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Feitoria prepara lançamento de plataforma digital para gestão de imóveis

A empresa prepara o lançamento de uma plataforma digital que vai permitir acompanhar a gestão de toda a actividade do imóvel em real time

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A Feitoria, empresa do Grupo Himo especializada na gestão de activos imobiliários, oferece um processo integral de gestão de arrendamento, intervenientes e processos relacionados com o património. A empresa prepara o lançamento de uma plataforma digital que vai permitir acompanhar a gestão de toda a actividade do imóvel em real time. A partir de um só local e à distância de um clique, a plataforma tem como missão assegurar uma gestão rigorosa, onde a proximidade e a transparência com proprietários e arrendatários, são prioritárias.

“A forte presença no mercado imobiliário, nas mais diversas vertentes, permite-nos reconhecer as particularidades e necessidades de cada património, sejam elas físicas, jurídicas ou sociais. Aliamos três variáveis que consideramos determinantes para uma gestão exemplar – transparência, conhecimento e tecnologia, assumindo, diariamente, o compromisso de assegurar as várias actividades neste complexo processo de gestão de activos. Na Feitoria o cliente poderá encontrar uma gestão cuidada e profunda, onde nenhum detalhe ou etapa é esquecido”, justifica André Tengarrinha, Director Geral do Grupo Himo e responsável pela operação da Feitoria.

Os diversos pontos de gestão e de representação que a empresa abarca nos seus serviços, passam por diferentes áreas de actuação: a Gestão Administrativa, que garante a execução de todos os procedimentos inerentes à operação; a Gestão do Edificado, fundamental no acompanhamento e manutenção do estado do activo, para que este mantenha o seu valor; e a Gestão da Rentabilidade, que assegura a maximização do retorno do património.

O investimento na transformação digital do negócio da gestão de património, com o objectivo de assegurar uma melhoria contínua do serviço e reforço no acompanhamento da gestão do património dos seus clientes, é assim uma prioridade incontornável para a empresa, conferindo eficiência e valor ao processo.

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“Q19 – The most natural view” é o novo projecto residencial da Quinta de Cravel

O novo edifício Q19 – The most natural view da Quinta de Cravel, em Vila Nova de Gaia, acaba de chegar ao mercado. Promovido e construído pela Teixeira Duarte, este projecto é composto por 50 apartamentos

Promovido e construído pela Teixeira Duarte, este projecto é composto por 50 espaçosos apartamentos, com áreas entre os 74 e os 263 m², e oferece um leque diversificado de tipologias, entre o T1 e o T4, ajustadas às diferentes necessidades das famílias que o procuram.

“O novo edifício Q19 – The most natural view vem consolidar o desenvolvimento residencial da Quinta de Cravel, destacando-se, desde logo, pelas vistas sobre o Cravel Park e sobre a cidade, bem como pela fachada em plena integração com a natureza, com um traço arquitectónico suave e uma escolha criteriosa de materiais de inspiração natural”, sublinha a JLL, que tem a seu cargo a comercialização do novo edifício. As amplas varandas e terraços exclusivos dos apartamentos são outro trunfo do Q19 – The most natural view, que oferece ainda áreas interiores muito generosas. A completar os argumentos deste novo produto residencial da Quinta de Cravel estão as valências exclusivas propostas para os seus habitantes, nomeadamente uma piscina panorâmica, um outdoor lounge e um espaço fitness com a vantagem adicional de ter também vistas sobre a cidade.

“O Q19 – The most natural view, na Quinta de Cravel, é um produto residencial único, pois é desenvolvido em meio urbano, mas perfeitamente integrado na Natureza. Este equilíbrio está presente na arquitectura do edifício, nas valências de lazer e nos próprios apartamentos, que foram desenhados com amplos espaços exteriores para tirar o máximo partido da envolvente natural. Além disso, é uma excelente oportunidade para desfrutar das esplêndidas vistas sobre o Cravel Park e da cidade. Tudo isto junto a uma das principais avenidas de Gaia, uma cidade muito bem servida em termos de comércio, serviços e equipamentos”, sublinha Patrícia Barão, Head of Residential da JLL.

