6M€ para a reabilitação do ramal da petroquímica em Sines
A Infraestruturas de Portugal (IP) e a Repsol assinaram um protocolo para a reabilitação do Ramal da Petroquímica em Sines
CONSTRUIR
Quintela e Penalva | Knight Frank vende 100% das unidades do novo D’Avila
Gebalis apresenta segunda fase do programa ‘Morar Melhor’
Reabilitação Urbana abranda ritmo de crescimento
EDIH DIGITAL Built com apresentação pública
Porto: Infraestruturas desportivas com investimento superior a 17 M€
Mapei leva nova gama de produtos à Tektónica
Passivhaus Portugal com programa extenso na Tektónica
OASRS apresenta conferência “As Brigadas de Abril”
2024 será um ano de expansão para a Hipoges
Roca Group assegura o fornecimento de energia renovável a todas as suas operações na Europa
A Infraestruturas de Portugal (IP) e a Repsol assinaram um protocolo para a Reabilitação do Ramal da Petroquímica em Sines.
Com um investimento estimado em seis milhões de euros, a concretizar até 2024, esta reabilitação abrange a renovação integral da superestrutura de via, num troço com cerca de 7km, a construção de uma nova concordância com cerca de 1km e respetiva eletrificação e a instalação sistemas de sinalização eletrónica e de telecomunicações. O custo desta obra será totalmente amortizado pelo pagamento da taxa de uso associada aos comboios de e para as instalações da Repsol.
A cerimónia realizada na sede da IP, que contou com a presença do Secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, do Diretor-Geral do Complexo Petroquímico da REPSOL, Arsénio Salvador e do Presidente da IP, António Laranjo.
Este investimento da IP surge depois de a Repsol ter anunciado a ampliação da sua unidade industrial em Sines, criando duas novas fábricas de Polímeros, num investimento de cerca de 650 milhões de euros, apontado como o “maior investimento industrial” da última década em Portugal. Prevê-se a criação de 75 novos empregos permanentes e cerca de 300 indiretos.
Com a construção destas duas novas unidades, está previsto um aumento da produção destinada à exportação para mais do triplo do atual, assumindo a ferrovia um papel preponderante nesse transporte, estimando-se um tráfego de oito comboios por semana para Espanha e de quatro comboios por semana para o Terminal XXI, do Porto de Sines.
O investimento em curso no Corredor Internacional Sul desempenhou um papel muito relevante na decisão de investimento da Repsol, dado o peso das exportações para Espanha destas duas novas fábricas.