
CONSTRUIR
Otovo entra em Portugal e contrata Manuel Pina
CBRE ganha gestão e comercialização do LeiriaShopping
Governo cria regime excepcional de revisão de preços na construção
MELOM lança projecto Casa de Sonho Eco
Open House Lisboa 2022 põe à vista a Rebeldia do Invisível
Savills coloca UON Consulting no CCB
2ª Fase do Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis ultrapassou as 106 mil candidaturas
CML cria comissão para simplificar e acelerar licenciamento urbanístico
Cidade BI4ALL integra roteiro do Open House Lisboa 2022
AM|48 conclui Promenade [com galeria de imagens]
A fábrica Mondelez Bahrain Biscuits implementou uma nova tecnologia baseada na Cloud que vai ajudá-la a monitorizar o consumo energético e a reduzir a utilização de electricidade, água e gás natural na sua fábrica no Bahrain. Através do sistema EcoStruxure Resource Advisor, da Schneider Electric, a equipa operacional vai medir e gerir as iniciativas de sustentabilidade ao longo dos 250.000 metros quadrados da fábrica que produz produtos como as marcas Oreo e Barni.
Através da recolha e análise de dados das operações da fábrica, o EcoStruxure Resource Advisor proporciona à equipa de gestão das instalações uma visão em tempo real da utilização de energia e água, permitindo a comparação entre estes dados e os objectivos de sustentabilidade da empresa, assim como a comparação com outras das suas fábricas. O software, que pode recolher e combinar pontos de dados de medidores, sistemas de gestão de energia e de gestão de edifícios, equipamentos eléctricos, fornecedores de serviços e outras fontes, fornece insights sobre a utilização de energia e água que vão ajudar a identificar como a fábrica pode ser mais eficiente.
A implementação desta tecnologia baseada na Cloud está alinhada com o compromisso da empresa: a Mondelēz Internacional está a trabalhar no sentido de construir uma cadeia de abastecimento mais sustentável, e comprometeu-se com os Science-Based Targets para reduzir a sua pegada de carbono a nível global e criar um impacto positivo no mundo e nas comunidades em que vive. Desde a sua criação, a Mondelez Bahrain Biscuits tem permanecido empenhada em integrar práticas sustentáveis no cerne das suas operações de negócios e definir metas ambiciosas para promover a sustentabilidade. Em 2020, a Mondelez Bahrain Biscuits W.L.L. registou melhorias significativas face a 2018, com uma redução de 65% nas emissões de CO2 das suas operações de produção, de 72% na utilização prioritária de água, e ainda uma redução de 70% no total de resíduos, assinalando um marco importante no caminho do desenvolvimento sustentável.
Com base numa arquitectura de software aberta e interoperável, o Resource Advisor foi concebido para evoluir de acordo com as necessidades críticas de energia e sustentabilidade das instalações. As equipas de sustentabilidade têm acesso a uma biblioteca com modelos de estruturas de relatórios, como CDP, GRESB e GRI, e podem mapear os dados em diferentes enquadramentos que requeiram informações semelhantes. Tirando partido do poder do Resource Advisor, as equipas de sustentabilidade, finanças e energia podem colaborar, identificar ineficiências e impulsionar o desempenho, utilizando um conjunto de dados partilhado e claro.