“Um verdadeiro oásis urbano”, a Quinta de Cravel alia uma localização de excelência a dois passos do centro da cidade Gaia e do Porto, num ambiente protegido e plenamente integrado na natureza, beneficiando de acesso direto e exclusivo ao Cravel Park, uma reserva natural de mais de 6 hectares com trilhos e miradouros. A Quinta de Cravel situa-se junto à Avenida da República, uma das principais artérias de Vila Nova de Gaia, proporcionando aos seus moradores todo o conforto urbano de uma localização central.

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Lamego lança “CASA – Juntos construímos a nossa casa!”

O projecto integrado no programa nacional “Bairros Saudáveis” vai actuar junto da comunidade do Bairro Social da Quinta de Santo António e prevê intervenções a nível social, ambiental e urbanístico

O município de Lamego lançou o projecto “CASA – Juntos construímos a nossa Casa!”, uma iniciativa aprovada no âmbito do programa “Bairros Saudáveis”. Com o financiamento de 50.000 euros, o projecto prevê a intervenção a nível social, ambiental e urbanístico junto da comunidade do Bairro Social da Quinta de Santo António, para promover a qualidade de vida dos residentes e incentivar a integração social.

O “CASA (Comunidade, Afectos, Sonhos, Ambições) – Juntos construímos a nossa Casa!” é um projecto da Santa Casa da Misericórdia de Lamego e da Obra Kolping de Portugal, em parceria com a Câmara Municipal de Lamego, a Junta de Freguesia de Lamego (Almacave e Sé) e a Cruz Vermelha Portuguesa – delegação de Lamego, que pretende capacitar e envolver as comunidades locais para a sua efectiva integração social.

A cerimónia de apresentação do projecto contou com a presença, que explicou «O projeto aprovado no âmbito do programa “Bairros Saudáveis” para Lamego é uma excelente oportunidade para resolver carências previamente identificadas no Bairro Social da Quinta de Santo António e melhorar a qualidade de vida da comunidade residente. Tem a vantagem de ser liderado por uma equipa que reúne diferentes entidades, que vai permitir uma abordagem integrada e cooperação de diferentes valências para tentar solucionar, já nos próximos meses, pequenos problemas de acordo com os eixos definidos”, sublinhou Catarina Ribeiro, vice-presidente da CML que presidiu ao lançamento.

Os três eixos de intervenção, nomeadamente a nível social, ambiental e urbanístico, têm como o objectivo fomentar as relações entre os residentes do Bairro Social da Quinta de Santo António e a comunidade local, incentivar a integração social e reabilitar espaços comuns do edificado. A intervenção centra-se na resolução das necessidades identificadas localmente, através da promoção de acções de apoio ao estudo e ao desenvolvimento de competências pessoais, sociais e profissionais; da valorização da identidade cultural das comunidades locais, enquanto veículo de inclusão e coesão social; da qualificação e reabilitação de espaços comuns e do edificado e também da promoção de acções de educação ambiental.

O “CASA – Juntos construímos a nossa Casa!” foi um dos 246 projectos aprovados em 774 candidaturas recebidas pelo programa “Bairros Saudáveis”, tendo como financiamento o montante máximo de 50.000 euros. Este programa destina-se às populações residentes em bairros e outros territórios, sendo que estes têm de cumprir determinados requisitos, designadamente: condições de habitabilidade deficientes; baixos rendimentos; jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso; pessoas em situação de exclusão social ou abandono; pessoas de risco em caso de COVID-19 e com constrangimentos de acesso a cuidados de saúde.

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Worten é a primeira empresa a ocupar os escritórios da WTC Lisboa

JLL assessorou a Worten e a Worx representou o FVC Group numa das maiores operações de escritórios de 2021

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A cinco meses da data prevista para a conclusão do edifício que nasce no Oeiras Valley – o World Trade Center Lisboa (WTC) – a Worten é a primeira empresa a confirmar a mudança para este espaço, onde irá ocupar uma área de cerca de 6000 m2 para instalar a sua nova sede.

