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MAN com nova geração de camiões “mais eficiente e mais digital”

“estamos a tornar a nossa Nova Geração de Camiões mais eficiente, segura e inovadora e concentramo-nos ainda mais na simplificação das operações do dia-a-dia dos nossos clientes e motoristas, tornando-nos num confiável e competente parceiro”

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MAN com nova geração de camiões “mais eficiente e mais digital”

“estamos a tornar a nossa Nova Geração de Camiões mais eficiente, segura e inovadora e concentramo-nos ainda mais na simplificação das operações do dia-a-dia dos nossos clientes e motoristas, tornando-nos num confiável e competente parceiro”

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A MAN está a apresentar novos destaques de produtos para a Nova Geração de Camiões, recém-lançada no ano passado, que tornam o TGX, TGS, TGM e TGL ainda mais seguros e fáceis de usar, mas também mais eficientes e digitais.

O sistema de troca de espelho MAN OptiView, o assistente de direcção MAN CruiseAssist, economia de combustível adicional de até 3,7 por cento, bem como actualizações over-the-air com MAN Now e novos serviços digitais são apenas algumas das inovações que chegam entre a segunda metade de 2021 e o início de 2022 que proporcionará aos motoristas e transportadoras benefícios duradouros nas suas operações diárias.

“Sabemos que os negócios dos nossos clientes nunca param, por isso na MAN nunca paramos de trabalhar na melhoria dos nossos produtos. Por esse motivo, estamos a tornar a nossa Nova Geração de Camiões mais eficiente, segura e inovadora e concentramo-nos ainda mais na simplificação das operações do dia-a-dia dos nossos clientes e motoristas, tornando-nos num confiável e competente parceiro”, diz Göran Nyberg, membro do conselho executivo de vendas e soluções para clientes da MAN Truck & Bus.

Quando se trata de eficiência, a nova Geração de Camiões MAN, que, com sua economia de combustível de até 8,2 por cento, já é muito moderada, está prestes a ficar melhor. A nova função de ajuste dinâmico do torque, que também pode ser encomendado a partir de Julho, e a redução da velocidade ao conduzir em marcha lenta têm um impacto adicional na redução do consumo de combustível. Quando combinado com a caixa de velocidades MAN TipMatic 12 altamente eficiente, que agora é usada por padrão em tractores semi-reboques tipo, e a aerodinâmica, que foi ainda mais melhorada com a remoção dos espelhos retrovisores externos e a chegada da nova persiana para o GM e cabines GX, economia de combustível adicional de até 3,7 por cento pode ser alcançada em situações de transporte de longo curso com a série de motores D26.

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Reynaers Aluminium lança nova gama Paralline

Os modernos sistemas podem ser utilizados em fachadas, terraços ou pátios que precisam de criar áreas sombreadas ao ar livre, principalmente no Verão em que os dias são maiores, mas igualmente ao longo do ano

A Reynaers Aluminium, especialista líder no desenvolvimento e comercialização de soluções inovadoras e sustentáveis em alumínio, apresenta para o verão de 2021 a nova gama de produtos que permite a arquitetos e profissionais de construção e remodelação, conceber e construir casas e edifícios únicos.

O revestimento Paralline combina, segundo a empresa, o design contemporâneo a soluções sustentáveis fruto da experiência de mais de 50 anos da Reynaers Aluminium na produção de soluções em alumínio para uma variedade de aplicações. De acordo com Marta Ramos, directora de marketing da Reynaers “a Reynaers tem-se posicionado como um parceiro de excelência para instaladores, arquitectos e donos de obra por via de um forte investimento em pesquisa, desenvolvimento e suporte técnico, consolidado em produtos inovadores, sustentáveis e centrados nas necessidades de cada um dos intervenientes no processo construtivo”.

Os modernos sistemas podem ser utilizados em fachadas, terraços ou pátios que precisam de criar áreas sombreadas ao ar livre, principalmente no Verão em que os dias são maiores, mas igualmente ao longo do ano, particularmente nos países do sul da Europa.
Para além de ganhos ao nível da eficiência energética, criam uma nova oportunidade de revestimento para paredes opacas ou transparentes sem necessidade de interferência de uma terceira parte no projecto.

