IP investe 4M€ na melhoria de acessos ao Porto de Leixões
O investimento insere-se no contexto da aposta na melhoria da capacidade e operação das ligações ferroviárias ao Porto de Leixões, potenciando o transporte de mercadorias por via-férrea
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A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que vai avançar com os trabalhos para melhoria dos acessos ao Porto de Leixões, na “Linha de Leixões e na Concordância de São Gemil, nos concelhos de Gondomar, Maia e Matosinhos.”
A intervenção visa o reforço das condições de segurança e circulação da infraestrutura ferroviária, tendo um prazo de execução de 540 dias e insere-se no contexto “da aposta da IP em melhorar a capacidade e operação das ligações ferroviárias ao Porto de Leixões, potenciando o transporte de mercadorias por via-férrea”. “A obra, com um investimento associado de 4 milhões de euros tem como objetivo a estabilização geotécnica e estrutural de 11 taludes de escavação, e respetivas estruturas de contenção, onde se verificam sinais de instabilidade, que poderiam vir a comprometer a segurança ferroviária, por via de deslizamentos e queda de blocos, com prejuízo para a exploração ferroviária em duas ligações estratégicas para o tráfego de mercadorias e ligação ao Porto de Leixões”, justifica a empresa.
A empreitada foi adjudicada ao consórcio EXTRACO, Construccións e Proxetos SA / MISTURAS Obras e Proxetos SA. O projecto foi desenvolvido pelo GEG Engineering, cabendo a Fiscalização da obra à Afaplan.
A Linha de Leixões liga a Linha do Minho, na Estação de Contumil, ao Porto de Leixões. A Concordância de São Gemil tem início na Estação de Ermesinde, onde entroncam as Linhas do Minho e Douro e términus na Estação de São Gemil (Linha de Leixões), possibilitando a ligação direta entre o Porto de Leixões e as linhas do Minho e Douro.
Atendendo aos riscos inerentes a este elemento geotécnico que acompanha largas extensões da via-férrea, a IP tem desenvolvido diversas intervenções de estabilização de taludes, com especial enfoque nas linhas onde este risco é mais acentuado, nomeadamente nas linhas do Douro, Beira Alta ou Beira Baixa, procurando corrigir sinais de instabilidade e minorar os riscos naturais que lhes estão associados, beneficiando as condições de segurança e consequentemente a disponibilidade e fiabilidade da infraestrutura ferroviária.