Paulo Simões, CFO da Worten, acrescenta que “os modelos de trabalho das organizações estão a mudar de forma bastante acelerada e significativa, dando lugar a modelos mais flexíveis e direcionados para um maior equilíbrio entre as vertentes profissional e pessoal, numa aposta clara no wellbeing dos colaboradores e na sustentabilidade. Cientes de que o local e o modelo de trabalho são, cada vez mais, variáveis importantes de atração e retenção de talento dentro das empresas, queremos, com a mudança para estes novos escritórios, proporcionar toda uma employee experience inspiradora, que permita manter as pessoas motivadas, a trabalhar em equipa, com entusiasmo e utilizando as mais avançadas tecnologias, num ambiente agradável, colaborativo, saudável e sustentável.”

A equipa de Leasing Markets Advisory da JLL foi uma das peças chave na concretização deste negócio, tendo acompanhado a Worten em todo o processo de selecção e negociação das suas novas instalações. A consultora actuou no âmbito de um mandato de Tenant Representation, enquanto a Worx actuou em representação do proprietário do imóvel o FVC Group.

“Este projecto é o culminar de um longo caminho da Worten na procura dos escritórios ideais, onde o principal objectivo foi a criação de uma nova sede moderna e funcional, focada na retenção e atracção de novos talentos. Esta é uma das maiores transacções de escritórios do ano, confirmando a reactivação do mercado e apresentando-se como uma referência nas tendências que vão marcar o futuro da ocupação. O facto de este edifício vir a ter as certificações Leed Gold e Well Gold foi um factor especialmente valorizado pela Worten nesta decisão”, afirmou Mariana Rosa, head of Leasing Markets Advisory da JLL.

“O WTC Lisboa reúne todas as características para se tornar num empreendimento ícone do nosso mercado. A sua imagem institucional e condições de trabalho de última geração vieram claramente elevar o standard de qualidade dos edifícios de escritórios em Lisboa, conseguindo assim captar as mais importantes marcas, tais como a Worten”, refere, também, Bernardo Zammit e Vasconcelos, head of Agency da Worx Real Estate Consultants.

Este edifício veio responder à procura crescente por espaços empresariais ajustados aos novos formatos de trabalho que têm vindo a emergir. O conceito Hi Tomorrow, que define o WTC, vem reforçar a visão inovadora e orientada para a tecnologia, para o ambiente e para o futuro das pessoas e das suas ideias. Isso é o que melhor caracteriza este projeto de referência.

A comercialização deste empreendimento está a cargo das consultoras Cushman & Wakefield e Worx.

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Fundos de investimento imobiliário atingiram os 10,9 MM€ em Dezembro

Os indicadores mensais dos fundos de investimento imobiliário, referente ao último mês de 2021 revelam que cerca de 47% do investimento imobiliário foi canalizado para o sector de serviços

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Segundo as estatísticas divulgadas pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) em Dezembro de 2021, o valor sob gestão dos fundos de investimento imobiliário (FII), dos fundos especiais de investimento imobiliário (FEII) e dos fundos de gestão de património imobiliário (FUNGEPI) atingiu 10.923,5 milhões de euros, mais 109,7 milhões (1,01%) do que em Novembro.

O montante investido nos fundos de investimento imobiliário aumentou 0,7% para 8.198,1 milhões de euros. Nos FEII, o valor cresceu 0,40% para 2.323,1 milhões de euros e nos FUNGEPI cresceu 13,1% para 402,3 milhões de euros, refere a CMVM.

No período em análise, os países da União Europeia foram o destino da totalidade do investimento feito em activos imobiliários, tendo 47,7% da carteira dos FII e FEII abertos sido aplicados em imóveis do sector dos serviços. Também os investimentos realizados pelos FUNGEPI se destinaram, sobretudo, ao sector dos serviços (46,1%).
A Square AM (11,6%), a Interfundos (11,2%), e a Caixa Gestão de Activos (8,5%) detinham as quotas de mercado mais elevadas.