Segundo assegura a empresa em comunicado, Paralline pode ser combinada e ajustada a qualquer elemento ou material da fachada de um edifício (incluindo janelas e portas). As opções de design são muito variadas, utilizando perfis horizontais ou verticais, com diferentes profundidades e uma conjugação de estilos para estéticas exclusivas perfeitamente adaptadas às pretensões do cliente. Está, do mesmo modo, integrada no sistema Reynapro para cálculo e orçamentação fiáveis. Os elementos podem ser pré-assemblados em oficina, permitindo uma fácil e rápida instalação e alinhamento no local. Para o proprietário, isto significa previsibilidade em custos e prazos.

“Paralline é a solução perfeita para impulsionar a sustentabilidade do seu edifício em nova construção ou em reabilitação. Uma camada de isolamento pode ser instalada atrás do revestimento da fachada Paralline para uma óptima eficiência energética”, asseguram os responsáveis da Reynaers, que acrescentam que “quando instalado em sobreposição com as janelas ou portas, os produtos Paralline actuam como um sistema de sombreamento. Além dos benefícios do isolamento, o sistema é também fácil de desmontar e reciclar, dando assim uma resposta à crescente procura de soluções para fachadas circulares”.

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Weber lança novas versões do selante Webercolor: Sealceramic e Sealstone

A aposta da empresa tem como objectivo reforçar a sua notoriedade enquanto especialista na actividade, oferecendo selantes adequados à cor da oferta de juntas Webercolor

A Weber, da Saint-Gobain Portugal, acaba de relançar no mercado nacional os selantes Webercolor Sealceramic e Webercolor Sealstone. A aposta da empresa tem como objectivo reforçar a sua notoriedade enquanto especialista na actividade, oferecendo selantes adequados à cor da oferta de juntas Webercolor, melhorando o resultado técnico e estético das distintas obras.

O Sealceramic destina-se à selagem elástica de juntas entre cerâmica, para interiores e exteriores, paredes e pavimentos, podendo também ser utilizado em combinação com os sistemas de fachadas Webertherm da marca. O produto apresenta resistência a fungos e elevada elasticidade e aderência.

Já o Sealstone está indicado para a selagem elástica de juntas entre pedra, para interiores e exteriores de edifícios, paredes, pavimentos e piscinas, sendo também resistente a fungos, com elevada elasticidade e aderência.

Estes tipos de revestimentos estão sujeitos a muitas tensões em consequência das variações de temperatura e humidade assim como das sobrecargas a que as construções são submetidas. Uma forma de aliviar ou absorver estes esforços, evitando o destacamento das peças, é prevendo juntas no pavimento ou revestimentos ao executar a solução.

Paralelamente, os produtos mencionados são adequados para preenchimento dos remates entre painéis cerâmicos ou pétreos com os elementos adjacentes (tais como sanitários, rodapés ou caixilharia), remates estes que devem ser executados com materiais elastoméricos capazes de prevenir a passagem de água e proporcionar uma continuidade estética entre as partes.

Os produtos diferenciam-se, desta forma, pelas propriedades tecnicamente ajustadas aos dois tipos de revestimentos mais comuns: cerâmica e pedra natural. Em adição, esta oferta está ajustada à disponibilidade de cor presente na gama Webercolor, permitindo manter as características técnicas/estéticas dos revestimentos em cerâmica e pedra natural.

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MAN lança novas carroçarias para eTGE

Com caixa, a MAN eTGE possui um espaço de carga de 3.280 mm de comprimento, 2.060 mm de largura e 2.000 mm de altura (opcionalmente 2.200 mm). Isto corresponde a um generoso volume de carga de 13,5 metros cúbicos

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A MAN, especialista em produtos e serviços inovadores para a indústria de veículos pesados de mercadorias e passageiros, está já a promover um conjunto de novas carroçarias associadas ao modelo eTGE, nomeadamente uma carroçaria com caixa.

Com a introdução da solução a ser feita junto de uma empresa de mobiliário na Holanda, a opção, segundo a MAN, permite a entrega local, sem emissões, de móveis geralmente volumosos na metrópole de Amesterdão. Com este passo, a empresa contribui para a melhoria da qualidade do ar na cidade e, simultaneamente, responde ao aumento do número de entregas ao domicílio desde o início da pandemia, o que torna o transporte limpo ainda mais importante.

O facto de cada vez mais empresas pensarem desta forma também se reflecte nas actuais estatísticas de registo na Europa (UE 27 + 3). De Janeiro a Maio de 2021, o número de vans eléctricas a bateria (BEV) entre 3 e 6 t GVW duplicou em comparação com o período homólogo para cerca de 2.200 unidades (+ 135%).

