Concurso para nova travessia do Douro alargado até 20 de Agosto
A nova travessia será construída a montante da ponte de São João e a jusante da ponte do Freixo, ligando a zona de Quebrantões, em Oliveira do Douro, à marginal ribeirinha do Porto – Avenida Paiva Couceiro
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O prazo para a apresentação de candidaturas ao concurso público internacional para a empreitada de concepção-construção da ponte D. António Francisco dos Santos e acessos foi prorrogado para as 23h59 do próximo dia 20 de Agosto. As candidaturas deverão ser submetidas através da plataforma www.acingov.pt, onde poderão também ser consultadas as peças do concurso.
Em comunicado conjunto assinado pelas autarquias, Porto e Gaia asseguram que o concurso, lançado no passado dia 25 de Junho visa um Concurso Limitado por Prévia Qualificação, cuja primeira fase do procedimento consiste na qualificação prévia dos candidatos. O objectivo é seleccionar os candidatos que cumpram com os requisitos técnicos e financeiros mínimos estabelecidos no concurso. Numa segunda fase, os candidatos seleccionados serão convidados a apresentar propostas – num prazo de sete meses –, nas quais deverão incluir um Estudo Prévio da solução global da ponte que se propõem executar, cumprindo com os requisitos técnicos e outros impostos nas peças de concurso.
Terminada a fase de concurso, que culmina com a adjudicação ao concorrente vencedor, iniciar-se-á a fase de execução contratual, composta por dois momentos. A execução de estudos e projectos, durante os primeiros 12 meses, e a execução da empreitada nos 24 meses seguintes, acrescidos de dois meses de ensaios, levando assim a conclusão para o segundo semestre de 2025.
A nova travessia será construída a montante da ponte de São João e a jusante da ponte do Freixo, ligando a zona de Quebrantões, em Oliveira do Douro, à marginal ribeirinha do Porto – Avenida Paiva Couceiro. A Ponte D. António Francisco dos Santos, assim designada em homenagem ao falecido bispo da Diocese do Porto, terá uma extensão total aproximada de 625 metros, dos quais 300 metros se desenvolvem sobre o leito do rio Douro e os restantes 325 metros sobre terrenos de Vila Nova de Gaia. De destacar que o seu tabuleiro terá duas faixas de rodagem, com duas vias de circulação cada, um separador central, assim como passeios e ciclovias unidirecionais de ambos os lados.
Em Vila Nova de Gaia, o acesso à futura ponte será realizado através da construção de uma rotunda e de um novo arruamento com aproximadamente 590 metros de extensão, que por sua vez ligará à rotunda Gil Eanes. Esse novo arruamento será composto por duas faixas de rodagem, com duas vias de circulação cada, separador central, passeios, ciclovias e estacionamentos. A rotunda Gil Eanes será também objecto de intervenção de forma, a nela se incluir uma ciclovia em todo o seu perímetro. Em termos de acessos à nova travessia no Porto, prevê-se a construção de uma rotunda sobrelevada à actual avenida Paiva Couceiro, interligada a esta através de dois ramos de ligação em viaduto. Pretende-se, contudo, que a continuidade da avenida se mantenha, reservando a actual marginal, sob a rotunda, para usufruto pedonal e dos meios suaves.
O preço base do concurso de concepção-construção é de 38,5 milhões de euros e determina um prazo máximo de execução de 1.150 dias. O custo da obra, de elevada relevância para a região, será totalmente assumido pelos dois municípios.