Conferência mundial de mobilidade realiza-se este ano em Lisboa
De 6 a 9 de Setembro, Lisboa recebe a Velo-City 2021, considerada uma plataforma global de troca de conhecimentos sobre ciclismo, mobilidade activa e desenvolvimento urbano sustentável
CONSTRUIR
Município de Esposende investe 3,6M€ na construção de residência de estudantes
Weber lança novo acabamento para fachadas
Prospectiva e H3P supervisionam construção da Barragem do Calucuve, em Angola
Grupo Eurofred formaliza venda da sua filial Horeca Global Solutions
KEO inaugura escritório em Lisboa e duplica número de colaboradores
Twinkloo olha para o futuro do imobiliário em Portugal através de novo podcast
Geberit volta a juntar-se a Miguel Muñoz para espaço na Casa Decor 2024
Iad lança iniciativa que permite ter “estimativa realista e actualizada” dos imóveis
Análise: Mercado de escritórios em Lisboa em “forte recuperação”
Soluções do Grupo Preceram para a reabilitação e reconversão do edificado
Portugal acolherá em Lisboa, de 6 a 9 de Setembro, a Velo-City 2021, considerada como a principal conferência anual mundial de mobilidade em bicicleta, sendo uma plataforma global de troca de conhecimentos sobre ciclismo, mobilidade activa e desenvolvimento urbano sustentável.
Desde a primeira edição, em 1980, que o objectivo desta conferência é influenciar os decisores na aplicação de medidas e políticas a favor de uma mobilidade mais sustentável, desempenhando assim um importante papel na promoção da bicicleta como um meio de transporte sustentável e saudável para todos, no caminho da descarbonização.
A propósito da descarbonização, em Setembro de 2019, por ocasião da Cimeira de Ação Climática, Portugal submeteu às Nações Unidas o “Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050”, que constitui a sua Estratégia de Desenvolvimento a Longo Prazo com Baixas Emissões de Gases com Efeito de Estufa, prevista no Acordo de Paris.
Atingir a neutralidade carbónica em Portugal implica a redução de emissões de gases com efeito de estufa entre 85% e 90% até 2050 e a compensação das restantes emissões através do uso do solo e florestas, a alcançar através de uma trajectória de redução de emissões entre 45% e 55% até 2030, e entre 65% e 75% até 2040, em relação a 2005 (Resolução do Conselho de Ministros n.º 107/2019, de 1 de julho).
O incremento do uso da bicicleta no nosso dia a dia, seja em lazer ou nas deslocações diárias, reduzindo a utilização de veículos de combustão, é um contributo fundamental para atingir este objectivo.
O evento contará com uma sessão, promovida pelo Instituto da Mobilidade e dos Transportes, dedicada à Estratégia Nacional para a Mobilidade Ativa Ciclável, no próximo dia 7 de Setembro, pelas 12h15, onde a Infraestruturas de Portugal, representada por Paulo Rodrigues, da IP Património, partilhará a experiência do Plano Nacional de Ecopistas.
Esta sessão contará ainda com oradores do Gabinete do Secretário de Estado da Mobilidade, do Instituto da Mobilidade e dos Transportes, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, do Turismo de Portugal e da Direcção Geral de Educação.