Anteriormente, a MAN eTGE estava disponível como furgão na área de transporte de mercadorias e como minibus no sector de transporte de passageiros. Com o objectivo de oferecer aos seus clientes uma gama ainda mais ampla na classe de veículos comerciais eléctricos leves, a MAN Truck & Bus, em cooperação com conceituados fabricantes, oferece a eTGE com caixa, com plataforma ou basculante trilateral.

“Na nova versão, a eTGE torna-se ainda mais atraente para os motoristas de entrega. Porque muitos clientes de negócios de entregas urbanas estão interessados num grande volume de carga, seja para entregas de pedidos online de grande volume ou para entregas de móveis. Ao mesmo tempo, está a tornar-se cada vez mais importante, especialmente na cidade, reduzir de forma sustentável as emissões de gases de escape e ruídos. A MAN eTGE com caixa oferece a combinação ideal para isso”, explica Martin Imhoff, director de Marketing de Produto Van na MAN Truck & Bus.

Com caixa, a MAN eTGE possui um espaço de carga de 3.280 mm de comprimento, 2.060 mm de largura e 2.000 mm de altura (opcionalmente 2.200 mm). Isto corresponde a um generoso volume de carga de 13,5 metros cúbicos. A altura é de 1.050 mm. A área de carga pode ser facilmente alcançada através de um auxílio de entrada extensível de 4 partes na traseira. No interior, existem calhas laterais e frontais para o armazenamento seguro da carga. A carroçaria de carga vem da empresa SPIER Fah-rzeugwerk de Steinheim, Alemanha, e é montada na eTGE pelo fabricante.

A segunda novidade da gama MAN eTGE tem um propósito diferente: os serviços municipais, a indústria da construção, da jardinagem e paisagismo. Aqui, uma plataforma ou um basculante trilateral costumam ser os formatos de corpo mais procurados. A MAN oferece agora em cooperação com o fabricante Schoon Fahrzeugsysteme de Wiesmoor, Alemanha. A plataforma mede 3.255 mm de comprimento e 2.040 mm de largura. As paredes laterais rebatíveis têm 300 mm de altura. 10 olhais de amarra, cada um com uma força de tracção de 500 daN, estão integrados na plataforma. Com a plataforma, a carga útil é de 820 kg, com a basculante trilateral é de 750 kg.

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Portugal prepara presença na Hannover Messe 2022

Cerca de 40 empresas confirmaram já formalmente a sua participação na edição da Hannover Messe 2022, da qual Portugal será País-parceiro

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Portugal irá apresentar-se em Hannover com uma forte presença expositiva, com um pavilhão central e três pavilhões temáticos, além de uma vasta programação de conferências, colóquios e iniciativas culturais.

Sob o mote “Portugal Makes Sense”, a presença portuguesa será focada nas áreas Engineered Parts & Solutions, Energy Solutions e Digital Ecosystems, representativos da oferta nacional de clusters de excelência nos sectores de equipamentos e metalomecânica, mobilidade, automóvel e aeronáutico, têxteis e plásticos técnicos, moldes, tecnologias de produção e energias renováveis.

A participação portuguesa é uma organização conjunta da AICEP, da AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos Metalomecânicos e Afins de Portugal e da CCILA – Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã. As inscrições das empresas são feitas junto da AIMMAP.

A feira Hannover Messe 2022, a decorrer de 25 a 29 de abril do próximo ano na Alemanha, serve de ‘farol’ à indústria alemã e, simultaneamente, de referência para o sector industrial de outros países, já que 40% dos seus visitantes são estrangeiros.

Várias empresas portuguesas participaram em workshops realizados em Braga, Aveiro e Lisboa, com o objectivo de prepararem as respeptivas presenças nesta que é a maior feira mundial da indústria, de que Portugal é país-parceiro.

A dinamização dos workshops foi uma promoção conjunta da AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, AIMMA – Associação dos Industriais Metalúrgicos e Afins, e da CCILA – Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã.

A organização contou também com a colaboração da Associação Empresarial do Minho, da Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro e também da Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Eletromecânicas.

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O cimento rápido da Mapei

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Extrusal apresenta sistema de janelas B.095 Light View

O B.095 Light View representa a aposta constante do Grupo Extrusal em oferecer ao mercado soluções focadas na eficiência energética do edificado

Ricardo Batista

O grupo Extrusal, especialista no desenvolvimento de sistemas sustentáveis para a arquitectura, está a promover uma nova solução que vai, segundo a companhia, “ao encontro do que o público já procurava”: um sistema de janelas e sacadas robusto, elegante e com excelentes desempenhos. O B.095 Light View apresenta-se enquanto solução intermédia entre os sistemas de correr com uma maior expressão da vista de alumínio e os sistemas minimalistas tradicionais.

