milhões de euros, gerou 33 novas contratações, desenvolveu 11 demonstradores em escala real e 21 protótipos laboratoriais. Gerou ainda 50 publicações científicas em revistas internacionais, 17 teses de mestrado e 11 teses de doutoramento.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos

    LX51

    Empresas

    APT IIN prevê crescer 13% face a 2023

    Em 2023, a APT IIN cresceu 11% em volume de vendas e a previsão em 2024 é alcançar 3,5 milhões de euros em volume de vendas, ou seja, pretende “manter o ritmo de crescimento em dois dígitos” e, simultaneamente, desenvolver novos projectos

    CONSTRUIR

    A empresa APT IIN, que actua na oferta de alojamentos nos conceitos Housing, Studios & Suites e Boutique House, registou em 2023 o seu melhor ano com 3,1 milhões de euros de volume de vendas, correspondente a um crescimento de 11% relativamente a 2022.

    Para 2024, a empresa prevê novo crescimento e aponta para um volume de vendas na ordem dos 3,5 milhões de euros, ou seja, equivalente a um crescimento de 13%, permitindo, desta forma, “o desenvolvimento sustentável do alojamento existente”.

    Até final do ano, a empresa conta anunciar a abertura de uma nova operação. Também para 2025 e 2026 tem em desenvolvimento projectos nos conceitos premium com a marca “B”, à semelhança do BCascais, Studios & Suites com a marca LX51 e um investimento em turismo de natureza, respectivamente. “Todos os projetos serão localizados em Lisboa ou no raio de uma hora de distância”, indica a empresa.

    Actualmente, a APT IIN anteriormente designada “APT in Lisbon”, dispõe de aproximadamente 100 camas em todos os segmentos de alojamentos. Assinala-se um ano da abertura do BCascais, que representou o investimento no conceito boutique house e a expansão da empresa para fora da cidade Lisboa.

    “O objectivo é crescer em conceitos que nos permitam oferecer aos nossos hospedes, estadias exclusivas e diferenciadoras”, reforça Filipe Costa, owner & CEO da APT IIN.

    A APT IIN iniciou a sua actividade em 2016 e conta, actualmente, com 30 colaboradores. Aposta em locais privilegiados que proporcionam diferentes experiências aos hóspedes que procuram Lisboa como destino.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    Associação Empresarial da Feira organiza HabitaFeira

    A primeira edição do certame sobre construção, imobiliário e sustentabilidade tem lugar de 7 a 9 de Junho no centro de congressos Europarque, em Santa Maria da Feira

    CONSTRUIR

    O evento é uma iniciativa da Associação Empresarial da Feira, AEF, e pretende reunir “empresas dos sectores imobiliário, construção e eficiência energética” e estará aberto “a profissionais e público em geral, propondo-se divulgar a oferta mais actual de produtos e práticas relativos não apenas ao segmento prioritário da habitação, mas também ao do edificado de vocação empresarial, industrial e social”, refere nota da organização.

    “Seja uma casa, uma escola ou um pavilhão industrial, os requisitos da construção são cada vez mais exigentes ao nível da durabilidade, do conforto e da eficiência energética e ambiental, portanto é preciso que tanto técnicos como consumidores finais estejam muito bem informados sobre a oferta disponível e as consequências das suas escolhas”, afirma Alferes Pereira, presidente de AEF, citado na mesma nota. O responsável justifica, assim, o novo projecto da instituição, que tem perto de um milhar de associados de diferentes sectores.

    O HabitaFeira que se realiza-se de 7 a 9 de Junho pretende reunir no Europarque dezenas de expositores que operem em áreas como arquitectura, engenharia, materiais de construção, revestimentos, mobiliário, decoração de interiores, alarmes, jardinagem, paisagismo, energia, domótica, serviços de manutenção, limpeza, segurança, seguros, financiamento bancário, etc..
    A área ocupada pelos stands dessas marcas só ficará definida quando terminar o prazo de inscrição no evento, que aceita participações até 30 de Maio, mas Alferes Pereira diz que “a AEF já tem reservados dois pavilhões” para o efeito, assim como espaço para eventos paralelos, apresentações de produtos e conferências temáticas e sectoriais.

