Habitação experimental em Portugal em debate na Portucalense
Quarta sessão decorre esta sexta-feira, dia 10 de Dezembro, pelas 17 horas e conta com a PLCO Arquitectos que irá apresentar o projecto “2 Casas no Andaluz”

CONSTRUIR
Loures lança concurso para obra de controlo de cheias na ribeira da Póvoa e rio de Loures
Enquanto o ‘Dubai na Madeira’ segue a bom ritmo, Socicorreia prepara lançamento no Porto
STET lança nova geração de pás de rodas
Universidade do Porto com investimento de 18,7 M€ para duas novas residências e requalificação de outras quatro
Leixões: gestão do terminal ferroviário passa para a APDL
Procura de imóveis para investimento com impacto nas vendas do Belas Clube de Campo
Schneider Electric e Claroty lançam ‘Cybersecurity Solutions for Buildings’ para reduzir ciber riscos nos edifícios inteligentes
Loja com 750 m2 entre o Marquês de Pombal e o Largo do Rato chega ao mercado
Arié e Europi adquirem o Lx Factory
OBO Bettermann apresenta Quick-Pipe para “instalações novas e posteriores”
O ciclo de conferências “[email protected] de Estudo: Habitação Experimental em Portugal”, organizado pela Universidade Portucalense (UPT), recebe a PLCO Arquitectos na quarta sessão, a decorrer online esta sexta-feira, dia 10 de Dezembro, entre as 17h e as 18h.
Fundada por Pedro Lagrifa de Oliveira em 2009, na cidade de Lisboa, a PLCO Arquitectos desenvolve trabalhos de várias escalas, sempre de forma interdisciplinar, ancorando-se nos diferentes saberes que convoca para a especificidade de cada trabalho e procura encontrar em cada projecto a forma justa do Habitar. O atelier colabora regularmente com o artista plástico Gilberto Reis com quem partilha uma especial cumplicidade na forma de pensar e actuar sobre a realidade.
Nesta sessão é apresentado o projecto “2 Casas no Andaluz”, uma intervenção que redefine um edifício de Lisboa, dos meados do século XIX, a partir dos eixos estruturais existentes e de uma ampliação orientada para o logradouro. Projectada para duas famílias, o novo edifício estabelece uma nova abordagem na relação com os espaços exteriores, propondo a integração de um alpendre, um jardim, um pátio e um terraço, reescrevendo assim um novo capítulo neste edifício centenário.
Ao longo deste ciclo, organizado por Gilberto Duarte Carlos, coordenador do Mestrado Integrado em Arquitectura e Urbanismo da Universidade Portucalense (Departamento de Arquitectura e Multimédia Gallaecia), são apresentadas obras de arquitectura doméstica baseadas na dicotomia contexto/conceito, enquadradas na regeneração do quadro referencial da arquitectura contemporânea Portuguesa.
O ciclo de conferências realiza-se na plataforma Zoom e contou já com três sessões (Nunes Toral Arquitectos (12 de Novembro), Atelier da Bouça (26 de Novembro) e Atelier Carvalho Araújo (3 de Dezembro). A última sessão terá lugar a 17 de Dezembro, com o arquitecto João Esteves, do atelier Aires Mateus.