Em Dezembro foram constituídas a sociedade de investimento imobiliário “Reward Properties I – SICAFI, S.A.” gerida pela Insula Capital, a “Touchwise, SICAFI, S.A”, gerida pela LYNX Asset Managers e a “Castro Red Capital, SICAFI, S.A.”, gerida pela Silvip.

Foram liquidados o fundo especial de investimento imobiliário “Porto d’Ouro – Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado”, gerido pela Caixa Gestão de Activos e os fundos de investimento imobiliário “Montepio Arrendamento – Fundo de Investimento Imobiliário de Arrendamento Habitacional” e “Montepio Arrendamento II – Fundo de Investimento Imobiliário de Arrendamento Habitacional” geridos pela Montepio Valor.

Neste mês foi ainda declarada a insolvência do fundo de investimento imobiliário “Invesfundo II – Fundo de Investimento Imobiliário Fechado”, gerido pela Gesfimo.

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Terceiro empreendimento do Lago Altear com 60% de reservas

Este novo bloco oferece mais 63 apartamentos de tipologias T2 a T4, com áreas entre os 106 e os 247 m2 e ainda mais três espaços comerciais

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O terceiro edifício do empreendimento Lago Altear, promovido pela Solyd Property Developers na Alta de Lisboa, já se encontra em fase de comercialização, “tendo registado, em menos de um mês, uma taxa de reservas de 60%”, segundo a empresa.

Este novo Bloco C, agora lançado, oferece mais 63 apartamentos de tipologias T2 a T4, com áreas entre os 106 e os 247 m2. Este edifício oferece ainda 3 espaços comerciais, e conta com a proximidade de escolas de referência, amplos espaços verdes, zonas comerciais, restauração, parques infantis, rede de transportes e bons acessos às principais artérias da capital.

Com vista para o “maior lago da cidade” e para os espaços verdes do Parque Oeste, cada apartamento oferece “acabamentos de superior qualidade e elevada eficiência energética, interiores luminosos e amplos, generosas varandas, uma piscina interior e ginásio privativo”, bem como estacionamento privativo para automóveis, com pré-instalação para veículos elétricos, incluindo para pessoas de mobilidade reduzida e para bicicletas, e arrecadações privativos.

O empreendimento foi criteriosamente desenhado com recurso a revestimentos de elevada qualidade, carpintarias lacadas, roupeiros embutidos e ar condicionado de elevada eficiência energética. As casas de banho estão equipadas com loiças e torneiras de marcas de referência. Por seu lado, os espaços das cozinhas estão equipados com electrodomésticos de topo, ecológicos e de alto desempenho. A Solyd oferece, ainda, a possibilidade de usufruir de consultoria especializada na decoração do apartamento em parceria com o gabinete de design de interiores DZINE.

O Lago Altear oferece, ainda, “o máximo conforto acústico e térmico”, que é garantido através do elevado nível de isolamento das fachadas, cobertura e áreas comuns, da caixilharia e vidros, com características térmicas e acústicas de elevado desempenho. Este empreendimento conta também com um sistema de climatização de elevado rendimento, um sistema de ventilação individualizado e um sistema de aquecimento de água com apoio de painéis solares, garantindo a certificação energética A em todos os apartamentos.

“A elevada eficiência energética está alinhada com a estratégia de sustentabilidade da promotora SOLYD, empenhada em contribuir para um futuro cada vez mais amigo do ambiente”, explica a promotora.

O Bloco C do Lago Altear é o sétimo lançamento do projecto ALTEAR que, no seu total, vai colocar no mercado mais de 500 apartamentos com diferentes tipologias e espaços comerciais variados, com uma área total de construção superior a 120.000 m2 e que nasce pelas mãos dos arquitectos Arnaldo Pimentel Barbosa, Miguel Saraiva, do atelier Saraiva + Associados, e Paulo da Gama.

