CONSTRUIR
Ordem dos Engenheiros lança ‘Prémios Nacionais’
“Redução de custos ambientais e operacionais” justifica importância do Aqua+ Escritórios
ACEMEL atinge os 20 associados com entrada da Nabalia e EZU Energia
Casa da Arquitectura abre concurso para bolsas de doutoramento
Fundão recebe o New European Bauhaus Festival
Segurança de trabalhos em altura no sector da construção
Câmara de Setúbal vai reabilitar Palácio do Quebedo por valor superior a 2 M€
Preços de escritórios e lojas aumentaram em média +20% durante a pandemia
TdC dá luz verde ao prolongamento da Linha Vermelha
Century 21 Portugal espera “crescimento” nos próximos anos
O sistema de substituição de espelhos digitais MAN OptiView, da empresa MAN & Truck Bus, ganhou o Prémio Europeu de Sustentabilidade dos Transportes 2022, pela revista comercial alemã “Transport”. O prémio destina-se a encorajar as empresas do sector dos veículos comerciais a agir de forma sustentável, reconhecendo produtos e estratégias viradas para o futuro nesta área. A MAN oferece o OptiView para as quatro gamas de camiões TGL, TGM, TGS e TGX desde o início. Os clientes podem encomendar o sistema de substituição de espelhos digitais desde o início de Outubro de 2021.
“Este prémio mostra que criámos uma referência absoluta no campo dos sistemas de substituição de espelhos com o nosso sistema de substituição de espelhos MAN OptiView, tornando ainda melhor o nosso já excelente local de trabalho na nova geração de camiões MAN”, disse Christoph Huber, presidente do Conselho Executivo da MAN Truck & Bus Deutschland GmbH na cerimónia de entrega do prémio.
Em cruzamentos ou mudar de faixa de rodagem estão entre as situações em que, apesar da boa tecnologia de espelhos, o condutor podia anteriormente encontrar-se em situações potencialmente críticas se outros utilizadores da estrada fossem difíceis de ver, especialmente na zona do ângulo morto. O sistema de substituição de espelhos digitais OptiView, que pode ser encomendado como opção, utiliza câmaras para mostrar a situação do trânsito à volta do camião em dois grandes ecrãs de alta resolução nos pilares A e também no ecrã multimédia (rádio). Para além da vista padrão, os condutores também têm à sua disposição um zoom e uma vista de grande angular, proporcionando-lhes uma visão óptima do tráfego circundante. O OptiView reduz, assim, significativamente o risco de ignorar os outros utilizadores da estrada. O campo de visão do sistema também torna visíveis os ângulos mortos do lado do condutor e do passageiro, contribuindo assim para a segurança dos ciclistas e peões, em particular no tráfego urbano.
Para além das várias visualizações do ecrã, o MAN OptiView oferece mais funções adicionais de apoio. Por exemplo, as linhas auxiliares de largura e comprimento podem ser sobrepostas nas vistas dos ecrãs laterais, para que as distâncias e dimensões possam ser estimadas ainda melhor quando se ultrapassa ou se faz manobras. Além disso, o MAN OptiView também integra nos dois visores laterais os visores de advertência do dispositivo de saída de via, o dispositivo auxiliar de mudança de faixa de rodagem e o dispositivo auxiliar de prevenção de colisões de mudança de faixa de rodagem. Todas as informações importantes sobre a situação do tráfego circundante são assim sempre directamente agrupadas numa vista.
Outra função adicional útil e com efeitos de segurança do MAN OptiView, durante as pausas, é o modo de monitorização. Isto permite ao condutor visualizar a envolvente do veículo do seu lugar de estacionamento através da vista em grande ângulo nos mostradores laterais e da imagem da câmara frontal no mostrador do sistema de meios de comunicação, especialmente à noite quando as cortinas estão fechadas, e detectar movimentos suspeitos à volta do camião numa fase precoce. O modo de monitorização pode ser activado directamente através do módulo de controlo na cama inferior – a partir de uma posição de dormir, por assim dizer – em qualquer altura. Se o veículo estiver equipado com uma câmara de visão traseira para além do OptiView, a sua imagem é mostrada em ecrã dividido.
As manobras críticas de condução podem ocorrer não só no transporte de longa distância, em auto-estradas e vias rápidas, ao mudar de faixa ou nas entradas e saídas. Uma visão geral óptima da situação do tráfego é essencial, especialmente para as manobras e viragens tipicamente frequentes no transporte de construção e distribuição.