    “Santa Maria da Feira e a região envolvente, por um lado metropolitana e muito urbana, com forte ligação ao Porto, e, por outro, propícia à qualidade de vida e ao turismo, pela componente florestal e balnear que se estende de Aveiro até Arouca, têm registado um crescimento muito grande e esse não se vai ficar por aqui”, afirma o presidente da AEF. “Por isso é que se sentiu necessidade de avançar para este projecto, que quer reunir no mesmo local todos os ramos de actividade envolvidos na nossa paisagem edificada, incentivando marcas e empresas a mostrarem no HabitaFeira o que de melhor fazem no seu segmento e como é que se distinguem umas das outras”, acrescenta.

    Alferes Pereira realça que o evento está aberto a expositores de todo o país, representantes de multinacionais e distribuidores de marcas globais. A ocupação dos stands será paga, mas a entrada dos visitantes gratuita. “E quanto mais inovador for o produto de uns, maior será a curiosidade dos outros”, diz o presidente da AEF.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    Roca apresenta “Sparking Change” na Fuorisalone

    Concebida pela Mario Cucinella Architects, a instalação que representa os princípios da circularidade e descarbonização no sector da cerâmica, vai estar presente na feira Fuorisalone, em Milão

    CONSTRUIR
    tagsRoca

    Com uma altura de 4,5 metros, um cenário semicircular de elementos cerâmicos modulares, a instalação inspirada no primeiro forno túnel eléctrico do Mundo para a produção sanitária. Apresentada pela Roca, “Sparking Chance” foi concebida pela Mario Cucinella Architects, que representa os princípios da circularidade e descarbonização no sector da cerâmica, vai estar presente na feira Fuorisalone, em Milão.

    Composta por 1200 blocos cerâmicos impressos em 3D de cores únicas, a gradação cromática e o formato da instalação servem como metáforas visuais que representam as temperaturas de funcionamento progressivas do processo de cozedura da cerâmica. Em cada bloco, meticulosamente elaborado, estão incluídos pormenores que ilustram a temperatura exata necessária em cada fase da produção para garantir a máxima qualidade dos produtos de louça sanitária.

    “Sparking Change” reforça o compromisso da Roca com a sustentabilidade numa instalação única que demonstra de que forma o conhecimento, a experiência e a tecnologia contribuíram para que a Roca desenvolvesse a maior inovação dentro do setor”, explica Marc Viardot, director de marketing e design do Roca Group.

    O design da instalação, com uma “elegante” curva e diferentes alturas, encaixa na perfeição no espaço triangular e integra-se plenamente no pátio da Universidade de Milão, disponibilizando toda uma gama de possibilidades espaciais e funcionais.

    Mas além do seu aspecto visual apelativo, os blocos que compõem a instalação convertem-se em parte da narrativa, transformando-se em zonas acolhedoras com assentos que convidam os visitantes a sentaram-se, conversarem e socializarem neste espaço dinâmico.

    Combinando o mundo físico e o mundo virtual, a instalação oferece aos visitantes uma exploração atractiva e envolvente do processo de produção desta inovação pioneira. Através da utilização da realidade aumentada na web, os visitantes são convidados a entrar numa viagem interactiva para descobrir os benefícios do inovador forno túnel eléctrico da Roca. Esta nova abordagem permite que os visitantes conheçam mais pormenorizadamente o compromisso da Roca no que toca a ampliar os limites da inovação, ao mesmo tempo que abraça a sustentabilidade.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos

    Adriano Nogueira Pinto, director coordenador nacional da DS Private

    Empresas

    DS Private reforça rede

    Entre Janeiro e Março a empresa especializada na compra e venda de imóveis de luxo no norte e centro do país reforçou a sua rede com a abertura de quatro novas lojas, tendo registado no primeiro trimestre do ano um crescimento na sua facturação de 29%, face ao período homólogo

    CONSTRUIR

    A DS Private, marca do Grupo Decisões e Soluções especializada na compra e venda de imóveis de luxo e do segmento premium, registou um crescimento na facturação de 29% no primeiro trimestre de 2024, em comparação com o período homólogo.