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IHRU tem 20 M€ para aquisição de habitações em Lisboa, Porto e Algarve

O IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P., lançou uma consulta ao mercado para aquisição de prédios e fracções habitacionais nas áreas metropolitanas de Lisboa, Porto e da Região do Algarve

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O IHRU – Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P., lançou uma consulta ao mercado para aquisição de prédios e fracções habitacionais nas áreas metropolitanas de Lisboa, Porto e da Região do Algarve.

Segundo informação do instituto “os imóveis a adquirir localizam-se em vários concelhos das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e da região do Algarve”. No total são cerca de 43 os concelhos abrangidos pelo anúncio.

Podem apresentar propostas no âmbito da referida consulta qualquer pessoa singular ou pessoa colectiva que seja proprietária dos imóveis objecto da proposta, bem como empresas de mediação imobiliária devidamente licenciadas.
Relativamente aos valores, de acordo com o anúncio publicado, os valores máximos de proposta de venda não devem ultrapassar os 213 mil euros, para T1, 295 mil euros para T2, 373 mil euros no caso de T3 e 430 mil euros para a tipologia T4.

As propostas devem ser entregues até ao dia 11 de Fevereiro.

“Esta é mais uma iniciativa do IHRU integrada na sua estratégia para alargar a oferta habitacional pública a custos acessíveis e, desse modo, para garantir o acesso à habitação às famílias que não têm resposta por via do mercado, nomeadamente as populações com rendimentos intermédios”. A dotação para a aquisição de imóveis pelo IHRU, I.P., no âmbito da presente consulta é de 20 milhões de euros.

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Noto Office Center em comercialização

Promovido pelo IDS Group, empresa com áreas de actuação nos sectores imobiliário, financeiro e private equity o Noto Office Center estará concluído até ao final de Março

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Localizado na zona da Senhora da Hora e perto do Norteshopping, o edifício conta com um total de aproximadamente 8.100 metros quadrados, distribuídos por três pisos acima do solo, dos quais 4.700 metros quadrados se encontram actualmente disponíveis para arrendamento. Até ao final de Março de 2022, o edifício estará pronto a ser ocupado, tendo já um supermercado Pingo Doce em funcionamento nas áreas comerciais e três unidades de escritórios pré-arrendadas.

“Esta comercialização é uma mais-valia para Matosinhos, quer do ponto de vista da arquitectura do edifício, que dará um contributo à cidade em termos de reabilitação, quer ao nível da dinamização da economia local, com a criação de novos espaços para escritórios”, sublinha Eduardo Sardo, Fundador e CEO do IDS Group.

No edifício, destacam-se os pisos superiores (1º e 2º andares), com acesso independente das zonas comerciais, por escadas e elevador exclusivos, e oferecem áreas entre os 600 e 870 metros quadrados, com algumas unidades com acesso a terraços privativos. Todo o edifício iniciou agora uma obra de reabilitação completa, apresentando uma arquitectura contemporânea que o torna num novo ícone da cidade. O lobby da recepção também será reabilitado, com materiais nobres e contemporâneos.

“Este é um projecto muito importante e desafiante para a CBRE que irá, sem dúvida, contribuir para a consolidação e oferta do mercado de escritórios do Porto. A localização, as excelentes acessibilidades e a grande visibilidade são um conjunto de factores que irão atrair empresas com um posicionamento diferenciador”, destaca André Almada, Senior Director Offices Advisory & Transaction da CBRE, consultora que em conjunto com a Savills foi instruída para a comercialização, em regime de co-exclusividade, do Noto Office Center.

Todas as unidades serão entregues na categoria CAT-A, o que significa que estarão totalmente equipados com infraestrutura eléctrica, iluminação e sistema de ar condicionado. O Noto Office Center contempla, ainda, cerca de 80 lugares de estacionamento, dos quais 25 exteriores e os restantes distribuídos em cave.

Por sua vez, Francisco Megre, Offices Consultant da Savills Portugal, sublinha que a visibilidade é uma das características marcantes do Noto Office Center. “Se juntarmos a facilidade de acesso que a sua localização confere, conseguimos perceber o que o torna tão atractivo para quem procura escritórios no Porto. A comercialização deste prestigiado edifício marcará uma nova era no mercado imobiliário da cidade”, sublinha o responsável.