Caracterizado pela vista reduzida do perfil central, com uma vista de apenas 30 mm, o sistema B.095 LV contempla soluções de até 6 folhas em carril triplo, perfazendo um envidraçado com uma largura de 18 m e uma área extensível aos 54 m2, possibilitando ainda a abertura útil de 2/3 do vão, ou seja 12 m. Para reforçar a redução das vistas dos perfis, o sistema B.095 LV oferece a possibilidade da soleira ser embutida na construção, ficando nivelada com pavimento, conferindo ao sistema uma maior acessibilidade.

Relativamente às esquadrias, existe a opção de aro com união a 45º (solução perimetral) e, com um perfil de ombreira, a 90º com uma vista reduzida de 20 mm, perfazendo um total de 96 mm ao contemplar a vista da folha.

A Extrusal assegura a robustez do sistema B.095 LV pelo reforço do perfil central para as construções expostas a condições climatéricas mais agressivas, sobretudo à acção do vento. O B.095 Light View incorpora a nova linha de fechos e puxadores URBAN que confere ao sistema uma maior segurança, pelo fecho de dois ou três pontos com ou sem fechadura dependendo do nível de segurança desejado, e uma maior versatilidade de soluções em termos estéticos pela possibilidade desta linha poder assumir a cor, o acabamento e a textura do caixilho.

O B.095 Light View representa a aposta constante do Grupo Extrusal em oferecer ao mercado soluções focadas na eficiência energética do edificado. O sistema está concebido para a obtenção de resultados significativos de poupança no consumo de recursos energéticos. O B.095 LV de ruptura térmica, possui perfis com poliamidas de 24 mm e 28 mm e permite a aplicação de vidro duplo com espessura nominal compreendida entre 28 mm a 36 mm.

Assim, os elevados desempenhos do sistema B.095LV, conjugados com vidros adequados, permitem obter a classificação A+ de acordo com o sistema de etiquetagem energética Classe+ da ADENE. Termicamente, a solução permite obter um Uw = 1,36 W/m ²K, com um vidro Ug = 1,0 W/m²K e acusticamente, resultados de atenuação até 31 dB.

O sistema B.095 Light View é mais uma das respostas do Grupo Extrusal no desenvolvimento de soluções para a Arquitectura que cumpre com os mais rigorosos padrões de qualidade em termos de design, conforto, eficiência energética e segurança, e com uma forte participação para uma economia circular.

Sobre o autorRicardo Batista

Ricardo Batista

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Autor: Bondex

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Concorrência dá ‘luz verde’ à venda de 50% da Maxmat à BME

Empresa do grupo BME, detida pela Blackstone, da participação de 50% na Maxmat, que assim passa a ser a única dona desta cadeia de lojas

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A Autoridade da Concorrência (AdC) concluiu o processo de venda de uma participação de 50% da empresa de materiais de construção Maxmat, detida pela Sonae, à empresa do grupo BME com a decisão de não oposição na operação de concentração.

“O conselho da AdC adoptou uma decisão de não oposição na operação de concentração 28/2021 – BME/Maxmat”, lê-se na decisão publicada no “site” da AdC. Em causa está o negócio de compra à Sonae, por parte de uma empresa do grupo BME, detida pela gestora de investimentos Blackstone, da participação de 50% na Maxmat, e que assim fica ser a única dona desta cadeia de lojas de bricolage, manutenção, reparação e renovação de edifícios residenciais, e jardinagem, com 30 lojas, e que em 2020 registou um volume de negócios de 116 milhões de euros.

A operação já tinha sido notificada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), em 28 de Maio, e também à AdC, por se tratar de uma operação de concentração, resultante da aquisição de controlo exclusivo pela BME Group Holding, por via da sua subsidiária em Portugal, Cimentos Estrada Pedra, sobre a Modelo – Distribuição de Materiais de Construção (“Maxmat”). Sedeada nos Países Baixos, em Portugal a BME desenvolve actividades através da sua subsidiária Cimentos Estrada Pedra, já tinha metade do capital da Maxmat.