    Durante os primeiros três meses deste ano, a Ds Private reforçou a sua rede com abertura de quatro novas lojas, Ponte de Lima, Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Oliveira de Azeméis, com especial enfoque na zona Norte e Centro do país.

    Os resultados do primeiro trimestre de 2024 acompanham a tendência de crescimento da marca, que em 2023 registou um crescimento de 96% na facturação da sua rede de lojas e abriu cinco novas lojas no país.

    “Os resultados obtidos nestes primeiros meses do ano reflectem o caminho de consolidação que temos vindo a fazer desde que chegámos ao mercado, em 2020. Este crescimento significativo na facturação deve-se ao empenho e à entrega de todos os profissionais que trabalham na rede DS Private e que asseguram um serviço de excelência para com os nossos clientes. Continuaremos focados na expansão da nossa rede de lojas em todo o território nacional, em reforçarmos o nosso posicionamento na vanguarda do aconselhamento premium para o imobiliário de alta qualidade e em oferecermos um serviço personalizado e exclusivo a quem nos procura”, sublinhou Adriano Nogueira Pinto, director coordenador nacional da DS Private.

     

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    Weber lança novo acabamento para fachadas

    A restante gama de fachadas vai ser atualizada ao longo do ano, sendo que as propriedades dos restantes produtos não se alteram, passando a existir apenas uma uniformização dos nomes para weberdecor

    CONSTRUIR

    A Weber apresenta uma nova solução de acabamento para complementar a sua alargada gama de produtos para fachadas. O weberdecor liso é um acabamento extrafino texturado, à base de siloxanos. Disponível em 110 cores do Grupo A, o weberdecor liso é uma solução durável, possível de aplicar em sistemas de isolamento térmico pelo exterior – ETICS.

    Outra novidade é a evolução dos acabamentos weberplast decor F e M, que passam a designar-se weberdecor F+ e M+. Foi realizada uma melhoria dos produtos atuais, que passam a apresentar maior resistência ao desenvolvimento de fungos e algas, são mais hidrófugos e mais duráveis esteticamente.

    A restante gama de fachadas vai ser atualizada ao longo do ano, sendo que as propriedades dos restantes produtos não se alteram, passando a existir apenas uma uniformização dos nomes para weberdecor. As atualizações serão feitas ao longo do ano, de acordo com escoamento de stock de embalagens atuais, por motivos de sustentabilidade.

    Importa realçar que os baldes da gama de fachadas passam a ser comercializados em embalagens de plástico reciclado.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos

    Ferran Baldirà, CEO Grupo Eurofred

    Empresas

    Grupo Eurofred formaliza venda da sua filial Horeca Global Solutions

    Uma decisão que se prende com o plano estratégico do Grupo em concentrar os seus esforços nas unidades de negócio de climatização e refrigeração

    CONSTRUIR

    O Grupo Eurofred, holding multinacional especializada em soluções integrais de climatização, refrigeração e serviços, formalizou a venda da sua filial Horeca Global Solutions à Tefcold Group, especialista na distribuição de equipamentos de refrigeração comercial e com sede em Viborg, Dinamarca.

    Uma decisão que se prende com o plano estratégico do Grupo em concentrar os seus esforços nas unidades de negócio de climatização e refrigeração.

    “Este acordo responde à implantação de nosso Plano Estratégico e que nos permitirá centrar a atenção no nosso negócio ‘core’ de confort térmico e refrigeração, reforçando ainda mais a nossa posição no mercado”, afirma Ferran Baldirà, CEO do Grupo Eurofred.

    E acrescenta: “A Horeca Global Solutions conta com um catálogo de marcas de prestígio, um ‘expertise’ e uma equipa de profissionais que estou certo que permitirão continuar a crescer sob a direcção do Tefcold Group”.

    A Eurofred Group criou a empresa Horeca Global Solutions em 2022 a partir de sua unidade de negócio de equipamentos para restauração com o objectivo de impulsionar seu crescimento e dar resposta especializada às necessidades dos clientes do sector Horeca. A relação entre as duas empresas começou em 2006 com o desenvolvimento, por parte de Tefcold, da marca própria de produto da Horeca Global Solutions.