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Ria Shopping substitui Algarve Outlet em Olhão

O complexo comercial localizado em Olhão está a passar por um processo de reconfiguração passará a chamar-se Ria Shopping em meados de 2022

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O futuro Ria Shopping terá cerca de 14.000 m² distribuídos por dois pisos (R/C e 1.º andar) e será dotado de uma oferta comercial diversificada, procurando ir ao encontro das necessidades e interesses dos aproximadamente 45 mil habitantes de Olhão. O 2.º andar ficará reservado para um operador hoteleiro internacional, um ginásio, uma clínica de saúde e outras actividades que complementem a oferta disponível. Também um serviço de self storage está previsto para o shopping ao nível da zona de parking.

O projecto Ria Shopping irá desenvolver-se em 2 fases. Espera-se que a zona comercial abra as suas portas, totalmente renovada, já este ano de 2022 e a inauguração da unidade hoteleira está prevista para 2023.
Este foi o local escolhido pela marca norte americana Domino’s Pizza para inaugurar a sua presença no Algarve. A entrada foi assessorada pela consultora imobiliária internacional Savills. A marca norte-americana Domino’s Pizza conta actualmente com 44 lojas em todo o país, das quais 14 lojas contaram com o apoio da Savills
.
“Com a pandemia, acelerou-se a mudança do paradigma dos Centros Comerciais. Assistimos a uma alteração nos hábitos dos consumidores e, cada vez mais, fruto do teletrabalho e da diminuição de contacto entre as pessoas. O processo de compra é mais um acto de necessidade do que uma experiência de lazer”, explica Maria Luísa Branco, Retail Associate da Savills Portugal. Segundo a responsável, “o projecto de rebranding do Ria Shopping pretende ir ao encontro das novas necessidades, apostando num conceito de proximidade e conveniência para os residentes e todos os que visitam a cidade. O novo Ria Shopping antecipou-se, e com a pandemia viu uma oportunidade de se renovar e não uma ameaça, estando a trabalhar para um espaço comercial mais atractivo, sustentável e operacional em prol dos anseios da população de Olhão”, refere.

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Investimento imobiliário de rendimento excedeu os 2MM€ em 2021 e deverá ultrapassar os 3MM€ em 2022

A CBRE prevê que em 2022 o volume de investimento registe um aumento de 50% face a 2021, colocando novamente o mercado no patamar acima dos três MM€

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O investimento em imobiliário de rendimento alcançou os 2.2 mil milhões de euros em 2021, de acordo com o balanço divulgado pela CBRE. Apesar da pandemia e das diversas restrições e incertezas associadas, a dinâmica verificada no último ano é muito positiva. O volume de investimento foi menor do que no ano anterior, mas ainda assim o quinto melhor de sempre. Paralelamente, não só foram transaccionados diversos portefólios de elevado valor, como também se registou um número significativo de transacções (mais de 80), um indicador apenas superado nos anos de 2018 e 2019.

Segundo a CBRE, a consultora fechou o ano como líder de mercado, tendo participado em mais de 50% do volume de transacções e em seis dos dez maiores negócios em Portugal. “Verificámos um elevado interesse nas operações que lançámos em 2021. Em algumas, recebemos mais de dez propostas. Se considerássemos todas estas intenções de investimento não concretizadas triplicaríamos o volume de investimento registado em 2021”, afirma Francisco Horta e Costa, Director-Geral da CBRE Portugal.

O mercado de investimento revelou-se bastante activo no segundo semestre do ano, depois de nos primeiros seis meses terem sido investidos pouco mais de 500 milhões de euros, devido a um novo confinamento com repercussões nas visitas aos imóveis e nas viagens e consequentemente no fecho de negócios.