Integralmente detida pelo Grupo Blackstone, a BME Group Holding tem como áreas de negócio estabelecimentos comerciais de materiais para construção civil, equipamentos sanitários, de aquecimento e de canalização, e estabelecimentos comerciais “do-it-yourself”. Em 27 de Maio, a Sonae SGPS anunciou que encaixou 65 milhões de euros com a venda ao grupo BME da participação de 50% da sua subsidiária Sonae MC no capital da Maxmat, o que representa uma mais-valia de 40 milhões de euros.

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Carrier amplia gama de soluções do sistema Split

Um novo design de ventilador economiza 30% de energia em comparação com o design anterior. O modo de espera automático também inclui um efeito de economia de energia

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Os Instaladores de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) podem agora escolher entre uma gama completa de unidades e sistemas Carrier para aplicações residenciais e comerciais, incluindo sistemas split e a última geração de sistemas energeticamente eficientes de caudal variável (VRF) com o XCT7.

Toda a gama de unidades split e multisplit operam com o fluído frigorigéneo R-32 em escala para atender às necessidades de controlo de temperatura dos clientes, desde residências unifamiliares a edifícios de retalho e aeroportos. As unidades Carrier estão nas classes de eficiência energética A ++ e A +++ com Índice de Eficiência Energética Sazonal (SEER) de até 9,3.

Até cinco unidades interiores podem ser conectadas a uma unidade exterior. A variedade de unidades interiores agora inclui unidades murais, cassetes e condutas. Com o sistema duplo, duas unidades interiores com a mesma capacidade podem ser conectadas a uma unidade exterior e controladas com um controlador comum. Isto permite que áreas maiores sejam arrefecidas de forma mais económica.

Todas as unidades têm uma ampla gama de operação de -15 a 50 ºC. As unidades exteriores têm protecção anti-corrosão e função autolimpante contra poeiras e areias. A tecnologia inverter garante economia de energia e temperatura ambiente constante, sem oscilações. Um novo design de ventilador economiza 30% de energia em comparação com o design anterior. O modo de espera automático também inclui um efeito de economia de energia.

Controlo remoto com fio e infravermelho estão disponíveis para o funcionamento das unidades. Com o aplicativo Carrier Air Conditioner disponível para download na Apple® App Store e na Google® Play App Store, as unidades podem ser geridas com o tablet iPad®, iPhone® e smartphones Android ™.

“Face às alterações climáticas e ao aumento da procura de conforto e qualidade do ar, o ar condicionado em habitações e edifícios como lojas, escritórios e restaurantes está a ganhar importância”, afirmou Hugo Delgado, Country Director da Carrier Portugal. “A tendência do teletrabalho, que provavelmente continuará após a pandemia de COVID-19, também contribui para o aumento da necessidade. Estamos totalmente preparados para suportar os nossos clientes com soluções de ar condicionado de qualidade comprovada pela Carrier.”

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STET dedica página à divulgação de soluções de cogeração

Os novos Geradores de Energia 2G destacam-se pelas suas melhorias, nomeadamente ao nível da redução considerável de fricção e de perdas de calor

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A STET e a Finanzauto assinaram um acordo de representação de soluções de cogeração da marca alemã 2G para os territórios de Espanha, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe, estando para o efeito a promover uma página online onde poderão ser encontradas todas as soluções disponíveis.

Os grupos geradores a gás natural, biogás e hidrogénio juntam-se assim à gama de soluções de energia que a STET e Finanzauto disponibilizam para os seus clientes. Os novos Geradores de Energia 2G destacam-se pelas suas melhorias, nomeadamente ao nível da redução considerável de fricção e de perdas de calor devido ao uso de pistões de aço. Por sua vez, a tecnologia de quatro válvulas veio permitir uma troca de gás altamente eficiente na câmara de combustão e, não menos importante, os Geradores 2G apresentam um sistema de ignição controlado por microprocessador que garante que o tempo de ignição e a energia de ignição correspondam perfeitamente à qualidade do gás.

A montagem modular facilita a instalação até nos locais menos acessíveis, assumindo-se robusto e de baixa manutenção. Em virtude dos componentes do motor de alta resistência, é muito confiável na operação de ligar e desligar. Estas medidas aumentaram significativamente o nível de eficiência dos Geradores 2G. A título de exemplo, tanto o modelo Agenitor 406 (250 kW eléctrico) como o Agenitor 408 (360kW eléctrico) têm agora um nível de eficiência eléctrica de 42,5%, o que os coloca no topo das suas respectivas classes de potência, no mundo. Para o utilizador do sistema CHP, o melhor nível de eficiência resulta no menor consumo de gás e, como tal, menores
custos de combustível.

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