    Nascida em 1966, a Eurofred é uma holding multinacional, que conta, actualmente, com 11 empresas na Espanha, França, Portugal, Itália e Chile, além de joint ventures no Reino Unido e Irlanda.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    KEO inaugura escritório em Lisboa e duplica número de colaboradores

    A KEO, arquitectura, design e engenharia, vai inaugurar os novos escritórios em Lisboa, no Parque das Nações, dando seguimento à estratégia de crescimento da marca na Europa. Presente em oito países e contando com 2600 profissionais, a KEO celebra este ano 60 anos de existência

    CONSTRUIR

    Em Portugal desde 2020, iniciou as suas operações na cidade do Porto, onde conta actualmente com mais de 70 colaboradores. A abertura do novo escritório em Lisboa visa ampliar a capacidade da empresa para responder à crescente procura pelos seus serviços.

    João Sales, director da empresa em Portugal, sublinha a importância da retenção de jovens talentos no país. “O facto de sermos uma grande empresa internacional, que oferece a possibilidade de desenvolver uma carreira aliciante e trabalhar em projectos ambiciosos, é fundamental para atrair e reter os melhores profissionais”, afirma.

    “A abertura deste novo espaço irá permitir a expansão da nossa equipa e continuar a desenvolver projectos de grande relevância internacional. Para alcançarmos esse objectivo, pretendemos atingir ainda este ano os 150 colaboradores em Portugal”, refere o responsável.

    Donna Sultan, presidente e CEO, destaca a qualidade dos profissionais nos escritórios da empresa em Portugal. “Os nossos escritórios em Portugal são um centro de excelência na concepção e execução de projectos”, afirma. “A experiência global da KEO permite-nos oferecer aos nossos clientes soluções inovadoras e personalizadas que atendem às suas necessidades específicas.”

    Em Portugal, a empresa procura arquitectos e engenheiros que irão desenvolver projectos nas suas várias áreas de actuação: arquitectura e design de interiores, planeamento urbano, arquitectura paisagista, infraestruturas e vias de comunicação, sustentabilidade e ambiente.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    Empresas

    Geberit volta a juntar-se a Miguel Muñoz para espaço na Casa Decor 2024

    O novo projecto de Miguel Muñoz chama-se ‘Templo Shamash: a Alvorada’ e é uma homenagem à civilização da antiga Mesopotâmia que, com as suas inovações e contribuições culturais, mudou a evolução do mundo

    CONSTRUIR

    Depois do sucesso alcançado no ano passado com o espaço ‘Magnum Lignum’, que ganhou o prémio de Melhor Projecto Casa Decor 2023, a Geberit, especialista em louça sanitária e tecnologia para a casa de banho, voltou a apostar no elegante design de interiores de Miguel Muñoz Estudio.

    O novo projecto de Miguel Muñoz para a Geberit chama-se ‘Templo Shamash: a Alvorada’ e é uma homenagem à civilização da antiga Mesopotâmia que, com as suas inovações e contribuições culturais, mudou a evolução do mundo. Shamash, o deus sumério do sol, dá nome a este espaço e é representado como um sol nascente, no mármore do chão da casa de banho.

    Este “sol no seu amanhecer” é, também, uma homenagem ao principal lançamento da Geberit que se apresenta no espaço: a sanita com sistema integrado de lavagem AquaClean Alba. Na casa de banho ‘Templo Shamash: a Alvorada’, cores puras como o branco e o preto, junto com tons áridos e alaranjados transportam-nos até às terras da antiga Mesopotâmia. Nas paredes, um revestimento têxtil de requintada delicadeza fala-nos da Babilónia, a capital desta civilização e evoca os relevos que se representaram nos seus templos sagrados, denominados zigurat.

    Na Casa Decor 2024, as soluções Geberit também foram incluídas noutros espaços do palácio da Trinidad, nomeadamente no Espaço Woodmodulor e no Espaço Niessen.

    Sobre o autorCONSTRUIR

    CONSTRUIR

    Mais artigos
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB
    PUB

    Navegue

    Sobre nós

    Grupo Workmedia

    Mantenha-se informado

    ©2021 CONSTRUIR. Todos os direitos reservados.