Outro factor destacado pela CBRE, e revelador de que se mantém a atractividade do País como destino de investimento, é a entrada de diversos novos players internacionais, inclusivamente em transacções de elevado valor. Seis das dez maiores transacções verificadas em 2021 envolveram a estreia em Portugal de investidores internacionais, nomeadamente os franceses Tikehau e Icade Santé, os norte-americanos da Jamestown, da Tishman Speyer e da Sixth Street, e os espanhóis da Azora. No total, dez investidores investiram pela primeira vez no País.

À semelhança de 2020, os investidores domésticos foram responsáveis por 25% do capital investido em imobiliário de rendimento em Portugal, enquanto EUA e França foram os principais mercados de origem internacional.

Em termos de alocação do capital por sectores, 40% foi canalizado para activos de escritórios, 22% para imóveis residenciais de arrendamento, incluindo residências de estudantes, e 15% para hotéis. Destaque para os activos de saúde que representaram 12% do volume de investimento, um peso recorde em Portugal.

De referir que a CBRE representou a Fidelidade naquela que é a maior transacção imobiliária no sector da saúde em Portugal, nomeadamente a venda do Fundo Saudeinveste à Icade Santé. “Este processo veio confirmar a apetência dos investidores para activos com risco operacional, geralmente associados a contratos de maior duração e taxas de rentabilidade superiores às tradicionais classes de activos de investimento e com fundamentais de mercado extremamente sólidos”, sublinha Nuno Nunes, Director da área de Investimento da CBRE Portugal.

O sector de retalho, que em anos anteriores ocupou sempre a primeira ou segunda posição (intercalado com o sector de escritórios) no ranking de volume de investimento por classe de activos, registou uma quebra no montante investido em 2021. Ainda que tenha perdido esta relevância devido ao reduzido número de transacções de centros comercias, verificou-se uma elevada procura para lojas de rua e unidades de retalho alimentar. Apesar de dominar as preferências dos investidores, também o sector logístico registou um reduzido volume de investimento devido à escassez de produto disponível para venda, uma situação que se deverá alterar em 2022.

“Vamos observar um peso cada vez maior de investimento em activos com uma elevada componente de operação, tais como unidades de saúde, residências para seniores e residências de estudantes, além dos hotéis. Por outro lado, prevê-se igualmente um aumento no volume de transacções de imóveis de logística, pois a escassez deste tipo de imóvel, disponível para venda, vai reflectir-se num acréscimo de negócios de forward funding e forward purchase, ou seja, antes da conclusão da obra dos edifícios. Os escritórios, apesar das dúvidas relativas ao modelo futuro do trabalho, continuarão a ser uma classe de activos com muita liquidez e interesse por parte dos investidores”, conclui Nuno Nunes.

A CBRE prevê que em 2022 o volume de investimento registe um aumento de 50% face a 2021, colocando novamente o mercado no patamar acima dos três mil milhões de euros.

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Município de Bragança abre Balcão Único do Prédio

Este espaço de atendimento permite identificar as propriedades rústicas localizadas no Concelho de Bragança de forma simples e gratuita

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O Município de Bragança já tem a funcionar o Balcão Único do Prédio (BUPi). Este espaço de atendimento permite identificar as propriedades rústicas localizadas no Concelho de Bragança de forma simples e gratuita e, assim, conseguir garantir a titularidade dos terrenos e marcar os respectivos limites.

O serviço de atendimento está localizado no piso 2 do Mercado Municipal de Bragança, com atendimento, de segunda a sexta-feira.

Neste Balcão, os munícipes podem registar os seus prédios rústicos, sem qualquer custo associado, necessitando, para isso, da localização e limites das suas propriedades e munir-se dos registos que comprovam a sua titularidade ou poderes de representação para o efeito.

Este projecto, que representou um investimento de perto de 700 mil euros, foi financiado em 85% pelo FEDER, no âmbito de uma candidatura supramunicipal apresentada pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes – “Cadastra & Capacita TTM” | Implementação do Sistema de Informação Cadastral Simplificada nas Terras de Trás-os-Montes, ao Programa Operacional Regional Norte 2020.

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