Efacec seleccionada na primeira ronda do projecto europeu PITCCH
O desafio proposto pela Efacec – Smart Digital Transformer Management Solution – foi um dos sete seleccionados pelo consórcio formado por vários centros tecnológicos europeus que integram o Pan-european Open Innovation Network for Corporate Challenges in advanced technologies

CONSTRUIR
De Veneza a Milão: Dois eventos, uma visão transformadora
Libertas conclui urbanização Benfica Stadium; Investimento ronda os 100 M€
Monte da Bica investe 1,5M€ para criar um hotel, dois lagares e uma sala de provas
Remax lança nova app para “optimizar” procura de casa
Lionesa e Maleo Offices lançam novo espaço de escritórios no Porto
Atenor adquire e lança “Oriente”
Casas novas representam 20% da facturação residencial da ERA
Mercado transaccionou 40.750 casas nos primeiros três meses do ano
As Legislativas esmiuçadas, a Open House e o ‘novo’ Pavilhão de Portugal em destaque no CONSTRUIR 530
Apagão ibérico revela “fragilidades” na Europa
O desafio proposto pela Efacec – Smart Digital Transformer Management Solution – foi um dos sete seleccionados pelo consórcio formado pelos Centros Tecnológicos INL – International Iberian Nanotechnology Laboratory, TNO – Innovation for Life, Steinbeis 2i GmbH e RINA e pela agência Vitamina, no âmbito da primeira ronda de desafios do Projecto Europeu PITCCH (Pan-european Open Innovation Network for Corporate Challenges in advanced technologies), financiado pelo Horizonte 2020, o qual visa a promoção da colaboração efectiva entre grandes empresas (technology seekers) e PME e start-ups (technology providers) para o desenvolvimento de soluções inovadoras e tecnologicamente diferenciadas. O PITCCH pode ser visto como uma plataforma internacional colaborativa que visa impulsionar a inovação aberta.
“É com muito orgulho que chegámos até aqui, competindo com empresas referência na área da inovação tecnológica. Esta conquista atesta o compromisso da Efacec com uma inovação cada vez mais agregadora. E o “Smart Digital Transformer Management Solution” é um deles”, sublinhou Ricardo Ribeiro, director de I&D e da Gestão Digital de Activos da Efacec e responsável pelo projecto.
A Efacec foi a única empresa portuguesa entre as sete seleccionadas. O “Smart Digital Transformer Management Solution” é uma solução disruptiva de gestão digital de activos para transformadores e envolveu, num trabalho colaborativo de co-criação, três áreas de negócio: Service, Automação e Transformadores, e a Start-up IZUM.
O projecto encontra-se agora em fase final de desenvolvimento, com um protótipo “alfa” em fase de ensaio. A par, está também em fase de desenvolvimento o protótipo “beta”, que visa a pré-industrialização da solução e que será, entretanto, ensaiado em laboratório para posteriormente ser instalado num ambiente industrial. O objectivo passa por lançar a primeira versão do produto industrializado já em 2022.
Esta participação surge no âmbito da aposta da empresa portuguesa na inovação aberta e na promoção do trabalho colaborativo, tendo por base o lançamento da plataforma hop.in – Home of Open Innovation, em Abril do ano passado. A plataforma de inovação aberta cativou o interesse e o envolvimento de diversos empreendedores, start-ups, investigadores, PME, clientes, colaboradores, parceiros, que participaram na co-criação de soluções nas áreas de energia, mobilidade e meio ambiente.