Proptech espanhola Tiko escolhe Lisboa para dar início à sua internacionalização
Segundo a empresa, a iBuyer internacional tem um modelo de negócio inovador e compra casa a particulares em apenas 7 dias

CONSTRUIR
Mota-Engil vai construir Porto de Banana para a DP World
Logicor regista aumento de 16M€ na receita
Odivelas adjudica construção da futura divisão da PSP
Câmara de Lisboa avança com a construção de centro de saúde de Campo de Ourique até 2026
Vector Mais constrói o novo escritório da tecnológica norte-americana PagerDuty
Grupo Albôi inaugura em Maio terceira unidade em Aveiro
Retail Mind expande operação na América Latina
Andreia Almeida assume Research da JLL
IGI encerra ano com 79 novas lojas em Portugal
Bondstone entrega construção de Bloomia à HCI Construções
A proptech espanhola Tiko já iniciou a sua operação em Portugal. Com presença em várias cidades espanholas, a empresa liderada por Sina Afra e Ana Villanueva avança assim para a internacionalização, tendo como objectivo “ser líder no segmento Buy to Sell”. Numa fase inicial, o arranque no mercado imobiliário de Lisboa implica um investimento de 30 milhões de euros.
“Temos uma perspectiva muito optimista para o mercado português. Lisboa só por si é bastante atractiva e tem um volume de transacções superior a 50k, um valor semelhante ao de Barcelona, a segunda maior cidade espanhola. Se a isto juntarmos o fato de sermos o primeiro iBuyer internacional a actuar no país e o nosso modelo de negócio, acredito que seremos muito bem recebidos nesta cidade. A Tiko é capaz de cobrir necessidades que eram menos acessíveis com o modelo tradicional, tais como a racionalização e eficiência dos processos” revela Sina Afra, CEO de Tiko.
Criada para ajudar os proprietários que querem vender as suas casas de forma rápida, cómoda e sem stress, a Tiko apresenta uma proposta em 24 horas. Para isso, a empresa desenvolveu um algoritmo de avaliação automática de propriedades chamado Tikoanalytics ™, que permite calcular preços muito ajustados para as casas que se encontram no mercado. Para obter uma proposta pela sua casa, os proprietários apenas têm de preencher um formulário simples com os dados básicos do imóvel. Com essa informação, a PropTech é capaz de calcular um preço para a sua casa sem vê-la e em apenas 24 horas, tempo record no panorama nacional.
Uma vez aceite a proposta, realiza-se a vistoria técnica ao imóvel e a transferência da propriedade. Os procedimentos são simplificados ao máximo e o cliente recebe 100% do preço da oferta perante o notário, em poucos dias ou no momento que for mais conveniente para o proprietário.
A Tiko, marketplace imobiliário digital, não só compra as casas directamente, como também as vende em menos de 90 dias. Ao ser compradora directa e não intermediária, a Tiko gere todo o processo, garantindo que a venda e o pagamento sejam feitos em poucos dias. O modelo da Tiko é baseado no volume; obtém margens pequenas sobre um grande volume de transacções. A Tiko iniciou a sua operação em 2018, e desde então atingiu uma taxa de crescimento de 125%.